sábado, 11 de fevereiro de 2017

Por que não dar à Rússia o que ela quer? Artigo do Vice-Primeiro-Ministro em Die Welt.
Joana Klumpush-Tsintsadze, Vice-Primeiro-Ministro de integração européia e euro-atlântica.
Verdade Européia, 10.02.1017



Na sexta-feira, na publicação alemã Die Welt foi publicado um artigo do vice-primeiro-ministro das questões de integração euro-atlântica Ivanna Klympush-Tsintsadze com o título "Acordo com Putin - um pacto com o diabo" sobre a política do Ocidente em relação à Ukraina e ameaças relacionadas com isto.

O destinatário da presente publicação é o público ocidental, mas as mensagens valem a pena, serem ouvidas na Ukraina.

"Verdade Européia" em acordo com o escritório de vice-primeiro-ministro publica a versão ukrainiana deste artigo.

                                                * * * * *

Recentemente perseguiam Ukraina principalmente más notícias. Milhares de residentes pacíficos encontraram-se reféns entre gelo e fogo. Putin, a ofensiva no Donbas - a mais forte desde o início de 2015. Kremlin esfrega suas mãos sangrentas, na espera de uma nova divisão do mundo, na esperança de que Ukraina em breve lhe pertencerá.

No entanto, muitos no Ocidente, parecem considerar "todas as opções", para fazer acordo com Putin.

Quando as coisas ficaram tão ruins? Afinal tudo não começou na semana passada, ou no ano passado. Em parte, isso começou em fevereiro de 2014, quando Rússia invadiu Ukraina.

Todos nós lembramos aqueles dias. Ukraina implorava a Rússia parar. O Ocidente implorava Ukraina não causar resistência militar. E apenas Rússia nada implorava - ela, simplesmente, fazia o seu trabalho: minando, manipulando e ocupando o solo, que não lhe pertencia. Então, ninguém estava pronto para isto.

Ukraina precisou de três longos meses de 2.014 - março, abril, maio - para superar o choque e começar a responder. Infelizmente, parece que muitos no Ocidente ainda não perceberam o que aconteceu.

Rússia interfere em nossas eleições, nos corrompe, joga com vocês - e vocês continuam implorando. Vocês, como antes, dirigem-se à boa vontade do país, que considera coisa normal romper em pedaços os seus vizinhos. Alguns de vocês, com certeza, pensam: se der à Rússia aquilo, que ela quer, este pesadelo acabará. Vocês, simplesmente, não conseguem entender, o que ela quer.

Bem, aqui está a resposta honesta: ela não acredita que o Ocidente e Rússia podem estar em ascensão ao mesmo tempo.

Rússia sabe apenas uma coisa: chegou a hora dela erguer-se, e hora de Ocidente ir para o fundo.

Sim, isto contradiz a lógica elementar. Mas será que não contradiz a ela toda a imaginação de Moscou sobre o mundo? Será que todo o seu pensamento não se baseia na lógica do jogo de soma zero?

Sim, isto contradiz a tudo o que aprendemos ao longo dos últimos 25 anos. Mas, será que Rússia não deseja voltar estes 25 anos para trás? Não se enganem - tudo isto aconteceu, não porque Rússia não entendeu suas intenções. Isto aconteceu porque todos nós não compreendemos as intenções da Rússia. Nós pensamos que a União Soviética estava morta todos estes anos, mas não é assim. Ela simplesmente agrupava-se novamente. Ela preparava-se para vingança.

"Houston, temos um problema". E este problema - União da Repúblicas Socialistas Soviéticas 2.0, estado dirigido pela KGB e que é capaz de coisas que a URSS 1.0 podia apenas sonhar: intrometer-se no seu discurso político e destruí-lo, depreciar seus valores, corromper suas elites, destruir suas alianças.

Não, governantes da Rússia não são grandes pensadores. Eles - habituais ex-agentes da KGB com ilimitado dinheiro e ausência de consciência.

Eles tem suas próprias idéias grandiosas, mas eles destroem as dos outros: UE, OTAN, o "sonho americano", a "casa européia".

Então, de volta à questão: por que, na verdade, não dar à Rússia aquilo, que ela quer? É porque, antes de tudo, ela quer Ukraina. Mas Ukraina, nisto não concordará.

Esta é a principal contradição: Ukraina quer ser livre, enquanto Putin quer manter Ukraina na correia.  Que acordos podem sair disso, além daqueles, que irão menosprezar os interesses básicos e legítimos da Ukraina?

O acordo com Putin pode ser semelhante ao pacto com o diabo: ele lhe dá algo - e você, em troca, dá-lhe todo nosso sistema de convicções e valores. Ele dá mais algo - e você concorda com a nova divisão do mundo. Ele dá mais - e você desvia o olhar no momento que ele destrói seus vizinhos.

Dez mil ukrainianos deram suas vidas não para que Putin, finalmente conseguisse o que queria.

Nós fizemos a nossa escolha, como uma nação livre. Agora vocês, no Ocidente, devem fazer a sua.

Se vocês estão propensos a um acordo com Putin - nós não podemos influenciá-los. Mas não façam isto em detrimento da liberdade de outros. Isto seria baixo, isto é pecado que irá assombrá-los para sempre. A liberdade não pode ser parte de jogos geopolíticos. NATO, UE, democracia e direito internacional não podem ser entregues à venda.

Não pode haver justa negociação entre Ocidente e Rússia sem um acordo honesto entre Ukraina e Rússia. Único acordo honesto entre Ukraina e Rússia deve basear-se na restauração da integridade da Ukraina. Não de acordo com as condições da Rússia, mas de acordo com os termos do direito internacional. Infelizmente, agora não parece que Rússia esteja pronta para isso.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário