segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Coletânea de notícias sobre situação na Ukraina
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 21-22.09.2014

Para regular o conflito no Donbass, o governo ukrainiano tem pela frente um trabalho titânico, que pode durar anos. Isto deu a entender o presidente da administração do Kremlin, Sergei Ivanov em entrevista a "Rossinística Gazeta" (Gazeta russa). Ele destacou, que para uma saída pacífica do conflito, os passos importantes nesta direção já foram feitos.
"Penso que o presidente Poroshenko conscientizou-se que a guerra a um final vitorioso, isto é, até o último ukrainiano, não é necessária. Os acordos conseguiram suspender as hostilidades militares, embora a paz ainda é muito frágil". Ele acrescentou: "O "Partido da Guerra" na Ukraina não desapareceu, ele é muito forte. À liderança da Ukraina pertence um trabalho titânico. E, quantos anos isto vai durar, eu não sei, mas essa tarefa é da Ukraina, não da Rússia", - declarou Ivanov. (Eu não sei se ele tem idéia das absurdas mentiras que diz, ou ele realmente considera que Rússia tem direito a tudo o que deseja porque ela é mais forte - OK)

Como sabemos, em 19 de setembro, os participantes do grupo da regulamentação da situação no leste da Ukraina assinaram um Memorando de nove pontos, sendo que o ponto-chave é completo cessar-fogo, e não uso de armas. 
No Conselho de Segurança e Defesa Nacional declararam que o Memorando deve entrar em vigor no dia 20 de setembro. No entanto, segundo o centro  de imprensa da ATO, no dia 21 de setembro, em Luhansk e Donetsk os postos de controle e bases de forças ATO sofreram ataques de artilharia e de morteiros, e ataques com foguetes MLRS - BM-21 Grad.

O comandante das forças da OTAN na Europa, general Philip Bridlov declarou que na última semana o número de militares russos diminuiu na Ukraina, porque alguns voltaram para Rússia. No entanto, eles não voltaram para suas bases, eles estão em prontidão "se necessário" para voltar a Ukraina.

O ministro das Finanças dos EUA Jack Lew declarou que da Rússia esperam resolução do conflito no leste da Ukraina, até a cimeira do G20, na Austrália, a ser realizado em novembro.

De acordo com a publicação do jornal, no dia 22 de setembro, na zona de combate ao terrorismo, durante o último dia morreram dois militares ukrainianos e dois foram feridos, declarou o porta-voz do Conselho de Segurança e Defesa Nacional Andrei Lycenko.
Também foram metralhados os postos de controle e unidades das Forças Armadas da Ukraina nas regiões do aeroporto de Donetsk e pontos habitados de Debaltseve, Venohradne, Hnytov, Trudivsk, Granito, Pisk, Hostra Mohyla, distrito Putevalskyi de Mariinka.  Os soldados ukrainianos abriram fogo apenas em resposta, com a meta de proteção quando havia ameaça direta à vida.

E, hoje, dia 22, apesar do cessar fogo, os terroristas continuam os disparos em Donetsk. Salvas de canhão ouvem-se em vários distritos da cidade. No distrito de Petrivsk, como resultado de um projétil, ruiu o telhado de uma casa privada.

Aos deputados que apoiam o "Mundo Russo", podem proibir a pertinência ao Parlamento da Ukraina
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 21.09.2014

O presidente do Parlamento ukrainiano pretende apresentar uma resolução para exame, a qual proibirá permanecer no Parlamento a 24 deputados que viajaram para Rússia à sessão da Duma. "Para que eles não tivessem a possibilidade de trabalhar no Parlamento e não o desonrassem com sua presença", - explicou o presidente. Segundo Turchenov, a visita a Moscou não era oficial e o Parlamento não os capacitou para esta viagem.

Os deputados que visitarm a Duma, pertencem ao grupo "Pela paz e estabilidade", cujos representantes nunca votaram a favor das leis para apoio social dos militares ukrainianos e fortalecimento da defesa.
"Eles simplesmente viajaram até seus patrões para informar sobre seu trabalho", - disse ele. Tal ato ele chamou de traição e que eles devem ser responsabilizados pelo apoio ao separatismo, o que deve ser examinado pelos departamentos apropriados.

SBU: Os que preparavam ataques terrorista em Mariupol receberam armas em Donetsk e na Rússia.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 22.09.2014

O Serviço de Inteligência do SBU (Serviço de Segurança da Ukraina) de Mariupol, em conjunto com o Ministério do Interior e Guarda Nacional, deteve militantes do batalhão "Vostok" que planejavam cometer atos de terrorismo na cidade.
Foram detidos quatro militantes, todos habitantes da Mariupol.

"Todos eles foram treinados nos acampamentos da FR, possuem conhecimento em combates e participaram de ataques armados contra edifícios administrativos em Mariupol, em maio, quando morreram muitos civis e policiais da cidade," - diz o comunicado do SBU.

"É sabido que eles estão envolvidos nos assassinatos dos empresários, dos quais tomavam dinheiro e propriedades. Sua tarefa era cometer sabotagens, ataques terroristas para desestabilizar a situação na região". Também se sabe que, ao preparar ataques terroristas, os membros do grupo viajavam para sede da "DNR" em Donetsk e à Federação Russa, onde recebiam armas, explosivos e instruções detalhadas

Aos detentos foram confiscados mapas topográficos da cidade de Mariupol com marcas dos prédios administrativos, relatório de prontidão aos ataques, granadas de mão RPG-26 (Granada soviética antitanque), rifle sniper do novo modelo de fabricação russa, 7 fuzis Kalashnikov carregados, granadas RGD-5, grande quantidade de granadas de luz e som, raquetes de sinalização, rádios. 
Iniciou-se processo penal nos termos do art. 258-3 do Código Penal da Ukraina.

***
Província Zaporizhia pretende enterrar corpos não identificados de 55 soldados, que morreram em operações de combate ao terrorismo.
***
Um dos maiores fundos de investimento do mundo - empresa Blackstone Group decidiu não renovar o contrato de prestação de serviços de consultoria para o Fundo. Na própria empresa não comentam, mas pessoas próximas a liderança do Blackstone Group dizem que a principal razão para não trabalhar na Rússia são as sanções contra Moscou impostas com EUA e UE.

***
Rogozin, Vice-primeiro-ministro da FR: "Nós atualizaremos o arsenal nuclear e surpreenderemos a todos com armas.
Não é preciso chocalhar com todos os tipos de armas. Algo precisa ser guardado para si, num silencioso segredo, para surpreender os outros no momento mais crítico. 
Rússia, até 2020 atualizará as armas das forças nucleares estratégicas não em 70%, como previsto agora, mas em 100%.

***
A guerra no Donbass já custa 30 bilhões de hryvnias para Ukraina,

***
O presidente Poroshenko e o primeiro-ministro Yatseniuk chamam para uma reunião no Banco Nacional, os líderes dos 15 maiores bancos da Ukraina. Assunto: Medidas adicionais indispensáveis para restauração do crédito da economia nas atuais condições, situação dinheiro-crédito e câmbio de mercado. Também foram convidados os maiores exportadores e importadores.

***
Jemilov, líder tártaro da Crimeia, deputado da Ukraina: Na Crimeia fizeram listas de representantes locais. As listas já prontas são dos Mejlis (Mejlis - órgão análogo ao Parlamento) de Bakhchisarai e Sudak.
Na Crimeia realizam buscas nas casas e escolas dos muçulmanos. De 15 a 20 de setembro, no prédio do Mejlis em Simferopol, homens armados, realizaram buscas várias vezes. O auto-proclamado primeiro-ministro da Crimeia declarou que não reconhece Mejlis da nação tártaro-crimeana.

Também foram realizadas buscas nas casas dos ativistas, membros de Mejelis, mesquitas, escolas de ensino médio e superior e bibliotecas, à procura de armas, narcóticos e da assim chamada literatura proibida.

O prédio onde funciona o Mejelis já está sendo confiscado. Do apartamento do membro do Mejelis, Mustafa Asab, retiraram computadores.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário