sábado, 17 de janeiro de 2015

Principais notícias de 15 a 17 de janeiro - 2015

Mais de 600 cidadãos ukrainianos em cativeiro
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)

Mais de 600 cidadãos da Ukraina são mantidos em cativeiro dos separatistas, anunciou o presidente ukrainiano no encontro com o presidente da PACE (Assembléia Parlamentar do Conselho Europeu) Anne Brauser. O presidente Poroshenko enfatizou a necessidade de intensificar os esforços para libertar os reféns ukrainianos. Poroshenko expressou particular preocupação com a piloto ukrainiana Nadia Savchenko. "Nós a elegemos membro da delegação à Assembléia Parlamentar do Conselho Europeu e seria muito natural PACE tomar a decisão necessária para liberação da deputada e piloto que defendia seu país". - disse ele. "Peço à Assembléia Parlamentar do Conselho Europeu usar todos os esforços necessários para libertar o membro da delegação ukrainiana da PACE", declarou ele.
Os participantes do encontro concordaram que o Acordo de Minsk deve ser respeitado e cumprido porque foi reconhecido por ambos os lados do conflito.

Poloneses retornam à Polônia
Vysokyi Zamok (Castelo Alto)

Em três aviões foram à Polônia 178 ukrainianos de descendência polonesa. Eles residiam no território do Donbass e solicitaram permissão, ao governo polonês, para sua transferência à Polônia, no que foram atendidos. Aproximadamente 50 cidadãos ukrainianos, de descendência polonesa, que vivem na zona da ATO resolveram permanecer no local. O governo polonês avisou que não mais planeja voltar a implementar a evacuação de cidadãos de origem polonesa da Ukraina, este foi um evento único.
As pessoas evacuadas habitarão as bases turísticas no norte da Polônia. A maioria deles já possui "cartão polonês", portanto poderão trabalhar legalmente no país.

"Cyborg" controlam o aeroporto de Donetsk
Vysokyi Zamok (Castelo Alto)

No total, durante o último dia, os terroristas bombardearam as posições da ATO 82 vezes, com o uso de armas leves, morteiros e artilharia. Também bombardeavam  com artilharia e sistemas múltiplos de lançadores de foguetes, os assentamentos próximo ao aeroporto, principalmente Pisky e Tonenky. Em outras direções cobriram três vezes com o sistema reativo soviético de descarga simultânea Propasna, Kamianka e Ridkodub, e em Luhansk - Nyznoteple, Kremsky e Shchastia.
No aeroporto, pela manhã, estava tranquilo, os "cyborg" continuam no controle. Do lado dos militantes veio pedido de cessar-fogo para recolhimento de mortos e feridos.
No entanto, 
Segundo reportagem do jornal "Verdade Ukrainiana" a luta no aeroporto recomeçou.
No vídeo, o militar ukrainiano diz que: "Nós não nos afastaremos. Ninguém entregará o solo ukrainiano..."


À Noite eles conseguiram receber armas e produtos alimentícios. No dia anterior conseguiram enviar os feridos para tratamento.
Última notícia encontrada no jornal de hoje, 17 de janeiro: os militares ukrainianos do aeroporto conseguiram abrir um corredor e evacuaram 23 feridos e 3 mortos.
A zona de controle do aeroporto alarga-se, a região está sendo controlada pelo EW (guerra eletrônica das Forças Armadas da FR) por isto não há conexão.
Avisou o auxiliar do ministro da defesa (ukrainiano) Yurii Biriukov.

Em Luhansk um militar morreu e três gravemente feridos.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)

No posto de controle mais distante da aldeia Siverskyi Donets", adiante do qual já é território da "FSC" (República Popular de Luhansk), território controlado pelos separatistas, um avô, que se disse residente local, trouxe aos militantes um frasco com 3 litros de mel, de presente e, ainda agradeceu-lhes por seu serviço. Quando os militares tentaram provar o mel, o frasco explodiu - dentro havia um explosivo. Segundo Moskal, chefe de Administração Regional de Luhansk, dentro havia um "transmissor remoto controlado por rádio".

Deslocados - 800 mil
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)

Já seriam 800 mil pessoas temporariamente deslocadas  dos territórios temporariamente ocupados por militantes pró-Rússia.
Segundo o Vice-Primeiro-Ministro do Desenvolvimento Regional Gennady Zubko, realmente são 650 mil pessoas. 
"É uma questão muito grave: necessidade de postos de trabalho, perspectivas reais de seu futuro na Ukraina. No entanto, de 650 mil, à procura de trabalho manifestaram-se apenas 40 mil, foram empregados cerca de seis mil.
A escala desta história não se compara nem ao desastre de Chernobyl, nem com Geórgia... É certo que, tal desafio não enfrentou nenhum país", acrescentou o vice-primeiro-ministro.

Os militantes deram 24 horas para sair
ZN,UA ("Espelho de domingo")

Os militantes ordenaram aos moradores da aldeia "Outubro" (região de Donetsk) deixar o território durante 24 horas, avisou o porta-voz da ATO Andrei Lysenko.
Lysenko também disse que Rússia continua enviar, à fronteira ukrainiana, pesada técnica. De acordo com a inteligência, perto da cidade Rostov-on-Don foi fixado equipamento militar pesado.

Acumulação de armas
ZN,UA ("Espelho de domingo")

Turchenov, secretário do Conselho de Segurança Nacional, relata sobre militares russos na Ukraina. 
"Na parte ocupada de Donbass foram implantados grupos militares com mais de 36 mil pessoas, incluindo 8.500 militares das tropas regulares russas.
Os grupos terroristas russos no leste ukrainiano têm amplo potencial de combate: 542 tanques, 990 unidades de artilharia, incluindo lançadores múltiplos de foguetes, 4 unidades de sistemas de ponto de impacto e 57 unidades de sistemas de mísseis anti-aéreos. 
Além disso Turchenov sublinhou, que ao longo da fronteira russo-ukrainiana, em prontidão para o combate, encontram-se, aproximadamente 52 mil soldados russos, 300 tanques, mais de 1800 veículos blindados, 750 unidades de lançadores múltiplos de foguetes, 360 aviões de combate e helicópteros de ataque.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário