quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Ukraina gorda. Que regiões realmente alimentam Ukraina e quais delas trazem mais divisas.

Ekonomichna Pravda (Verdade Econômica), 10.02.2016
Roman Kyrychenko

No entanto os tempos mudaram e bilionários do "metal" substituíram por "agrícolas".  Começando por 2014 a primazia pertence ao setor agrícola. Agora as exportações ukrainianas consistem, não mais os minerais, mas os produtos cultivados na terra.

As taxas de crescimento são fantásticas. Segundo a vice-chefe do Ministério da Agricultura Olga Trofintsev, as exportações ukrainianas de produtos agrícolas e produtos alimentares ultrapassaram 15,5 bilhões de dólares no ano passado - 42,5% do total das exportações. Em 2015 - 38%, em 2014 - 31%.

Assim, Ukraina a cada ano transforma-se no verdadeiro país agrário. Com novos heróis e "alimentadores". Então Verdade Econômica resolveu, finalmente, dar resposta à pergunta emocionante "Que regiões realmente alimentam Ukraina?"

"Monstros " do grão

Na campanha de comercialização em 2015 - 2016 Ukraina estabeleceu alguns novos recordes. Primeiro - exportar 39 milhões de toneladas de grãos, recorde da temporada anterior foi ultrapassado em 13%.

É provável que não por muito tempo, porque no período 2016 - 2017, de acordo com previsões do governo, essa conquista será ultrapassada. A safra - um recorde de 65,9 bilhões de toneladas. Os líderes na recolha de grãos - regiões Poltava e Vinnitsia. Em seu território cresceu 17% de todos os grãos do país. Embora, parte destas regiões no cultivo de grãos, mesmo em comparação com 2013 não alterou significativamente - elas são líderes tradicionais deste ramo. 

Quanto a região de Poltava, seus moradores já podem nomear o seu candidato à presidência e criar o seu clã. Dado que na região há muitos poços de petróleo e empresas de mineração e processamento, Poltava pode declarar-se como "primeiro" alimentador do país. 

Óleo de oliva

Um dos componentes mais importantes de exportação agrícola é o óleo de girassol. Durante os anos 2011 - 2016 a participação desses produtos nas exportações de bens e serviços na Ukraina aumentou de 4,6% para 10,2%.

Líderes no cultivo de girassol - Kharkiv, Dnipropetrovsk, Kirovograd e região de Mykolaev. Aqui, em 2016 cresceu quase 40% de girassol ukrainiano.
Não admira que seja a empresa "Kernel", para a qual a exportação de óleo é um negócio chave, era a primeira empresa ukrainiana que desde o início da guerra soube colocar Eurobonds - para 500 milhões de dólares.

Quem alimenta Ukraina com hortaliças.

O ano de 2016 na colheita de vegetais não se tornou um recorde, colheram nossos agricultores 2,2% mais que no ano anterior. Aqui, o único líder é Kherson. Após a ocupação da Criméia sua participação no cultivo de hortaliças cresceu de 11,8% para 13,6%. O ato de que a sua liderança tem sido amplamente utilizada na produção de tomates.

Terra da batata

"Chega de lamentar-se, pegue uma pá e plante batatas, repolho..." 
Esta famosa frase pertence ao grande "clássico" o ex-primeiro-ministro Mykola Azarov. Então na primavera de 2011, quando a sua estada na Ukraina nada ameaçava, ele contava aos jornalistas, como com a esposa cultivava batatas na horta. Posteriormente os jornalistas do Forbes. ua descobriram que a família Azarov tem interesses no negócio da batata, e na aldeia Semypolok, em Chernihiv o ex-primeiro-ministro tem possibilidades para armazenar 10 mil toneladas de batatas.

Na colheita de batatas, que tanto gostava de "cavar" Azarov ( Para quem não lembra, Azarov, era o primeiro-ministro do governo ladrão, de Yanukovych. - OK). Líderes de cultivo de batatas - regiões de Vinnytsia, Kyiv e Lviv. Nestas regiões em 2016 foi colhido próximo de 23% de batatas ukrainianas. No entanto, não se esqueça que na Ukraina é amplamente generalizado o cultivo profissional de batatas.

Líderes de açúcar

Novamente Vinnitsia e Poltava na vanguarda. Aqui foi colhido 34% da safra de beterraba de açúcar em 2016. A colheita da beterraba de açúcar, em 2016, aumentou, em relação a outras culturas bem mais - 34,3%.

2016 foi um ano recorde em muitos aspectos. Para exportação recorde de óleos de sementes e óleo de girassol adicionou-se, a maior em toda história a cifra de exportação de açúcar - quase 466 mil toneladas.

Ukraina continua aumentar o potencial de exportação. E quando lembrar que a produção agrícola é o principal produto de exportação, verifica-se que "alimentam" Ukraina as regiões de Vinnytsia e Poltava - com receitas de divisas, também com o pão e óleo.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário