terça-feira, 15 de março de 2016

Ativistas lançaram um impressionante vídeo da extração ilegal de âmbar na região de Rivne.
Tyzhden. ua. (Semana Ukrainiana) 14.03.2016

"Automaidan" estimou que cerca da aldeia Kuhitska Volia trabalham. constantemente cerca de 100 bombas. Fica na divisa das províncias Rivne e Volyn.
Como se observa, as pessoas estacionam máquinas pesadas nos quintais a céu aberto



Aqui trabalham centenas de cada vez, se este genocídio pode ser chamado "trabalho". Inúmeras diferentes máquinas: tratores, escavadeiras, motobombas, com ajuda das quais lavam o âmbar. Inclusive caminhões militares que transportam o maquinário, juntamente com os mineiros", diz o aviso.
Os ativistas informaram, que os escavadores não tem medo de ninguém, não se escondem. 


Lembramos, em julho o presidente da Ukraina deu duas semanas para liquidar com a ilegal extração. 90% de âmbar é extraído ilegalmente... sob a proteção da aplicação da lei. (No texto usam uma palavra que eu não conheço e não existe nos meus dicionários mas, é algum esquema ilegal, suborno - OK)

Somália de âmbar
Tyzhden. ua. (Semana Ukrainiana), 1.03.2015 
Denis Kazanskyi

Apesar dos escândalos públicos e pomposas promessas de políticos, a extração ilegal de âmbar não sofreu quaisquer restrições significativas.


Extração ilegal de âmbar na Volyn várias vezes foi o centro de jornalismo investigativo. Minas de âmbar nas florestas, a muito tempo são objetos de atenção. Elas foram fotografadas da terra e do ar. A escala dos trabalhos de mineração impressiona. Mas, até agora, apesar das numerosas promessas dos funcionários públicos em parar a pilhagem de recursos naturais e legalizar a mineração, a ocupação bárbara age. A corrupção choca. Toda indústria da mineração continua na sombra. Em vez de Ukraina ganhar bilhões na extração do âmbar, assim como outros Estados que possuem tais reservas, Ukraina não recebe nada. Depois do escândalo na imprensa os deputados prometeram aprovar leis sobre legalização, o ministro do Interior A. Avakov disse que lutaria impiedosamente com os escavadores e o presidente deu duas semanas para parar o roubo. Mas, nada foi feito. A extração do âmbar continuou. Apenas as forças de segurança tornaram-se ligeiramente mais propensas na detenção de lotes de âmbar e disto organizar show.

O centro da mineração subterrânea - região de Rivne e algumas regiões vizinha de Volyn e Zhytomyr.

Para avaliar a escala do desenvolvimento da atuação, não é necessário ir para o local, basta procurar nas redes sociais. Os exploradores não se escondem e não restringem acesso aos seus registros. Eles compartilham as fotos de seus troféus e, às vezes até mesmo colocam fotos de suas minas ilegais. 

Trabalham com qualquer tempo, incluindo o inverno. Por exemplo, no dia 4 de março trabalhavam duas mil pessoas e aproximadamente 130 bombas.

No verão de 2015, chegando ao local ilegal da extração do âmbar, nós soubemos que por cada bomba, milícia recebe de suborno US$ 1 (um) mil. Assim, por um dia, cada miliciano recebe $ 130 mil. Na região há dezenas de jazidas.

E as extrações não dá para esconder. Grandes áreas distribuídas e extensos canais cheios de água, perfeitamente visíveis dos drones ou satélites. No entanto, os funcionários do Ministério do Interior fingem que não sabem usar internet. Enquanto não vierem novamente os jornalistas e não fizerem alvoroço nas redes sociais, estejamos certos, o governo não fará nada para acabar com o roubo de gigantesca escala no subsolo. Mesmo depois do escândalo é improvável que venha, pelo menos, alguma reação, exceto imitação de atividade intensa e declarações do presidente e ministro naquele mesmo Facebook.

Aos cidadãos da Ukraina fica, talvez, com tristeza olhar aquelas fotos dos mineiros, nas quais eles se gabam com a conquista, e imaginar o quanto de dinheiro passou ao lado do orçamento.

Não importa quantos deputados e milícia informem sobre a dura lua contra os escavadores, nos exploradores isto quase não influi. O comércio que tem lugar nos fóruns e anúncios na internet, não sofre"manifestações" policiais. Saber quando na Ukraina prevalecerá o combate à extração ilegal será fácil. É só observar a atividade dos compradores. Hoje, eles agem ativamente e aberto. Organizar uma compra controlada e capturar os especuladores não é difícil. Mas eles, de maneira mágica, permanecem imperceptíveis para justiça. Por exemplo, o grupo "VKontakte" anuncia "Sempre compro âmbar" conta com cerca de 5 mil assinaturas. Durante o dia publicam-se dezenas de anúncios.

"Uma grande rede de revendedores compra âmbar, desde matéria prima a todos os itens derivados. "Nós estamos localizados na China e trabalhamos com suvenir russos por cerca de dez anos!  Temos muitas loja em diferentes cidades da China. Há grande demanda. O cliente é sério!" diz a descrição do grupo. O interesse dos moradores da China é grande, para lá mandam metade das pedras preciosas extraídas na Ukraina.

O restante vai para Europa e Emirados Árabes. 

Falar sobre a ilegalidade da extração chega. Aqui tudo está claro, sem estatísticas. Os agentes da lei devem ter sua quota na pilhagem das reservas nacionais. Essa pedra é muito valorizada. Só os ukrainianos recebem centavos de seu valor. Indústria de transformação aqui quase não há. O país não exporta produtos acabados, apenas matéria prima barata. Os lucros recebem os negociantes estrangeiros, os aldeões de Volyn que chafurdam na lama fria, apenas migalhas. 

Por mais triste que isto soe, Volyn realmente transformou-se em matéria-prima para países ricos. E para este estado, a região foi direcionada por funcionários vendidos e grupos criminosos. Um padrão similar ao existente nos mais pobres países da África. E, enquanto na Ukraina persistir tal situação, melhor nível de vida não esperemos.

O problema do roubo de recursos minerais para nós, ninguém resolverá, não farão isto os parceiros ocidentais. Combater o flagel.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário