sábado, 20 de setembro de 2014

Nós capitulamos sem luta?...
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 18.09.2014
Natália Baliuk

Natália Baliuk, uma das principais redatoras do Castelo Alto
Peço ao presidente da Ukraina Petro Poroshenko não assinar as chamadas leis de Donetsk, com as quais Ukraina, voluntariamente, concorda com a anexação de Donbass e legaliza lá o desenfreado terrorismo e banditismo. Não aceite o pecado em sua alma. Não entre "sujo" na história.

Eu ouço e entendo todos os argumentos que os apegados a paz, a qualquer preço, expressam em seus blogs. Eles são humanos, eles têm sua lógica, mas eles são muito ingênuos. Um dos argumentos supõe, que dando à merce do agressor um pequeno território, Ukraina salva as terras, às quais Rússia já arreganhou os dentes. Se não fosse a trégua (que só Ukraina respeita, enquanto Rússia viola constantemente - OK), Rússia já teria ocupado Mariupol, e outras cidades do Sudeste. Ou seja, dando aos separatistas já conquistados por eles, territórios, o governo ukrainiano sinceramente acredita, que eles não irão mais longe. Isto quer dizer que nas negociações em Minsk, a Ukraina, talvez, fizeram esta promessa. Mas basta comparar o mapa, que nos mostra o centro  de imprensa da ATO no dia da "trégua" e o atual. Conclui-se, que as condições do Acordo já foram violadas. E não apenas uma vez. Então no que se baseia a certeza de Kyiv, que esta praga não rastejará adiante, que com concessões territoriais nós nos asseguraremos de mais agressões. E, se esta garantia não existe (e ela não existe!), então para que "assinar" esses compromissos podres e humilhantes.

Mais um argumento  das "pombas" governistas, que Ukraina não está plenamente pronta para lutar com a Rússia. Como quem diz, é preciso acumular forças, assegurar-se com apoio militar dos aliados (se é que virá - OK) e, então, repelir o inimigo. Que este espaço para respirar nos é mais necessário que ao inimigo porque ele é mais forte. Isto é, o governo ukrainiano compreende que a guerra com a Rússia é inevitável, mas finge, que com as "Leis de Donetsk" apaziguará o agressor e garantirá a paz. Isto é engano ou auto-engano? A Rússia aproveita a pausa exatamente  para se tornar mais forte, reagrupar-se, acumular capacidades militares. A OTAN, com informações da inteligência confirmou, que Rússia continua trazer, aos territórios sob seu controle, máquinas pesadas (de acordo com a "Resistência informativa" trouxeram até instalações de defesa antiaérea  e à fronteira trouxeram algumas unidades de aviões de combate, não identificados!) Ao que tudo indica, Rússia, não de brincadeira prepara-se para guerra, e nós nos preparamos para eleições e, provavelmente, esperamos que o agressor, de repente, mudará de idéia quanto à realização de suas ambições geopolíticas.

Receio que não mudará. Na internet, casualmente encontrei uma entrevista com o chamado cientista político, um apologista da "Nova Rússia".
Ele diz explicitamente, que a independência de Donbass é o primeiro passo para criação de um novo estado - "Nova Rússia". Diz que Donbass precisa de meio ano para criar um estado completo - com seu exército (50 - 60) mil homens), com a mídia nacional... E neste exército serão criadas divisões, certos regimentos, que "libertarão" outras cidades da Ukraina da "junta de Kyiv". Será introduzido, como ele diz, o mecanismo de clonagem dos exércitos: O regimento Odessa "libertará" Odessa, de Kharkiv - "libertará" Kharkiv, o de Dnipropetrovsk - "libertara" Dnipropetrovsk, etc... De acordo com ele, 60 mil militares é suficiente para "libertar" toda Ukraina, se esta for a tarefa...

Eu tenho uma pergunta: se todos entendem que Rússia não vai desistir do projeto da "Nova Rússia", se nós estamos nos preparando para a guerra com a Rússia, por que adotar essas leis vergonhosas que não mudam nada? Adiar a guerra pode ser de outra forma. Por exemplo, blefar. Como afinal, faz Putin e por ele controlados separatistas. Para que se precipitaram tanto com essas leis? Mesmo se Poroshenko prometeu a Putin dar a Donbass este mal afamado "estatuto especial", poderia arrastar esta decisão, não aprová-la imediatamente. Tipo, eu encaminhei a lei ao Conselho, mas os deputados a afundaram...

Poroshenko ainda tem chance de não denegrir a si e a Ukraina, Ele tem todos os motivos para não assinar estas leis, porque elas foram aprovadas com violação do regulamento e da Constituição. E ele é o garante...

Rússia prepara-se para deslocar à Ukraina as próximas unidades do exército.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 20.09.2014

Na zona de conflito no Donbass forças terroristas russas continuam a realização de ataques ofensivos a posições do exército ukrainiano.
Sobe isto, em sua página no "Facebook" escreveu o chefe do grupo "Resistência informativa" Dmytro Tymchuk.

"Destaca-se a rotação das gangues na região Spartak-Aeroporto, enquanto no centro desportivo "Spartak" continua o ativo equipamento de posições encobertas, espera-se a chegada de novas unidades, incluindo unidades do exército da Federação Russa", - diz o comunicado.
A situação mais densa ocorre em Donetsk, Debaltseve, Mariupol.
O inimigo não pára com tentativas de capturar o aeroporto de Donetsk continuando os tiroteios e tentativas de assalto. Ao aeroporto, as tropas russas aproximam a artilharia dirigida e RCZV (MLRS - sistema reativo de descargas de fogo).
Próximo a Donetsk foi visto o deslocamento de duas baterias russas de 240mm 2C4 "Tulipa".

"2C4 Tulipa"
À região habitada de Panteleimonivka ( província de Donetsk) foi deslocado grupo blindado do exército russo.
Destaca-se o treinamento de tropas terroristas à centralizada contra-bateria em luta contra unidades de artilharia do exército ukrainiano... Da Rússia vieram peritos para organização de ações deste tipo.

A "DNR" aceitou a decisão para minar "perigosas" (em termos de uma possível ofensiva ukrainiana) áreas. No momento cria-se um estoque centralizado de minas da FR, de usos diversos, inclusive a realização de guerrilhas de sabotagem.

Observados ativos bombardeios nas posições do exército ukrainiano na região habitada de Mariupol e de objetos civis. Na zona costeira verifica-se o acúmulo de forças terroristas, do exército-russo. As tropas russas, na maioria, estão disfarçadas como corpo de voluntários. Próximo de Novoazovsk foi criado "centro de treinamento para formação de combatentes locais, grupos que operam em conjunto com unidades do exército da Federação Russa.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário