segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Últimas notícias da guerra na Ukraina
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 07.09.2014

Os cidadãos de Lviv serão preparados para guerra.
Em relação ao fato da Ukraina estar em estado real de guerra, as autoridades da cidade de Lviv (maior cidade da Ukraina Ocidental) decidiram preparar os moradores para possíveis hostilidades.


Sobre isto falou o prefeito da cidade Andrii Sadovyi.
Aos cidadãos serão ensinados conceitos militares básicos, pelo menos as primeiras habilidades. "Os cursos serão realizados em conjunto com a Academia do Exército e outros órgãos do governo, a todos os interessados", - disse o prefeito.

"Também serão abertos cursos de primeiros socorros, para homens e mulheres. Aqui os nossos parceiros são: Serviço militar de Malta, Cruz Vermelha e o Departamento de Saúde da cidade", - avisou Sadovyi.

***
07.09.2014
"O Tratado de "Paz" de Minsk pode repetir o destino do tratado anterior".
Esta é a opinião do especialista do Instituto Euro-Atlântico de Cooperação Volodymyr Horbach.
"Em todo caso é preciso conhecer o texto. Se o acordo tratar do cessar-fogo e as partes signatárias cumprirem esta condição, o Ocidente, incluindo a UE considerarão isto como início da de-escalada do conflito", - diz o especialista. 
Trata-se do "acordo de Minsk", realizado na sexta-feira, dia 5 de setembro. Participaram do Acordo: Ex-presidente ukrainiano (2 períodos) Leonid Kuchma, o embaixador da Rússia na Ukraina Mikhail Zurabov, representante da OSCE Heidi Tagliavini e os líderes dos militantes da "DNR" (República Popular de Donetsk" Alexander Zakharchenko e Andrew Purhina, e da "FSC" (República Popular de Luhansk) Igor Plonetskyi.  (Vejam só, os bandidos já participam dos acordos e estabelecem condições! E, se Rússia não tem nada a ver com o conflito, como ela diz, por quê ela também participa dos acordos?-OK).
Enfim, foi assinado o acordo de cessar fogo no Donbass a partir das 18:00 horas de sexta-feira.
Em 6 de setembro, os presidentes da Rússia e Ukraina conversaram por telefone e concordaram que o "cessar-fogo" no Donbass será cumprido. (Este já é segundo acordo. O primeiro não foi cumprido pela Rússia. E, não deu outra, no dia 7 de setembro já foram registradas várias violações por parte da Rússia. Segundo o Conselho de Segurança Nacional, nos dias 6 e 7 de setembro, os militantes realizaram 28 ataques contra as posições das forças ATO, dez desses ataques - depois do anúncio de "cessar-fogo". Os ataques estão sendo direcionados ao sudoeste de Donetsk, nos distritos Krasnohorivka, Novotroitskoe, Popasna, Solote e Shchastia, Lebedynsk e Mariupol. Além disso verifica-se a continuação do deslocamento do equipamento militar das Forças Armadas da FR e melhorias da engenharia na fronteira da Ukraina. Durante as últimas 24 horas não houve soldados ukrainianos feridos,  eles não respondem às provocações russas.

***
08.09.2014
No Donbass foram libertados 1.200 reféns detidos pelos terroristas, em resultado da trégua, nos últimos 4 dias, disse o presidente Poroshenko.

Presidente cumprimentado um refém libertado
O presidente assegurou que o exército ukrainiano vai defender o país e não entregará nem um pedacinho do solo ukrainiano.
Deus lhe ouça, presidente!!!

***
08.09.2014
Os terroristas enterram seus mortos diretamente em Saur-Mohyla. 
Isto é afirmado na página do grupo "Resumo da milícia de Nova Rússia em Vkontakte.


Isto é afirmado na página do grupo "Resumo da milícia de nova Rússia em Vkontakte.
"Saur" é topônimo derivado do turco "sauyer", que se traduz literalmente como "a altura da pradaria com um topo arredondado na forma de garupa de um cavalo". De acordo com outra versão, o nome vem da denominação de uma tribo de Sarmatians. Em grego, a palavra "saur" significa "lagarto". Na etimologia, em algumas lendas significava  "cossaco", e em outras - "vingador do povo".
A palavra "mohyla" (sepultura) na língua antiga significava "morro", "monte".



Após a II Guerra Mundial, em Saur Mohyla construíram um memorial: uma pirâmide de seis metros, com estrela vermelha no topo. Nos cantos colocaram os canhões que ficaram depois das lutas locais. Havia uma inscrição que relatava a perda de 23.238 soldados e oficiais.

Em 1960 realizaram um concurso para um novo monumento, que foi inaugurado em 1967 com a presença de mais de 300 mil veteranos, representantes de organizações cidadãs e unidades do exército soviético. Vários acontecimentos da II Guerra Mundial ali foram representados.

Durante as batalhas no verão de 2014 o Memorial recebeu danos substanciais e caiu.

***
08.09.2014
Os sabotadores disfarçados em militares ukrainianos atiram nas posições dos combatentes-separatistas, informou o porta-voz do Centro Nacional de Segurança e Defesa Andrii Lysenko. 
"O bombardeio do território da FR, nas últimas 24 horas, não foi observado. No entanto, os sabotadores russos recorrem a provocação - atiram nas posições dos terroristas com forças diversionistas e de reconhecimento, que agem sob aparência de militares ukrainianos", - disse ele.
Presumivelmente, os militantes querem acusar o lado ukrainiano da violação do cessar-fogo.

Ao mesmo tempo, apesar do cessar-fogo, continuam os ataques a posições ukrainianas. Nas últimas 24 horas foram registrados ataques a Avdriivka, Donetsk, Piskiv, Chernenkiv, Volontorivka, Pavlopol, Tonenkii, Sartan, Nikishnyi  e Nyzhni Krynk, na Província de Donetsk, e também em Smilyi, Shchastia, Komyshuvakh, Zoloto e Orlivsk em Luhansk.
"Apenas mudou a natureza desses ataques: o fogo vem de morteiros e armas de pequeno porte, não de artilharia pesada", - disse Lysenko.

Tradução: O. Kowaltschuk

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário