segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Acontecimentos na Ukraina: 06.02.2017

Excertos dos jornais:

- Alexandre Hug ( do grupo de observadores internacionais) pessoalmente encontrou-se no Donbas, com pessoas que afirmam que são membros do exército russo. (Putin nega a presença de militares russos, diz que Rússia não participa da guerra no Donbas. (Mas, se Rússia abastece os militantes com armas, e tudo o que é necessário, então ela participa! - OK) Algumas vezes foram gravadas as pessoas com símbolos do exército russo.


A região de Donetsk encontra-se sob possível ameaça de fenol devido ao depósito de resíduos da fábrica localizada na aldeia de Novgorod, nas imediações  da linha de fronteira.

Hug observou que o cessar-fogo e afastamento das forças militares nesta região é essencial, porque "no pior dos casos, toda a região de Donetsk pode ficar contaminada".

xxx

Centenas de combatentes pró-Rússia nos hospitais. Nas instituições médicas de Donetsk, no dia 5 de fevereiro, havia 380 combatentes pró-Rússia, gravemente feridos. Na Clínica Regional de Traumatologia, 150 pessoas; no Instituto de Cirurgia Reconstrutiva - 30 pessoas, no Hospital Central - 200 pessoas. A quantidade de mortos não foi citada.

Segundo aviso no dia 03 de fevereiro, os ukrainianos perderam 10 combatentes e 66 receberam ferimentos.

(Não vi nos jornais nenhuma citação sobre os mortos do lado russo. Com certeza eles não divulgaram, provavelmente nem contaram. A grande parte destes combatentes-mercenários não tem família, ou não se relaciona com ela.  Alguns deles, segundo histórias que foram publicadas, andam pelo mundo e participam dos conflitos. Inclusive, um brasileiro cuja história li, no consultório médico, guerreou no Donbas, não sei se ainda está lá.  Não guardei seus dados. É o modo deles ganharem a vida.

A grande diferença do número entre feridos ukrainianos e combatentes pró-Rússia, acredito ser a falta de motivação. Aliás, recentemente, queriam ir embora do Donbas. Rússia não deixou. O exército russo que está no Donbas, está lá mais para orientar, dirigir e controlar os combatentes - OK).

O número de mortes e feridos ukrainianos, citado acima, é até o dia 03.

Os militantes continuam o tiroteio sobre Avdiivka. Hoje foram arruinadas mais 12 casas (Anteriormente mais de 150 casas).

Às 8:00 da manhã, 80% da cidade já estava com a eletricidade ligada. Funciona um ponto de alimentação (7 tendas de Serviço Estatal de Situações Extraordinárias e uma organização de caridade), três pontos fixos de aquecimento aos quais apelaram 11.789 pessoas. Hoje, na Ukraina nevou o dia inteiro, muita neve para retirar das rodovias e das ruas das cidades. A alimentação fornecem três cozinhas de campo.


Às 8:00 horas de hoje, de Avdiivka, evacuaram 290 pessoas (incluindo 42 idosos e 135 crianças, durante o dia - 24 pessoas (incluindo 11 crianças).

O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário