terça-feira, 22 de março de 2016

À procura de novo ministro - últimas notícias.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 16 de março de 2.016


Três semanas de conversações acabaram em nada. Primeiro ministro agarra-se à cadeira, presidente ainda espera por um substituto.

Para Poroshenko e Yatseniuk é importante obter aliados e reviver a coalizão, mas os objetivos são diferentes. Yatseniuk precisa aliados viáveis para apoiar as iniciativas do Gabinete. Isto lhe dará chances para permanecer no cargo pelo menos até setembro - a próxima sessão do Conselho. 
Possíveis opções para superar a crise política do presidente, anunciou o secretário de imprensa Svyatoslav Tseholko.

Primeira opção: governo tecnocrático liderado pelo atual ministro das finanças Natália Jaresko. Ela está sendo assediada por Poroshenko e seus companheiros a mais de uma semana. Segunda opção - a coalizão define outra candidatura capaz de conseguir os 226 votos necessários. Terceira opção - governo político chefiado, por exemplo, por Sadovyi, prefeito de Lviv. Não deu certo, Sadovyi recusou. (Por tudo o que leio, Sadovyi é um excelente prefeito de Lviv, já pela quarta ou, no mínimo terceira vez. E, dizem, que ele possui aspirações mais altas -  OK).

O problema é que Poroshenko, na coalizão, não tem votos suficientes para apoio de um novo primeiro-ministro (Desligaram-se dois partidos: do Sadovyi e da Yulia Tymoshenko)Este  foi o problema que fez Poroshenko entrar em negociações com Andriy Sadovyi.

O presidente conversou com Jaresco, ela pretende formar um governo sem pessoas de partidos mas, enquanto o primeiro ministro não anunciar sua saída publicamente, ela não pode anunciar a composição do novo Conselho de Ministros, também ainda não aceitou.

Há algumas variáveis. Um governo tecnocrático liderado por Jaresco e composição do Conselho de Ministros, de 70% de nomes acima de qualquer suspeita.  (Pelo que eu leio, Jaresco seria a melhor opção, mas será que ela daria certo num ambiente corrompido? - OK).
Segunda opção: Volodymyr Groisman, ou permanece Yatseniuk.

Afavelmente pedimos ir embora. Como trocam Yatseniuk por Groisman.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 22.03.2016
Maria Zhartovska

O longo filme "Enviar Yatseniuk à renúncia, salvar a coalizão e evitar eleições legislativas antecipadas", ao que parece, está chegando ao seu final feliz.
Já amanhã, 23 de março, o líder do Bloco Poroshenko Yuriy Lutsenko apresentará a candidatura do novo primeiro-ministro. 
Provavelmente será o presidente do Parlamento Volodymyr Groisman. Foram gastos nas negociações, entre os comandos, o presidente, e o primeiro-ministro, e a chamada "estratégia dos sete" quase cinco semanas. Lutsenko admite - as consultas realizavam-se dia e noite e, às vezes, ele chegava em casa às 3:00 horas da madrugada.
No entanto, não dá para excluir que até quarta-feira a situação não mude, e Yatseniuk, mais uma vez, mude de idéia e não se demita. (Espero não lamentar, nada negativo sobre Groisman posso pensar, mas Jaresco inspira muita confiança, e ela com certeza, não formará conchavos. - OK).

E, logo hoje, ela diz que aceita: - Lidar com atual crise política na Ukraina "consegue apenas um governo tecnocrata  - isto é, equipe de pessoas sem influência de ninguém, pessoas que não tem passado político, não se submetem a nenhum oligarca ou "amigos" de políticos e não tem ambições políticas para o futuro".  


"Eu estou pronta para montar uma equipe, que já, agora, é capaz de trabalhar no interesse do país, com todos os seus cidadãos, e não alguns grupos políticos ou de negócios", - disse ela.

Segundo suas palavras, os ministros dos governos tecnocratas devem satisfazer cinco requisitos básicos: servir ao povo, não a si mesmos, ter boa reputação, não tolerar a corrupção e a interferência política em órgãos públicos, não preocupar-se com a participação nas eleições ou carreira crítica, acreditar que Ukraina pode ser bem sucedida graças às liberdades econômicas e democráticas, em particular ao acordo com UE e FMI, ter experiência anti-crise adequada.

Jaresco lembrou que tal governo precisará do apoio da maioria dos deputados para implementação de todas as reformas.

"Hoje o mundo olha para Ukraina com certa descrença questionando a nossa capacidade para combater a doença da corrupção e criar uma base saudável e digna do futuro de milhões de ukrainianos. Cada dia de um governo honesto - é possibilidade de provar que os interesses nacionais são mais importantes do que a pressão política ou laços comerciais.

Ela acrescentou, que nunca procurou posições elevadas e não tem planos ou desejo de construir uma carreira política no futuro.

Jaresco é americana de descendência ukrainiana. Depois da queda da União Soviética ela recebeu proposta para vir para Ukraina. Figura pública e empresária. Co-fundadora e empresária da "Horizon Capital", presidente e diretor-executivo da "Western NIS Enterprise Fund" (WNISEF).

***

Nadia Savchenko foi sentenciada a 22 anos de prisão. Promete renovar a greve de fome seca após 10 dias, quando a sentença adquirir efetividade.



Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário