domingo, 19 de fevereiro de 2017

À ação de bloqueio sob Administração Presidencial veio polícia e Guarda Nacional, houve confrontos.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 19.02.2017 às 19,41 h


No lugar da ação sob a administração do presidente, para apoiar o bloqueio comercial com os territórios ocupados de Donbas, vieram forças policiais. Entre os participantes aumentou o número de pessoas camufladas e usando "balaclava" (capuz com pequenas aberturas para os olhos e boca - OK). Entre os participantes e forças de segurança surgiram colisões.

No local encontra-se o vice-presidente da polícia, chefe de patrulha policial Oleksandr Fatsevych, que às perguntas dos jornalistas respondeu que "não há nenhum confronto". A presença do grande número de policiais explicou que era para "defesa da ordem pública.

Como avisou o deputado Semen Semenchenko (o mesmo que com o deputado Parasyuk lidera o bloqueio do combustível - OK). Na cena dos acontecimentos, os conflitos surgiram porque os policiai não davam possibilidade aos deputados caminhar pela rua Instytutska até Administração Presidencial.

"Cometem transgressões - interferem no trabalho dos deputados, não mostram seus certificados, não mostram os números nos capacetes", - declarou Semenchenko.

Além disso, no local de "ação bloqueio", na rua Instytutska, para limitar o movimento, polícia colocou a proteção de grade. A passagem na rua limitaram de três lados, especialmente da Rua Hrushevskoho e da Rua Instytutskaia - na direção do Banco Nacional e Administração Presidencial.

Do local dos acontecimentos ouviam-se explosões, parecidas com fogos de artifício ou pacotes explosivos.

No lugar dos acontecimentos os jornalistas relataram, que além da patrulha policial estavam presentes os representantes da Guarda Nacional.

De acordo com "Hromadske" (nome de programa da TV - palavra derivada de Hromada = sociedade - OK), os manifestantes atiravam petardos (engenho explosivo, portátil - OK) na polícia e tentavam romper a grade colocada, para chegar até o edifício da Administração Presidencial, polícia impedia.


Por sua vez, nos comentários aos jornalistas, o chefe da polícia, da patrulha de Kyiv, Yuri Zozulya disse que não havia a "intenção  de proibir a alguém ir a algum lugar, não há - apenas foi reforçada a segurança porque muitas pessoas desconhecidas vieram e não se sabe com que finalidade".
"A elas foi proposto mostrar, que nada proibido havia... Mas as pessoas... querem provocações, querem imagens, e as fazem", - disse ele.

Aos participantes veio o deputado Andrew Teteruk, mas houve altercação verbal e ele afastou-se. Os participantes gritavam "Vergonha, chamavam-no de "Judas" e gritavam "Banda fora".
O deputado Teteruk comentou à imprensa: "O bloqueio deve ter uma forma legal, não pelo caminho de "Makhnovschyna", que faz Semenchenko.
(Makhnovschyna foi um fato histórico, digno e merece uma explicação. Mas, geralmente é usado como sinônimo de desorganização. Assim que sobrar um tempinho preparo um resumo e publico - OK).

Como se sabe, após a ação, próximo a Estela da Independência, no centro de Kyiv - a "manifestação" em apoio ao bloqueio comercial com territórios ocupados de Donbas, os participantes foram até a administração presidencial. Lá, ergueram uma tenda e declararam que pretendem ficar á noite e organizar o "reduto".


USA apelam a Ukraina para remover os obstáculos ao fornecimento do carvão de Donbas.

O ministro de energia Igor Nasalek disse que Ukraina vai estudar as possibilidades da compra de carvão da África do Sul, China e Austrália. (No início, quando os separatistas pró-Rússia ocuparam Donbas, os ukrainianos tentaram comprar carvão da África do Sul, se bem me lembro. O carvão era mais caro e de qualidade não desejada - OK)

Poroshenko: 300 mil pessoas perderam emprego. O Estado perde 2 (dois) bilhões de dólares, com todas as consequências. Nos territórios ocupados dezenas de milhares ficará sem trabalho. Lá não tem trabalho, então grande parte deles, para sobreviver, passará para o lado dos combatentes (Eu penso que Poroshenko deveria voltar atrás antes que o movimento cresça e agir contra os dois deputados que criaram toda esta confusão e que vai provocar a morte de pessoas, ou, no mínimo, evitar gastos desnecessários com prejuízo ao país e aos cidadãos. Como é que dois deputados podem criar uma baderna dessas, e nada se faz? - OK).

A União Industrial de Donbas interrompeu sua atividade em Alchevsk. Trata-se da produção de ferro fundido, aço, laminação, coque, complexo que não tinha análogo na Europa, simplesmente cessou.

Os embaixadores dos países G7 apelaram para parar o bloqueio do carvão no Donbas.

Semen Semenchenko: Nós planejamos ampliação nas ferrovias, nas quais nos trazem produção da Rússia. Nas rodovias isto será mais difícil. Lá é necessário muitas pessoas, e existe grande possibilidade de provocações. (Isto eu considero que já deveriam ter pensado a muito tempo. O carvão é diferente, ele está no território usurpado - OK).

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário