quarta-feira, 9 de março de 2016

A última palavra leram no Tribunal. Nádia comentou.
Ukrainska Pravda (Verdade ukrainiana), 09.03.2016
Vyssokyi Zamok (Castelo Alto), 09.03.2016


"Maidan na Rússia haverá! Eu quero mostrar com meu exemplo, que do regime totalitário russo é possível torcer um chifre de carneiro. Eis minha última palavra."

O juiz anunciou, que o veredicto do caso começarão em 21 de março. Depois disso Savchenko começou cantar o hino ukrainiano. Os presentes acompanharam. (Eu comecei traduzir o artigo da "Verdade Ukrainiana", mas ele logo sumiu da tela, e não voltou mais.-OK).

No programa Ukrainform o advogado Nikolai Polozov contou, o que houve em seguida. "Quando Savchenko, no final da reunião cantou o Hino da Ukraina, na sala acompanharam. Mas, é claro, cantar por muito tempo não permitiram. Sem cerimônia começaram retirar as pessoas da sala. Inclusive Vira Savchenko (irmã) e o cônsul da Ukraina Alexander Kovtun empurraram quase à força", - disse Polozov.

Vysokyi Zamok (Castelo Alto):

Depois da última palavra de Nádia Savchenko, sua mãe Maria Savchenko teve a possibilidade de trocar algumas palavras com sua filha através do vidro.
Maria Savchenko transmitiu as palavras da Nádia. Ela não vai parar a greve de fome sob qualquer circunstâncias, exceto imediato retorno para Ukraina.
"Aquelas mãozinhas estão azuis, frias-frias, lá já não há sangue. As pernas incham, isto significa que o coração, rins, se entregam, - diz a mãe. - Eu tentei convencê-la parar com a greve seca, mas ela não concorda. O veredicto vão apresentar em 21 e 22 de março. E ela disse, que ao veredicto não chegará", - acrescentou a mãe.

A Savchenko, por duas semanas, suspenderam os encontros, inclusive com a mãe e irmã.

https://www.youtube.com/watch?v=D83oVzE1tA4

Os médicos ukrainianos que deveriam ver Nádia Savchenko estão barrados na fronteira da FR. Não os deixam entrar no território russo, escreveu no Twitter o advogado Polozov.
Havia um acordo russo-ukrainiano para avaliar o estado de Savchenko e prestar-lhe ajuda, inclusive para sua mãe e irmã.  O presidente da Ukraina determinou uma equipe médica móvel, da mais alta qualidade. 

Segundo o advogado Polozov, os deputados que pretendiam voar para assistir ao tribunal de Savchenko, não foram autorizados para embarcar. Ficaram detidos em Moscou e os liberaram somente após a partida do vôo. Eles seguiram outra rota: Kyiv - Kushyniv - Moscou - Rostov -Donetsk, dois transbordos, 10 horas no ar. (Donetsk é nome de região, também na Rússia - OK).

Um grupo de deputados da UE instou com o representante da UE para os negócios estrangeiros Federica Mogherini, introduzir sanções pessoais contra o presidente russo Vladimir Putin e outras 28 pessoas por causa do ilegal, segundo suas palavras, comportamento na Rússia à cidadã ukrainiana Nadia Savchenko, relata Rádio Liberty.
Na carta, assinada por 57 eurodeputados, estão listados funcionários e líderes russos e apoiados pela Rússia separatistas no leste da Ukraina, cujos autores da carta consideram responsáveis pela decisão política de roubar Savchenko, e seu ilegal transporte para o território russo, ilegal detenção e fabricação de acusações contra ela.
Entre essas pessoas - o Diretor do Serviço de Segurança Federal Alexander Bortnikov, chefe do Comitê de Assuntos Exteriores da Duma Estatal da Rússia Alexei Pushkov, um dos líderes separatistas pró-russos em Luhansk Igor Plotnytskyi, investigadores, promotores e juízes russos que conduziam a questão de Nadia Savchenko. Outros que os deputados acreditam culpados na fabricação de provas contra a ukrainiana, bem como no prolongamento de Nádia Savchenko na prisão preventiva, sob custódia, que durou 20 meses.

A seguir, relação dos países que já se manifestaram a favor do caso Savchenko, e mais dois inocentes condenados recentemente, enviados à Sibéria, cujo paradeiro certo ainda não é conhecido.

Letônia apelou a Rússia libertar imediatamente Savchenko.
Parlamento da Polônia aprovou uma resolução na questão da libertação de Savchenko.
O governo alemão exortou Rússia para libertar imediatamente Savchenko.
Mais de 20 Ministros das Relações Públicas Exteriores do mundo, apelaram à Rússia para libertar Savchenko.
Comissão de acompanhamento da PACE exige sanções contra Rússia por causa de Savchenko.
Chefe do Ministério do Exterior estoniano conclamou Rússia para libertar Savchenko.
Vice-presidente dos EUA, Bilden, pediu a Rússia para liberar Savchenko.
Mais de 270  proeminentes líderes ocidentais solicitam liberar Savchenko.
Grã-Bretanha conclamou Rússia libertar Nádia Savchenko.
US Câmara de deputados dos USA pediu a Rússia para liberar Savchenko.
Ministro das Relações Exteriores da Ukraina aderiu à iniciativa do Parlamento Europeu sobre a lista negra dos russos envolvidos no caso Savchenko e Sentsov.
Tusk, Presidente do Conselho Europeu: Sentsov e Savchenko - símbolos do cinismo da política russa.
Ukraina apresentará demanda ao Tribunal Europeu dos Direitos da Pessoa.
Ministro do Exterior da Ukraina: Sentença a Sentsov e Kolchenko - é encomenda política de Kremlin.
Presidente da PACE: com a sentença de Sentsov Rússia violou os requisitos de Estrasburgo.
Deputado do Parlamento Europeu apelou para iniciar "lista de Savchenko".
Klimkin (Ministro de Relações Exteriores da Ukraina) pediu a presença de diplomatas da UE no anúncio do veredicto a Savchenko..
A UE recebeu uma carta sobre pedido de libertação de Savchenko, assinada por 36.000 pessoas.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário