sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Em Dnipropetrovsk maciçamente doam sangue. Nos hospitais falta espaço.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 23.01.2015

Centenas de moradores de Dnipropetrovsk vieram doar sangue para ajudar os militares ukrainianos que são trazidos para cidade da área do aeroporto de Donetsk, Piskiv e outros pontos próximos.
No hospital esperavam 150 pessoas, mas vieram mais de mil. O hospital não consegue colher sangue de todos, relata a TV Pública Dnipró.
O jornalista Roman Bochkala escreveu no Facebook que no hospital Selidovsk também trazem feridos. A maioria de Piskiv, Vodianei e aeroporto.


O hospital da cidade de Selidovsk tornou-se hospital de primeiros socorros. Casos graves levam para Dnipropetrovsk e Kharkiv.


Por causa do constante bombardeio foi destruído o novo terminal. Agora as balas atravessam de lado a lado, completamente. Devido ao perigo e para preservar a vida dos "Cyborgs" ukrainianos foi decidida a retirada do terminal para novas fronteiras" - disse o porta-voz das Forças Armadas Vladislav Seleznev.
Segundo suas palavras, "os militares permanecem em "determinadas áreas e instalações" no território do aeroporto, a luta continua."


Pelo menos seis funcionários de segurança morreram no aeroporto. 16 receberam contusões e foram capturados" - disse Seleznev.


Dados do Ministério da Defesa: ontem conseguiram sair 20 soldados, 15 foram capturados

Merkel lembrou tudo a Rússia: Criméia, Donbass, Memorando de Budapeste.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana, 22.01.2015

Rússia violou toda a ordem do pós-guerra na Europa, a qual permitia aos países do continente viver tranquilamente.
"Aqui foram violados princípios básicos da ordem mundial. A anexação da Criméia - não é apenas qualquer anexação, é uma clara violação daquilo, que nós permitia viver e coexistir pacificamente após a Segunda Grande Guerra Mundial. Isto é, respeito à inviolabilidade das fronteiras e respeito a integridade territorial.
A chanceler lembrou a Putin que Rússia, agiu como um garante da independência, soberania e integridade ukrainiana.
Depois da Rússia ter violado o acordo, "que país estará pronto para seguir o exemplo da Ukraina e desistir de armas nucleares, o que o fará mais fraco e vulnerável ao ataque deste tipo" - acrescentou a chanceler.

Merkel propõe a Putin Zona de Livre Comércio até Vladivostok, para que se retire da Ukraina.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 23.01.2015

A Alemanha e a UE em geral, podem propor a Rússia a criação de uma ampla zona de livre comércio no caso de solução do conflito da Ukraina. 
Tal posição confirmou na sexta-feira, 23 de janeiro, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em Florença, de acordo com a Deutsche Welle, com referência à agência de notícia dpa. Segundo ela as negociações entre UE e União Eurasiana são possíveis.
Na véspera a chanceler, segundo o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, expressou a proposta durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, e falou sobre a fórmula da zona franca "de Lisboa a 
Vladivostok". Ela lembrou que esta idéia já foi dada pelo presidente russo Vladimir Putin.
Merkel acrescentou que o pré-requisito para tais negociações deve ser instalada a paz na Ukraina.
Merkel, novamente foi firme na continuação das sanções contra Rússia e culpou Moscou pela violação da ordem pacífica que existia na Europa após Segunda Guerra Mundial, e a anexação da Criméia.
O vice-chanceler da Alemanha Zigmar Gabriel apoiou a proposição.

Os militantes contaram suas perdas:
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 23.01.2015

Os militantes contaram suas perdas: num dia "DNR" perdeu 24 pessoas e 30 foram feridas.
O líder da "DNR", Aleksandr Zakharchenko diz que não vai mais haver trégua (e já houve??? - OK).
Vamos ver qual será a reação. Kyiv não entende que podemos avançar em três frentes simultaneamente (Ora, até em 30, com todo o exército russo em prontidão na fronteira - OK). Apenas haverá troca de prisioneiros, porque os nossos rapazes que estão em cativeiro - devem ser resgatados.
Quanto aos planos: "vamos prosseguir até chegar na fronteira da região de Donetsk. Se eu perceber ameaça à terra de Donetsk, de qualquer localidade, este perigo eu destruirei".
Ele ainda declarou que, primeiramente, querem tomar "Slovyansk, depois Mariupol, porque precisam da água de Slovyansk.

Notícias publicadas no dia 23.01.2015, no jornal
Vysokyi Zamok (Castelo Alto)

Gennadi Moskal: Os militantes aniquilam com "Grad" (foguetes múltiplos - MKRS) e canhões, diretamente Stanytsia Luhanskaia e a aldeia vizinha Vilkhove. Eles se instalaram numa colina, bombardeiam da posição privilegiada. Estão destruídas e queimam as tubulações de gás, danificadas várias casas. Na rua Chupaiev os tiros não cessaram o dia todo. No centro já a quatro dias não há eletricidade, nem aquecimento, gás e água. Bloqueadas as entregas de produtos. Tal intensidade de ataque ainda não houve. Segundo Moskal, devido ao fogo intenso vários objetos foram danificados: a sala da Ukrtelecom foi atingida por três projéteis. No total foram danificadas cerca de 40 casas, algumas já não podem ser recuperadas. Já morreram pessoas. (Muitas casas estão vazias porque as pessoas já emigraram - OK).

***
SBU liquidou o canal de comunicação das forças especiais russas com os terroristas em Kramatorsk. O tráfego telefônico internacional vinha da Rússia, através da rede Internet e tecnologia VoIP (Vo - voice over, IP -através da voz). Após o tratamento com equipamentos especializados, sob o pretexto de chamadas locais, dirigia-se na rede de operadoras ukrainianas de telefonia móvel - minha pesquisa na internet - OK). Durante a remoção de hardware e software SBU deteve o morador local, que administrava os equipamentos.

***
Ministério da Defesa: Os militares ukrainianos destruíram mais de meia centena de terroristas, 5 levaram ao cativeiro, pegaram 2 BMP (tanques) e destruíram quatro, equipamentos automotivos e munição. Em Donetsk nas povoações Opetne e Vodiane.

***
Os militantes novamente dispararam sobre a cidade de Dzerzhinsk, que localiza-se próximo a Horlivka. Atingiram uma casa na rua Iúnist. Não há informação de mortos ou feridos. De Horlivka os moradores estão fugindo.

***
O combatente e deputado Simon Semenchenko expressou sua insatisfação com as atividades do Estado Maior. 
Como comandante de batalhão e deputado, sente-se duplamente responsável e aponta os erros: falta de vigilância rádio-eletrônica e serviço secreto, falta de coordenação entre os vários serviços das forças armadas, falta de posição ativa. Nós, somente nos defendemos ao invés de trabalhar especificamente sobre o inimigo," - disse ele. E citou Mariupol, a partir do qual os russos transferiram suas tropas para Donetsk.
"Nós devemos bater lá, porque lá é, realmente, um ponto fraco. Em vez disso nós, tendo prioridade na força, perdemos nas manobras, na mobilidade, etc. Esta estratégia não é vencedora, ela leva á derrota"," - ele explicou. 
(Este homem apareceu em Kyiv como voluntário já no começo. Tem lutado desde então, inclusive já recebeu ferimentos. Esta é a primeira crítica dele, salvo engano. Angariou simpatias do povo e este o elegeu deputado. Deve estar certo no que diz - OK).

***
Russos enviam cartas de apoio ao piloto ukrainiano preso em Moscou Nadia Savchenko, que está em greve de fome a 42 dias. 

***
OTAN igualou Rússia ao terrorismo internacional e considera que as maiores ameaças à segurança mundial são: agressão russa e o terrorismo mundial.
Esta declaração foi feita em Bruxelas pelo chefe do Estado-Maior General Martin Dempsey.  Ele lembrou que a agressão russa "modificou fronteiras soberanas usando a pressão". Lembrou o recente ataque terrorista em Paris. 
Segundo suas palavras, os dirigentes da OTAN concluíram sobre a necessidade de enfrentar tais ameaças.
Nós consideramos, que OTAN deve, realmente, ocupar-se com as duas ameaças, e que OTAN tem possibilidades e recursos para fazê-lo. Nós não precisamos escolher, qual das ameaças é mais importante. Os europeus orientais preocupam-se com a ameaça do leste, os ocidentais - do sul.

***
Conselho e Defesa de Segurança Nacional: Parte do Aeroporto de Donetsk ainda está sob controle ukrainiano. E, também Piskiv e Avdiivka.

***
Terroristas entregaram os corpos de oito ukrainianos que morreram defendendo o aeroporto. Foram libertados 3 militares.

***
ONU quer investigação sobre o tiroteio no posto de parada em Donetsk. Na Segurança da ONU declararam que as circunstâncias devem ser objetivamente investigadas, e os autores do crime trazidos à justiça - DW.

***
Rússia coloca no Donbass de 30 a 40 carros de carga com armas, diariamente. No Donbass já estão mais de 9.000 militares russos.

***
Yatseniuk, primeiro-ministro da Ukraina, determinou aos governadores que aeroportos, estações, estações elétricas, portos, aeroportos, isto é, todos os locais onde pode haver alto nível de ameaça deverão estar sob vigilância policial.

***
A Piskiv mandaram mais 300 soldados russos para ajudar os separatistas.

***
Durante as últimas 24 horas, os terroristas promoveram tiroteio 115 vezes sobre posições 
ukrainianas.

Resumo e tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário