domingo, 5 de fevereiro de 2017

​Ukraina deve apressar-se com as reformas para estar pronta para navegação independente.
Rádio Svoboda (Rádio Liberdade), 05.02.2017
Nazar Zanoz
Jovens com bandeira nacional na celebração do Dia da Independência, Transcarpatia (foto de arquivo)
Os políticos europeus manifestam preocupação com o ritmo das reformas e transformações na Ukraina, mas também apelam aos Estados Unidos a uma colaboração mais estreita para melhor promovê-las. Aqueles, que com convicção podemos dizer, que são amigos da Ukraina, preocupam-se não sem razão. Eles reconhecem que 2016 foi muito complicado, e 2017 trará ainda mais desafios, os quais precisará enfrentar o mundo civilizado.

O Ocidente pode afundar-se em seus problemas internos, sobre o que evidenciam não só as eleições presidenciais na França e constante alimentação da crise pela Rússia, como também o crescimento de sentimentos populistas em todo o mundo. Então a todos será difícil ajudar Ukraina em seus constantes problemas.

Por isto os políticos europeus e seus funcionários, simpatizantes de Kyiv, tem consciência, que Ukraina deve acelerar o ritmo das reformas. Porque Ukraina pode, a qualquer momento passar para plano posterior na ordem do dia da UE e EUA, tanto que nem os maciços tiroteios dos militantes russos no Donbas não acertarão no campo de visão. No entanto, não menos provável é o fato, que em algum momento Ukraina pode ficar sozinha na luta contra a agressão de Putin.

É indispensável acelerar o ritmo das reformas.

Essas pessoas também compreendem, que o tempo, que restou para possíveis distúrbios no tabuleiro político de xadrez, do mundo, à Ukraina é necessário conseguir o máximo. Estar pronta para tudo. Eles percebem, que, provavelmente, já não terão possibilidade, com seu atento olhar monitorar o comportamento trapaceiro das autoridades ukrainianas, que constantemente se esforçam para transformar quaisquer reformas potenciais em trastes, colocando o Ocidente e à sua nação uma arabaca.

Portanto, eles tentam explicar, que aos ativistas, políticos e nação devem esperar cada vez menos potencial ajuda ocidental e preparar-se para a navegação independente, e ao mesmo tempo - acelerar o ritmo das reformas.

Também eles têm outros motivos. A bem sucedida Ukraina pode tornar-se aliada das forças social-democráticas e liberais da Europa, por isso sua bem sucedida transformação não seria apenas um bonito símbolo de que todos os programas do Ocidente não foram em vão, mas ajuda ao futuro. O sucesso da Ukraina - é o sucesso daqueles, que por muito tempo a ajudaram, melhoraria sua imagem aos olhos de seus eleitores, que não foi atoa que tanto se preocuparam com seu país, que a muito tempo a propaganda russa se esforça para apresentar ao mundo como perdida e atrasada.

Apesar do populismo que ganha forças ao redor, Ukraina ainda se realiza. Permanece à tona e, até certo ponto é uma ilhazinha de bom senso. Especialmente é lamentável, que o governo a compromete com suas ações, isto é, com corrupção, confiança do mundo às transformações na Ukraina.

No caminho para reformas foi feito, embora insuficiente, mas muito, por isso vai ser extremamente triste parar no meio do caminho e perder o já adquirido. Não se sabe, se um dia, haverá tal possibilidade.

Os ukrainianos, há muito merecem ocupar seu lugar entre outras nações européias, como iguais a elas. No entanto julgam não pelo desejado, mas pelo cumprido.  E isto, infelizmente, não é suficiente, por isso é preciso aproveitar todas as oportunidades - e apressar-se.

XXX

Nos dias 3 e 4 de fevereiro foram registrados 115 tiroteios. E, não apenas em Avdiivka. Morreram três militares ukrainianos e oito receberam ferimentos.

Apareceu um vídeo com Putin culpando o governo ukrainiano pelos ataques que ele executa. Diz que a situação criada é porque Ukraina precisa de dinheiro.

Fotos de Avdiivka - resultado do tiroteio noturno.






Tradução: O. Kowaltschuk



























Nenhum comentário:

Postar um comentário