sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

SBU (Serviço de Segurança da Ukraina) realizou mais de 20 buscas aos suspeitos em cooperação com a Rússia.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 21.02.2017
Michael Shtekel

Presidente do SBU Basil Hrytsak
Rússia gasta milhares de dólares para desestabilizar Ukraina, para mostrar que Ukraina não se realizou como estado. Isto é evidenciado pelo Serviço de Segurança da Ukraina, que já realizou dezenas de buscas e prendeu algumas pessoas. A Procuradoria Geral pede àqueles, que foram usados pelos serviços especiais russos nos interesses do Kremlin, para  que venham, revelem o sucedido, e ajudem a investigação. Entre os figurantes em processos penais - assessores de deputados.

O Serviço de Segurança da Ukraina e da Procuradoria Geral deteve algumas pessoas, incluindo os auxiliares dos deputados da Ukraina,  por atividades subversivas de interesse da Rússia - organização de reuniões pagas, mesas redondas e até registros de projetos de leis. Particularmente, trata-se sobre a lei: "Sobre medidas de apoio estatal para o desenvolvimento, promoção e proteção do idioma russo, outros idiomas das minorias nacionais na Ukraina", que foi apresentado pelo deputado Eugene Balytkyi, e outras medidas de apoio informativo de idéias necessárias ao Kremlin.

"Parecia - zonas francas econômicas, eleição de governadores e dirigentes regionais de agências de aplicação da lei, restauração dos laços econômicos, eleição de governadores e dirigentes regionais de agências de aplicação da lei, restauração dos laços econômicos com Rússia, outorga de estatuto especial ao idioma russo. Eles avançam, ao mesmo tempo,  em várias direções através de representantes eleitos em vários níveis. Forma - mesas redondas, congressos com apelos à Suprema Rada da Ukraina (Rada - Conselho) e presidente da Ukraina. Eles criam a ilusão de maciço apoio", - explicou o presidente do Serviço de Segurança da Ukraina.

Entre as organizações, que apoiam Rússia com informações - "Conselho Público de Dnipropetrovsk",  "Zaporozhye Social", Odessa para porto livre", "Slobojanshyna de Kharkiv. Entre os organizadores - ex-ativista da "Escolha ukrainiana" Paulo Zolotarev, assistente do ex-ministro da Educação Dmytro Tabachnyk (período Yanukovych), Anton Kuzmenko, e os cidadãos Oleg Zaritskyi, Vladislav Dulapchiy, chefe da organização de comunidade "Donbas terra de Kyiv" Andrew Budiak, assistentes de deputados Yuriy Zhytomerskyi e Cristina Maniovych, também Anna Volubueva, chefe do secretariado da Organização "União de Deputados de reforma da legislação fiscal, alfandegária, de terras, da legislatura da Ukraina".

https://www.youtube.com/watch?v=TmPH-8Nro1o&feature=youtu.be

Segundo o chefe do SBU (Serviço de Segurança da Ukraina) desde o início de 2015, Rússia começou implementar o segundo cenário de agressão - mostrar que Ukraina não realizou-se como estado e não controla a sua própria vida política, disse o chefe do SBU. Para os cidadãos da Ukraina, com dinheiro russo organizam apelos dos conselhos regionais.

Na Rússia ajudam dispersar a mensagem sobre "continuação da Revolução da Dignidade" - SBU.

Também no SBU avisaram que os serviços especiais russos apoiam, no campo de informação, até tais idéias como "continuação da Revolução da Dignidade". Isto significa, que os cidadãos ukrainianos participam de reuniões e ações políticas não honestamente, pelo dinheiro russo, disse Basil Hrytsak (Pagam pelo comparecimento - OK).

Com base nos resultados de interceptações telefônicas e outras ações de investigação, em 20 e 21 de fevereiro, o Serviço de Segurança da Ukraina realizou mais de 20 buscas, durante as quais foram apreendidas armas, munições e moeda estrangeira - dólares e euros. A Procuradoria Geral investiga quatro processos penais, que anteriormente, por alguns meses, investigava o SBU. Interceptação de conversas telefônicas, feitas após as sanções judiciais, e a publicação de materiais foi feita com permissão do investigador, disse o Procurador Geral da Ukraina Yuriy Lutsenko.

Penso, que hoje destruir os telefones não há sentido, tudo está registrado. Fugir também não vale a pena. Única saída para todos, quem "no escuro" colaborou com planos de Moscou - seria melhor escrever uma declaração explicando suas ações e ajudar a investigação do SBU ", - disse Lutsenko.

O Procurador-Geral também anunciou, que a possível culpa dos auxiliares dos deputados não significa culpa dos próprios deputados. Nos esquemas pró-russos acusaram os auxiliares dos deputados, em nome da coalizão governista.

Radio Svoboda dirigiu-se, pelos comentários, a duas figuras que realizavam escuta, mas não receberam deles nenhuma informação de culpabilidade, do SBU.

https://www.youtube.com/watch?v=9y8ni2pyRsI&feature=youtu.be

Lutsenko ainda avisou que a Procuradoria da Criméia abriu processo penal contra o deputado Andrey Artemenko, o qual, segundo mídia, conduzia negociações com representantes do Kremlin, por um lado, e os conselheiros do presidente norte-americano Donald Trump - do outro. Logo, ele será chamado para interrogatório e, provavelmente, a Procuradoria Geral vai pedir ao Parlamento para privar Artemenko da imunidade parlamentar.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário