quarta-feira, 23 de março de 2016

Veredicto de Nadia Savchenko ou do tribunal?
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 23.03.2016
Olena Matusova..

Após a condenação pelo tribunal russo, a direção da Ukraina começa nova etapa na luta da libertação. A própria Nadia Savchenko cantou aos juízes uma canção.

Nadia Savchenko durante a audiência do tribunal em Rostov, 22.03.2016.
Veredicto de Nadia Savchenko anunciado - Tribunal da Região de Rostov - Donetsk considerou-a culpada e proferiu sentença -  22 anos de prisão. Imediatamente após o veredicto, que leram durante dois dias, vieram as reações do mundo.
O presidente Petro Poroshenko fez um apelo, relatando estar pronto, para trocar Savchenko por dois militares russos, Yerofeyev e Alexandrov.
Segundo suas palavras, Ukraina não reconhece o veredicto a Savchenko. Os advogados lembram que a questão de uma possível transferência será decidida após a entrada do veredicto em vigor.

O fato de que o veredicto de Nadia Savchenko será de culpa dúvidas não havia em ninguém. A questão era apenas nos números finais. O resultado - 22 anos numa colônia e 30 mil rublos de multa (isto é um pouco menos de 500 dólares USA).

Depois das palavras do juiz  "Correção de Savchenko é possível apenas no isolamento da sociedade", a ré cantou, segundo o motivo da música ukrainiana "Oh, tranças, tranças minhas ( "Ой коси, коси ви мої") sua canção: "Oh juízes, juízes, vocês são meus por muito tempo, a mim não irão mais julgar, sozinhos serão presos". Ela é interceptada pelos presentes que começam cantar o hino nacional ukrainiano.


Nova etapa da luta.

Quando Nadia Savchenko era levada do tribunal, ela cantou o hino ukrainiano. 
Na sala do tribunal russo de Donetsk esteve presente o secretário de imprensa do presidente da Ukraina Svyatoslav Tseholko. Isto confirma mais uma vez as palavras que a questão de troca de Savchenko está elevada a mais alto nível.

|pós o anúncio do veredicto, o ministro das Relações Exteriores da Ukraina Pavlo Klimkin disse, que começa uma nova etapa pela libertação de Nadia Savchenko, e o presidente Petro Poroshenko anunciou que o lado ukrainiano está pronto para troca.

De acordo com o advogado Mark Feigin a bola está no meio do campo da liderança russa. Nós queremos ouvir do presidente Putin sobre a mesma prontidão de retornar para casa seus militares.
"No encontro com Petro Poroshenko, quando estivemos em Kyiv, nós estávamos discutindo este assunto, ele disse estar pronto para qualquer tipo de retorno de Nadia Savchenko para Pátria, entre aqueles aceitáveis que seus poderes permitem. E, na verdade, a troca - seria mais do que lógico, trocar pelos militares russos, que voltariam para casa.

Novamente fome seca

Como afirmaram repetidamente os advogados de Savchenko, a pedido da ré, eles não vão contestar o veredicto. O veredicto do tribunal deverá entrar em vigor dentro de dez dias. Se isto não acontecer, Savchenko já anunciou, que tem a intenção de voltar à greve de fome seca. Sobre isto falou após o final da sessão do tribunal, um de seus advogados Mykola Polozov.
"A greve de fome ela pretende começar em 10 dias, após o pronunciamento da sentença, quando a mesma entrará em vigor. Esta é uma necessidade forçada. Nadia Savchenko considera que é apenas assim que ela poderá influenciar as autoridades russas, estando em isolamento", - disse Polozov.

- Os advogados de Nadia Savchenko acreditam que a questão da troca deve ser resolvida, não apenas para seu cliente, mas também de outros cidadãos ukrainianos, que são presos políticos na atual Rússia.

Nadia Savchenko durante a audiência - 22.03.2016.
A laureada pelo Prêmio Nobel Svitlana Aleksiyevech, (escritora e jornalista bielorrussa) que agora encontra-se em Berlim, comentou o veredicto de Nadia Savchenko.
"Isto não é apenas um crime de poder, é uma espécie de loucura do poder, que encontra-se numa espécie de êxtase de suas capacidades e sua impunidade. Estamos todos impressionados pela coragem de Nadia, não a abandonaremos e vamos continuar lutando por ela." 

Svitlana Aleksiyevich.

Rússia deu encaminhamento à irmã de Nadia Savchenko, Vira Savchenko.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto) 21.032016

Depois de quatro meses desde a abertura do caso, na Rússia intensificaram as "ações investigativas".
Trata-se de Vira Savchenko, irmã de Nadia Savchenko. A ela acusam de "insulto ao juiz", no processo em Grozny, onde é julgado o caso de Stanislav Klyha e Mykola Karpyuk. Segundo Mark Feigin, a perseguição a Vira Savchenko não tem perspectiva judicial, a questão é intentada, para não permitir sua presença no processo de Klyha e Karpyuk (Estes dois também estão comendo na prisão russa, o pão que o diabo amassou. Estou pesquisando suas histórias na Internet porque sobre seus problemas não tem havido comentários nos jornais. Provavelmente, porque eles pertenciam ao partido "Setor Direito" que usa métodos mais diretos em sua luta pela Ukraina. Este, a meu ver, é um grande erro dos ukrainianos - a falta de união! - OK).

Depois de quatro meses, os investigadores realizaram o primeiro interrogatório de testemunhas.

De acordo com a "investigação russa, Vira Savchenko, que participa  no processo de Klyha e Karpyuk como defensor público, "em modo áspero" discutiu com o juiz e permitiu-se a expressão que "ofende não só o presidente, mas a instituição da justiça como tal".
Segundo o advogado Feigin ela apenas cochichou algo sob seu nariz. Ela foi retirada da sala, e mais tarde, abriram um caso criminal segundo o Art. 297 do Código Penal da Rússia (desacato no Tribunal). A multa máxima é de até 200 mil rublos ou trabalho correcional por dois anos, ou prisão por seis meses.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário