segunda-feira, 7 de março de 2016

A última palavra de Nadia Savchenko, a qual não permitiram falar. Texto completo.
NADIA SAVCHENKO
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 04.03.2016


Eu não reconheço nem culpa, nem sentença, nem tribunal russo.
Em caso de condenação - apelação não haverá.
Eu quero, que todo o mundo civilizado e democrático entenda que Rússia - é um país do terceiro mundo com regime totalitário e ditador déspota, no qual cospem nos direitos da pessoa e no direito internacional.

Absurda é a situação, quando aqueles, que sequestram pessoas - expõem elas a torturas, depois ainda fingem, que têm direito de julgar. Sobre que tipo de julgamento justo aqui pode tratar-se? Na Rússia inquérito e tribunal não há!
Aqui há farsa de bonecos títeres do Kremlin e eu considero absolutamente desnecessário perder tempo de minha vida, para tomar parte disto!

Portanto apelação não haverá, mas haverá o seguinte: depois da sentença eu continuarei a greve de fome por mais 10 dias, até a sentença se tornar eficaz, independentemente da tradução para o idioma ukrainiano, porque com a tradução eles sabem arrastar o tempo.

Após dez dias, eu anuncio greve de fome seca e na Rússia haverá não mais de dez dias, para me devolver a Ukraina, de onde me sequestraram" E, a mim não importa, de que modo eles vão justificar isto.

Eu ouvi sobre boas capacidades diplomáticas de Pero Poroshenko. Bem, eu espero, que suas habilidades diplomáticas sejam suficientes para que, na Rússia haja acordos com um idiota... Afinal ele prometeu à minha mãe, que ainda nas celebrações de maio de 2015 eu estaria em casa.

E enquanto, por mim vão negociar, a vida vai me deixar e Rússia vai me devolver para Ukraina viva ou morta! Mas devolverá!

E todos estes dez dias, sob os portões da prisão, dia e noite estará minha irmã e estará esperando - deixarão eu ir ou me removerão. E se vocês a aprisionarem - o seu lugar ocupará minha mãe, ela tem 77 anos. Vocês a aprisionarão? Então, em seu lugar ficará minha amiga, meu amigo e, em seguida ukrainiano, após ukrainiano!

E lembre-se - todos aqui você não enfiará!

E enquanto meus patrícios estarão aqui, os russos comuns, honestos e decentes das casas vizinhas, começarão trazer-lhes chá quente, sanduíches e cobertores, porque cada um compreende, que no meu lugar pode vim parar um filho seu, nesta prisão de nações sob o nome Rússia!

É assim que começam os movimentos Maidan! E a você ele é necessário?! Você tem medo disto como de incêndio! Assim,  ao Kremlin é melhor devolver-me para Ukraina viva e o mais cedo possível!
E, ao todo mundo com valores democráticos é melhor, o quanto antes, entender as lições de história e lembrar, que em sua Europa foi tolerante com Hitler, a América não era muito decidida e isso levou à II Guerra Mundial.

Putin - é um tirano com atentados imperiais e complexos de Napoleão e Hitler juntos. Mas o urso, linguagem humana não entende, ele entende somente a linguagem da força. Portanto, se nós não nos tornarmos mais decididos e não definirmos, em tempo, nossas certas prioridades, em breve teremos uma Terceira Guerra Mundial. 

E agora, já como político, não darei mão a Rússia na não arena política. É muito fora de mão, dar a mão àquele, que te manteve algemado, e a tua nação - em grilhões.

Mas acolhendo cada minha decisão política, eu sempre vou pensar, como ela será percebida pelas pessoas comuns, como na Ukraina, Também na Rússia. Porque na Rússia, apesar de tudo, há ainda muitas pessoas honestas, decentes, gentis e infelizes



***
Mais de 270 proeminentes líderes ocidentais pedem libertar libertar Savchenko. Entre os outros autores estão: vencedores do Prêmio Nobel, escritores, cientistas, políticos, figuras públicas, filósofos, artistas, representando pelo menos 20 países. Inclusive o escritor russo Viktor Shenderovich.
A iniciativa de recolher assinaturas em carta aberta partiu de um grupo de intelectuais poloneses e ukrainianos, durante apenas um dia, já foram recolhidas mais 5 mil assinaturas. Juntar-se à iniciativa todos podem - assinar a carta aberta está disponível em:

***
Como é sabido, Savchenko anunciou a greve de fome seca em 03 de março, depois que o Tribunal não lhe deu direito à palavra e transferiu a reunião para 09 de março.  

***
Fundadora da empresa russa de televisão RRN-TV escreveu uma carta aberta para Putin.
"Aos olhos do mundo todo, em uma prisão russa, anunciando greve de fome seca, morre uma valente mulher, Nadia Savchenko. Eu peço, eu apelo a algo cristão, humano, masculino, enfim, parar com esta ilegalidade e, imediatamente trocar Nadia por dois prisioneiros de guerra, russos. (Esta, me parece, que era a esperança da Ukraina, advogados já falavam nisto - OK), ou anistiá-la! Não humilhe Rússia, seus homens, seus oficiais, que ainda têm a idéia da honra!" - escreveu ela.

A mãe de Savchenko apela ao mundo: "Ajudem a libertar minha filha!".

















"Libertem Savchenko!" - Cartazes com tais palavras seguram os tchecos, próximo da residência do presidente tcheco Milos Zeman, que é amigo do Putin.

***
UE instou libertar imediatamente Savchenko e lembrou a Rússia que ela é responsável pelas pessoas sob sua manutenção.

Manifestações na Ukraina:







Jogaram ovos no consulado russo.

O advogado teme que Savchenko não chegará viva até o dia 9, depois de amanhã, porque há muito
tempo ela já não se alimentava com comidas sólidas, apenas líquidos e papinhas.



(Prezados leitores, há muito mais notícias de apoio a Savchenko. É impossível eu publicar todas. - OK)

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário