quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Notícias da Ukraina - 10.09.2014
Vysokyi Zamok (Castelo Alto)

Na casamata, com lanternas, os cirurgiões militares salvavam a vida dos soldados. Foram 34 dias na área da ATO salvando a vida dos soldados. No próprio inferno - no território do aeroporto de Luhansk. "Quando chegamos, no aeroporto havia 46 combatentes. A partir do nosso trabalho dependiam suas vidas, e nossas vidas - a partir deles". Conta como foram esses dias o tenente-coronel médico Rostyslav Ivanyk.


O grupo compunha-se de três médicos e três motoristas.
No início ficamos numa sala. Mas, devido a constantes ataques ela foi destruída. Mudamos para abrigo antiaéreo. Era um porão fechado. Lá fizemos cinco amputações de membros. Os feridos não conseguiriam chegar ao hospital mais próximo com tais machucados. Além desses havia ferimentos diversos. Nenhum dos pacientes, que nós evacuamos do território do aeroporto, morreu.

Duas operações foram muito difíceis: amputação da coxa, na altura do quadril, com enorme lesão nos tecidos moles. O sangramento não parava mesmo depois do torniquete hemostático. Éramos obrigados fazer a amputação completa do membro inferior. Trabalhamos em um ambiente completamente inadequado para cirurgias: em um sofá, iluminando com lanterninhas de testa. (Prezados, peço desculpas por alguma incorreção. Não tenho dicionário especializado, nem conhecimentos médicos - OK).

Tendo em conta as circunstâncias existentes, tivemos que sair do aeroporto. Recebemos a ordem do comandante em 31 de agosto. Tivemos uma pequena chance durante o tiroteio da artilharia. Nossas vidas, em grande parte, devemos ao coronel Kovalchuk, que comandou com profissionalismo.

Alguns doentes podiam se mover sem ajuda, outros carregamos em macas. Precisamos andar quase 11 quilômetros. Ao chegar, havia somente um carro, no qual baixamos os pacientes acamados.

O que eu posso dizer sobre os soldados que desertaram? Somente posso falar sobre os rapazes da Brigada 80. Estes rapazes são extraordinariamente corajosos. Se todo o exército fosse assim, poderíamos obter sucesso contra qualquer inimigo. Eu não posso condenar os fugitivos. Deus disse: Não julgue - e não serás julgado. O principal juiz para cada pessoa - sua própria consciência. Se eles estão dispostos a viver com este peso e mantê-lo até sua morte, então que vivam.

Quanto a mim, nós temos uma pátria. E devemos protegê-la. Nós fizemos juramento. E, em relação a isto devemos agir. Todos têm medo. Cada pessoa. Não há pessoas sem medo. Simplesmente há pessoas que podem superar o medo e obedecer as ordens. E há pessoas que não conseguem fazer isso.

O que vou fazer agora? Descanso 3 - 4 dias e volto ao trabalho.

***
Primeiro dia da Exposição dos Editores.
Na cidade de Lviv realiza-se a 21ª exposição dos editores. O povo é fantástico, enfrenta a guerra e ainda sobra tempo para leitura.



***
Conselho de Segurança e Defesa da Ukraina: Durante as últimas 24 horas os militantes russos violaram, no mínimo, a "trégua" por 20 vezes. 
No dia 10 de setembro o porta-voz do Centro de Informação do Conselho de Segurança Andrii Lysenko disse que os ataques e provocações foram aos postos de passagem e às posições das Forças Armadas em assentamentos de Luhansk: Chornukhine, Nyzhnobarenivka, Pisk, Horodyshche, Zolote, e em Donetsk: Shume, Verhnotoretske, Starolaspa, Hranitne, Zhdanivka, Avdiyivka, Dokuchaievsk, Tonenky, Nyzhnia Krynka e no aeroporto de Donetsk.

Ukrainskyi Tyzhden (Semana Ukrainiana)

Desde o início do ano na Ukraina mataram 7 (sete) jornalistas , 265 casos de espancamento e agressões a jornalistas, 119 obstruções às atividades jornalísticas e 120 casos de censura. Estes são os resultados do monitoramento das violações dos direitos dos jornalistas do Instituto de Informação "Barômetro da liberdade e expressão.

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)

SBU (Serviço de Segurança da Ukraina) descobriu um esquema financeiro criminoso de retirada de dezenas de milhões de "hryvnias", pelo filho do ex-presidente Yanukovych.
No final de 2013 foram criadas três empresas privadas, registradas nos nomes de dois cidadãos da Rússia. Requisitos dessas empresas utilizavam-se para registro de empresas fictícias com empresas de Kyiv, Dnipropetrovsk, Poltava, Kharkiv, Zaporizhzhia e Crimeia.
"Realizadas em dezenas de milhões de "hryvnias", transações realizavam-se através das instituições bancárias, relacionadas com Oleksandr Yanukovych e seu círculo", - afirma SBU.
De acordo com especialistas, isso causou perdas para o orçamento do Estado acima de 64 milhões de "hryvnias".
Foi instaurado procedimento penal para crime previsto na Parte 2 do Art. 205 do Código Penal da Ukraina.

***
Na Ukraina começou a construção de uma "parede" na fronteira com a Rússia.
Será um complexo de instalações de defesa, com o nome de "parede".
"Iniciaram-se os primeiros trabalhos de fortificação e instalação de barreiras em determinados locais", - diz o comunicado. De acordo com o centro de imprensa foram planejadas duas linhas defensivas.
"A maior parte do trabalhão será, aproximadamente 1.500 km de trincheiras e passagens para veículos, acima de quatro mil abrigos, e criação de 60 km de barragem sem explosivos", - consta no comunicado.
A "parede" na fronteira com a Rússia planejam construir em duas etapas. Ela compões-de de vários níveis de proteção da fronteira. A construção deve começar em áreas fora da ATO.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário