terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O exército é todo seu. Pessoas de quem "gerenciam" as cidades de Donetsk?
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 08.01.2015
Oleksandr Bilinskyi


Nas cidades da auto-proclamada República Popular de Donetsk praticamente não permanecem os prefeitos eleitos em 2010. Eles, no verão e outono de 2014 substituíram aqueles, que na primavera, nas manifestações pró-russas garganteavam: "No campo,  aberto sistema "Grad" (MLRS), na retaguarda Putin e Stalingrado.

Mas, desapareciam de seus territórios "os pais das cidades" de diferentes maneiras.

Para alguns, desde o início davam oportunidade para manobrar segundo princípio "para nossos e vossos", e, em seguida, aconselhavam sair por bem, devido ao respeito pela idade e serviços passados. Assim aconteceu, por exemplo, com o prefeito de Donetsk Oleksandr Lukyanchenko.

Alguns, após as primeiras manifestações dos separatistas entregaram o cargo, como o prefeito de Makiivka Oleksandr Maltsev. Alguém teve de suportar a humilhação na prisão dos combatentes e foi liberado somente depois de pagar o tributo de dois milhões, como o prefeito de Horlivka Yevhen Klep.  Alguém desapareceu, sem chamar atenção sobre sua modesta pessoa, como, por exemplo, Valery Olijnik - protegido do fugitivo Yanukovych em sua natal Enakievo.

Quem veio para substituí-los e agora administra os territórios ocupados por militantes locais e mercenários russos?

Donetsk: o prefeito anda pela cidade de Toyota  com os números: D0001NR. O prefeito de muitos anos da capital mineira Oleksandr Lukyanchenko foi substituído pelo seu antigo subordinado - ex diretor da empresa municipal de Donetsk "Parque da Cultura e Descanso Shcherbakov" Ihor Martynov. Ele é conhecido em Donetsk como desertor partidário. No início candidatou-se para Assembléia Municipal pelo Partido Socialista Progressista de Natália Vitrenko, depois - pelo Partido das Regiões (Partido do ex-presidente Yanukovych).



Martynov tem interesses nos negócios de alimentação. De acordo com "Verdade de Donetsk", Martynov é um dos proprietários do "Fame Club" no parque Shcherbakov. Também está associado com o centro comercial "Yellov " e  restaurante "Stargorod". Depois que na cidade instalaram-se os mercenários russos "Stargorod", um dos primeiros, decidiu fornecer refeições gratuitas para os necessitados. Martynov prometeu céus no cargo de "prefeito":  "logo, logo começará a troca da documentação ukrainianos pela documentação da "DNR", "no verão em nossa terra florescerá um milhão de rosas", "Ukraina brevemente vai invejar os moradores da "DNR" por causa do nível de vida e sua gente".

Depois da avalanche de críticas, Martynov introduziu um modelo para seus subordinados sobre como é necessário escrever nas redes sociais sobre  os representantes da "DNR", e nas mensagens informativas exigiu aproveitar as seguintes construções: "Graças ao líder da DNR Oleksandr Zakharchenko e sob controle da Administração de Donetsk Ihor Martynov". E ele também, abertamente declarava sobre o investimento financeiro da Rússia. "Desde que  Ukraina deixou de alocar verbas para o município, as verbas ausentes fornece Moscou", - disse ele em entrevista ao Frankfurter Allgemei.

Horlivka: no governo  - compadre Besler, e os funcionários, nas reuniões, estudam a constituição da DNR.

Há quatro anos o atual funcionário de confiança do prefeito de Horlivka Oleg Gubarov chefiava a organização política da cidade  "Poderosa Ukraina" de Serhii Tihipko. Sob sua bandeira ele atraiu ao conselho da cidade mais de dez vereadores. Então os "poderosos ukrainianos" apoiaram o candidato sem partido, para prefeito Yevhen Klep. E valeu a pena, como mostrou o tempo. O jovem prefeito, pelo apoio, começou pagar com cargos. Em 2012, Gubarov, sendo dirigente da empresa municipal "Espaço", nomeou seu vice - chefe do cerimonial, já conhecido de todos Igor Bezler (Bis). Posteriormente descobriu-se que eles são compadres.

Compadre de Besler - prefeito de Horlivka
E foi Gubarov, como membro do Conselho da cidade não perdeu uma única manifestação pró-Rússia em Horlivka na primavera de 2014. Tornou-se secretário do Conselho em julho, já com Klep na prefeitura. Numa sessão fechada, sem quorum suficiente, onde metralhadoras não permitiram nenhum jornalista. No dia anterior, por um dos militantes locais, foi colocado de joelhos e espancado o secretário atuante Yuri Vasylenko. Ele, na sessão, preocupava-se diante de colegas, com a escolha de Gubarov, e no dia seguinte saiu de Horlivka e não mais voltou. Agora, Gubarov, a cada terça-feira realiza reuniões oficiais, nas quais os funcionários estudam a constituição da DNR,  culpa o exército ukrainiano pelo bombardeio da cidade e conta, que os estudantes do conhecido em toda Ukraina Instituto Horlivka, de idioma estrangeiro, poderão receber o diploma de padrão russo. Vale ressaltar que, há dois anos Gubarov enviou seu filho ao exército, que entrou na 25ª Brigada Aerotransportada de Dnipropetrovsk. Anteriormente encabeçava a segurança do herói da Ukraina, deputado de várias convocações e ex- proprietário do consórcio "Styrol" Mykola Yanovskyi. 

Enakieve:  prêmios preveem  segundo legislação da Ukraina, e canais de TV desligam - segundo decretos da DNR.
Esta pequena cidade mineira tornou-se famosa em toda Ukraina como pequena pátria de Viktor Yanukovych ( Os ukrainianos denominam o local de nascimento da pessoa como sua "pequena pátria" - OK). Não surpreende, que a prefeitura, em diferentes momentos encabeçavam ou seus amigos, como o falecido Sergei Rukhadze, ou pessoalmente designados, como Velery Olijnik.
Olijnik aguentou-se no seu cargo mais que todos os prefeitos da província depois do aparecimento na cidade dos sabotadores armados. Ou, todo este tempo ele era protegido dos "estranhos" pessoalmente por Yanukovych, ou o presidente da câmara municipal vinha pessoalmente prestar homenagem a um dos comandantes de militantes, Abwehr.  Exatamente por isso sua prisão pelos militantes de Bis parecia encenação. 
Olijnik foi levado a um destino desconhecido e na cidade não apareceu mais. Não houve preocupados com o seu destino. Os jornalistas locais supuseram que Valery Olijnik poderia ser útil aos militantes de Bis como médico, já que, por longo tempo ele foi cirurgião praticante. E o levaram para Horlivka para operar um militante, depois o liberaram. Segundo últimos dados, a partir de setembro ele está na Criméia. Seu substituto também é dos seus - médico do círculo da Yanukovych.

Os dirigentes, que permanecem na sombra o tempo todo, fazem isso com maestria e de acordo com leis ukrainianas. Na sessão da Câmara Municipal de 29 de setembro, a vereadora Olena Chesnokova antecipadamente renunciou a seus poderes.. O próximo da lista era Roman Khramenko, médico-chefe do hospital da cidade Nº 7 de Enakieve.

Marido da sobrinha de Lyudmila Yanukovych,
Na sessão seguinte o secretário voluntariamente renunciou, e no seu lugar escolheram o legítimo prefeito de Khramenkova. Na cidade o conhecem como "manco" e marido da sobrinha de Lyudmila Yanukovych (esposa oficial do ex-presidente - OK).
Uma das ordens do prefeito - "Sobre otimização do espaço de informação" de 10 de dezembro foi introduzida a proibição da transmissão de canais ukrainianos e bloqueio de certos sites da internet..

Ao lado disto, a completa lealdade à DNR não o impede de recompensar os funcionários do Comitê Executivo de Enakievo de acordo com resolução do Gabinete de Ministros da Ukraina.

Agora a metade das decisões em Enakievo referem-se à legislação ukrainiana, e metade à legislação russa da DNR.

Makiivka: prefeito-impostor pronto para corpo a corpo com soldados ukrainianos.

Legal e duas vezes eleito prefeito de Makiivka Oleksandr Maltsev ainda na primavera renunciou. Agora ele mora na Criméia, para onde durante o governo do ex-primeiro-ministro Vasyl Dzharty mudaram-se muitos funcionários e empresários de Makiivka, e compraram lá muitos imóveis.

O auto-nomeado prefeito de Makiivka Yuri Pokintelitsya encabeça a cidade em nome do governo da DNR e do Conselho Superior  da República. Ele próprio por mais de 20 anos reside em Makiivka, e em sua juventude trabalhou em Yakutia.
No entanto, Pokintelitsya, 48 anos, artes marciais pesadas, é capaz de lembrar sua juventude esportiva e lutar com soldados ukrainianos.

Recentemente, o prefeito de Makiivka Pokintelitsya usava camisas de equipe ukrainiana.
"Se aqui vierem, suponhamos, por um momento, aqueles que lutam contra nós, que querem nos submeter, eu estarei na administração municipal. Sozinho os receberei. E, acreditem, receberei com dignidade", - dizia, em entrevista, aos jornalistas russos.
Pokintelitsya não é uma pessoa pobre. Sua família em Makiivka e Donetsk é proprietária de uma cadeia de lojas de animais "Malamut", e também berçário "North Pérola", que dedica-se profissionalmente à raça de cães Alasca Malamut e Laika da Sibéria Ocidental.

Nos anos noventa Polintelitsya era mais conhecido como "Fiks". Segundo jornalista Denis Kazan, ele é um parceiro de negócios dos deputados "regionais" do Conselho Regional Volodymyr Molko e V. Kudriatsev, cujas empresas ganhavam concursos, visto que seus proprietários tinham "boas relações" com o falecido Dzharty.

Shakhtarsk: todas famílias foram lutar pela "DNR". Em Shakhtarsk, onde em tempos de paz florescia a extração ilegal de carvão, as funções do prefeito e comandante militar assumia o ex-mineiro Alex Shvedkyi.
Ele, sob o comando do sabotador russo Igor Strelkov lutou em Sloviansk e em Saur-Mohyla.

Segundo moradores locais, Em Shakhtarsk há três irmãos Shvedkyi e todos envolvidos nas capturas "republicanas" e apropriação (A esposa de um deles era pessoa de confiança do prefeito fujão Oleksandr Naumovich e chefe do departamento jurídico da comissão executiva).  Na esfera de sua influência ainda encontram-se minas em atividade Chapaev e Deep-Miner.

Snizhne: as mães com filhos bloqueiam a estrada, e o prefeito ao seu casamento vai no HUMMER (veículo de luxo)..
O auto-nomeado prefeito Sergei Hodovanets realmente melhorou de vida com a DNR. Recentemente, ele protagonizou um magnífico casamento. E, quando jovens mães com crianças bloqueavam a estrada exigindo o pagamento das crianças (Na Ukraina, segundo a lei, há um bastante razoável auxílio às crianças. Os valores dependem do número de filhos e idade. - OK). Hodovanets com sua noiva passeavam no HUMMER pelas mal conservadas ruas da cidade.

Prefeito de Snizhne, em grande, estilo realizou o casamento.
Ao gabinete de prefeito Hodovanets moveu-se da loja que administrava no mercado central antes dos combates. Foi nomeado prefeito de Snizhne em 11 de novembro pelo presidente da autoproclamada DNR Oleksandr Zakharchenko. Recentemente Hodovanets começou ser suspeito de roubo e venda da ajuda humanitária.

"Eu sei quem espalha este tipo de estupidez, ou introduz às sofridas pessoas, pela falta de dinheiro,  a informação de que o prefeito viaja nos carros, não se sabe de que modo adquiridos, e abastece a mesa por conta das doações "humanitárias". Contra senso, delírio de alguns! Mas não pretendo me desculpar, porque não me sinto culpado", falou ao jornal local o pseudo-patrão da cidade.

... Nem em todas as cidades capturadas encontraram-se dispostos em envolver-se em infra-estrutura e serviços residenciais comunais. Em Amrosivska, Starobeshivska, Yasenuvata, Torez, Zhdanivska, Dokuchaevsk, Kirov e Komsomolsk todo o poder está concentrado nas mãos dos comandantes militares. Mas sua vida é curta, eles mudam quase semanalmente. Normalmente, todos os prefeitos auto-proclamados e comandantes não são livres em suas ações, mas simplesmente peões nas mãos estranhas. Eles são escolhidos dentre os locais e são apenas disfarce, atrás do qual escondem-se os verdadeiros donos da situação com passaportes russos, antiga elite dos "regionais" e a todos conhecida "Família" ("Família" denominavam as pessoas bem próximas do ex-presidente. E "regionais" os que pertenciam ao partido das "Regiões, partido de Yanukovych - OK).

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário