quinta-feira, 17 de março de 2016

Três instrumentos do Kremlin contra Ukraina.
Europeiska Pravda (Verdade Européia), 01.03.2016
Andreas Umland, Ph.D., Doutor em Ciências Políticas Instituto de Cooperação Euro-Atlântico em Kyiv.


Nos últimos meses, devido ao decréscimo da guerra russo - ukrainiana no Donbas, muitos observadores ocidentais começaram classificar  esse confronto como mais um "conflito congelado" no espaço pós-soviético.
No entanto, mesmo a ação militar russa de grande escala diminuiu, esta analogia é enganosa. Nem todos, no Ocidente, entendem, que o vizinho oriental da Ukraina usa, ativamente, três instrumentos, para estender a instável situação do Estado ukrainiano.

Em primeiro lugar, Ukraina tornou-se vítima (mesmo informalmente) da "tradicional" agressão militar da Rússia, que declinou, mas continua. (Nós últimos dias voltou a crescer, segundo notícias dos jornais - OK).
Segundo, ela também sofre as graves consequências econômicas, consequências desta guerra clássica.
E, finalmente, Kremlin conduz - como parte de sua "guerra hibrida" - simultaneamente  multi-vetorial contra Ukraina, que é apenas parcialmente, vista do Ocidente.

Este, cuidadosamente coordenado e parcialmente oculto minador do Estado ukrainiano é conseguido através da aplicação de uma vasta gama de diferentes métodos não militares: sanções econômicas, operações de serviços especiais, campanhas de propaganda dirigidas para ciber-ataques, confrontos diplomáticos e pressão política - e tem tipos diferentes de consequências indiretas para a sociedade ukrainiana, Estado e economia. Assim, por exemplo, Moscou assegurou os seus regimes fantoches no Donbas com um dos maiores na Europa exércitos tanquistas - muito maior, do que o parque de tanques, que pertence, por exemplo a Ukraina ou a Alemanha.

Enorme e rápida manipulação de força militar das assim chamadas "repúblicas populares", provavelmente, não é tanto preparada a uma nova ofensiva militar. Ela é usada, principalmente, para projeção das autoridades do Kremlin no leste da Ukraina e criação de uma ameaça permanente a Kyiv, que é inferior militarmente, a Moscou.

Rússia, equipando seus dois pseudo satélites no Donbas e implementando significativas forças russas na fronteira russo-ukrainiana, impede a sociedade ukrainiana de se concentrar nos seus problemas internos. A perigosa situação no leste debilita recursos físicos, financeiros e humanos, que vão para o fortalecimento da capacidade de defesa da Ukraina, e não para outras necessidades prementes.

Talvez o aspecto mais importante da guerra "hibrida" do Kremlin - não é a sua influência direta sobre Ukraina, mas os cálculos psico-sociais e político-econômicas, que se encontram em sua base. Os ukrainianos devem estar esgotados com a incerteza continua, ao longo de muitos anos, permanecendo entre a calma e tensão, guerra e paz, instabilidade e silêncio. 

Isso deve levar, particularmente, à sensação de constante instabilidade nas regiões do idioma russo, limítrofes com a  Rússia, e ao longo dos mares Negro e Azov. Os empresários locais devem estar confusos, os formandos incertos quanto ao futuro, ativistas da sociedade civil  inseguros, parceiros internacionais - desiludidos quanto a futura colaboração, e os investidores estrangeiros - assustados. 

Essa tática, afinal, deve assolar os territórios da chamada "Nova Rússia", ou seja, sul - leste da Ukraina, ao ponto que eles se afoguem no isolamento, depressão, radicalização e violência. Pela lógica da abordagem do Kremlin, deste modo, a cansada região, cedo ou tarde, sozinha se voltará para Moscou.

A guerra "hibrida" de Moscou também deve afastar Kyiv das reformas necessárias, em certo sentido tornando-as sem sentido.

Sem dúvida, os principais fatores internos, tais como a persistência de redes oligárquicas de corrupção, a criminalidade no meio funcional e corrupção de muitos políticos, em primeiro lugar os responsáveis pelo fracasso de reformas na Ukraina. E com os efeitos multi-vetoriais da guerra 
"hibrida" russa contra Ukraina, economia e sociedade civil explica porque os esforços quanto às reformas na Ukraina, até agora não deram frutos.

O desenvolvimento e implementação de reformas constantemente minam do lado russo, no campo econômico, político, psicológico, militar e diplomático. 

Afinal, mesmo substancialmente reformada Ukraina continuará disfuncional nas condições de contínua ameaça, pressão e sabotagem russa. Rússia é muito próxima, muito poderosa e cruel e tem longa fronteira com Ukraina, por isso Kyiv não pode, simplesmente afastar-se. Kremlin, com sua guerra hibrida pode matar três coelhos com uma cajadada: impedir a consolidação, recuperação e europeização da Ukraina. Segundo, enfraquece o projeto de integração porque UE terá que investir grandes somas por muitos anos para manter as funções básicas do Estado ukrainiano. Terceiro, Kremlin estabelece as bases para uma nova expansão territorial se suas táticas desestabilizadoras  e frustração no sudoeste da Ukraina forem bem sucedidas.

xxx

Deputado Firsov: "Akhmetov e Boyko voam para conversações em Moscou.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto),16.03.2016

O oligarca Rinat Akhmetov e o chefe do "Opoblok" (Partido de oposição) Yuriy Boiko, voam regularmente para Moscou, disse o deputado Firsov. Ele lembrou, que há dois anos Akhmetov recusou a proposta para governar Donbas. "E agora, depois que dezenas de milhares foram mortos, por que Akhmetov chamou para si tal iniciativa. Então ele não queria administrar o conflito, e agora, que a situação piorou mil vezes, ele apresenta-se. Eu tenho informação, que Boyko e Akhmetov voam, sistematicamente, para Moscou e lá, sobre algo negociam", - disse o deputado.

Também Firsov disse, que Rússia não planeja reconhecer os territórios ocupados como estados independentes. De acordo com o deputado, Rússia não vai anexar Donbas, segundo o exemplo da Criméia, porque é muito caro. (A um bom tempo atrás, eu li, lembro bem, que a região da Geórgia, aquela que foi ocupada pela Rússia, agora está muito atrasada, meio abandonada, sem desenvolvimento, em relação ao restante do território. - OK).

A tarefa da Rússia hoje - o destruído e pobre, não pensante Donbas, empurrar de volta para Ukraina. Que a região fosse um cavalo de Troia, que tentaria influenciar a política do país, escolhesse delegados ao parlamento, legítimos representantes aos órgãos do poder. Para que aquele Donbas, que não se controla e o qual nós consideramos terrorista e estranho, que nos enfraqueça e seja padra amarrada a nossos pés, aos pés da Ukraina. Eu digo isto como pessoa que viveu 25 anos na cidade de Donetsk, onde ficaram meus parentes, amigos e colegas de classe. E de modo algum este plano russo, do qual aqui faz lobby e promove Medvedchuk, nós não podemos aceitar", - disse o político.

***
Chubarov: Rússia aplicou na Criméia a tática do "espaço arrasado".
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 16.03.2016

Rússia, na Criméia ocupada, como primeira providência, aplicou a tática de "espaço arrasado" em termos do comportamento público. 


Isto foi afirmado pelo presidente do Mejilis (Parlamento tártaro) da nação crimeana tártara e membro do Parlamento da Ukraina Refat Chubarov, transmite a "Voz da América".
"Hoje na Criméia é praticamente impossível a realização de eventos de massa como expressão das pessoas de sua posição", - disse ele. 
Também Chubarov queixou-se de que na comunidade domina o medo, de fato, voltou a era soviética, "quando as pessoas na comunidade dis-cutem um assunto (ou, em geral, não dizem nada) e pensam o contrário. Falam abertamente somente com amigos muito próximos. 

Frequentemente, as autoridades de ocupação motivam tal comportamento, com o fato de realizar maciças buscas nas casas. Fazem isto de formas repetitivas", observou o deputado
Além disso ele lembrou que o governo de ocupação mantém as pessoas ativas sob custódia. Atualmente, 11 tártaros da Criméia estão em detenção prolongada, sem sentença.

À sociedade crimeana hoje, muito claramente, foi dito: Vocês podem divertir-se, ocupar-se com seus negócios, livremente expressar sua posição, mas apenas elogiando o governo. Você pode fazer tudo que queira, mas apenas dentro dos parâmetros que nós definimos", - resumiu Chubarov.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário