sábado, 28 de fevereiro de 2015

Notícias ukrainianas de 26, 27 e 28 de fevereiro de 2015
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)

Terroristas de Kharkiv receberam 10 mil dólares de GRU (Serviço Principal de Reconhecimento (ou Espionagem) da Rússia - Nalyvaichenko.
Os organizadores dos ataques terroristas em Kharkiv receberam armas e financiamento do Chefe do Estado Maior de Inteligência da Rússia.
Em novembro de 2014, o dirigente do grupo viajou a Belgorod - Rússia (a cerca de 40 km da fronteira com Ukraina), onde recebeu instruções, dinheiro e armas de dois representantes dos serviços especiais da FR, que acreditamos ser do Serviço Principal de Espionagem do Estado-maior da FR. A vida dos habitantes de Kharkiv foi estimada em 10 mil dólares - disse Nalyvaichenko. (Referência aos ataques do último domingo. Numa passeata pacífica, devido aos explosivos, morreram quatro pessoas inocentes -  OK).
Segundo suas palavras, todos os detidos dão depoimentos.
Seu líder era um residente de Kharkiv, nascido em 1978, membro da organização "Oplot" (esteio, baluarte). Organização fundada para dar apoio financeiro, jurídico e social às famílias de policiais e soldados que morreram ou perderam suas eficiência por causa da idade ou circunstâncias. Outra atividade definida é impedir a glorificação da OUN UPA de Stepan Bandera (Organização dos Nacionalistas Ukrainianos - Exército Insurgente Ukrainiano, organização que lutou pela independência da Ukraina anteriormente e durante a Segunda Guerra Mundial - OK).
A organização "Oplot" também financia a escavação dos restos mortais de soldados do Exército Vermelho, cuida de monumentos aos heróis da Grande Guerra Patriótica (é como os russos também denominam a II Guerra Mundial - OK), a glorificação do "povo-vencedor" com base em histórico de realizações.
Aos jornalistas demonstraram uma parte do vídeo-interrogatório do membro maior dos terroristas de Kharkiv, o qual relatou que o explosivo foi colocado de modo a atingir as primeiras fileiras da manifestação - os representantes dos batalhões voluntários e movimentos nacionalistas.
No total foram detidas 11 pessoas, envolvidas em atos terroristas já realizados, como outros em preparação.
Além dos membros do "Oplot" detidos, há um ex-berkut (Berkut era uma guarda especial do ex-presidente Yanukovych. Eram temidos pelo povo porque não poupavam cacetadas - OK) que participou da dispersão dos manifestantes em Kyiv em 2014. Dois co-coordenadores da organização terrorista "guerrilheiros de Kharkiv: Sobchenko e Manastyrov escondem-se em Belgorod, de onde dirigem o grupo criminoso, fornecem armas e explosivos aos ilegais "DNR" e "FSC", - declarou o chefe do SBU (Serviço de Proteção da Ukraina) - V. Nalyvaichenko.

Pensionistas e estudantes piquetearam a prefeitura de Kyiv.
Mais de mil ativistas bloquearam parte da rua Khryshchatek, com a exigência de afastamento do prefeito Vitaliy Klychko.
Mais ou menos 40 carros, com placas cobertas, capô levantado e bandeirinhas com inscrição "Paz - Justiça,  alinhados em frente a administração, bloquearam o tráfego.
Os ativistas seguravam bandeiras da Ukraina, bandeiras com brasão de armas de Kyiv e faixas com os dizeres "Veredicto Popular".
Em frente a Câmara Municipal colocaram faixas onde se lia: "Prefeito - proteja nossas crianças de seus "reformadores", "Klychko - você roubou os pensionistas".
Havia muitos cartazes no idioma alemão (Klycho tem residência na Alemanha - ele viveu lá um bom tempo onde tinha melhores condições para treinamento, ele foi boxeador famoso. Não sei bem o motivo destas reclamações, esta é a primeira queixa contra o prefeito, que encontrei nos jornais. Ou não há motivo - chegaram até Kyiv os russos e pró-russos para desestabilizar a situação - OK).

Hryvnia - moeda ukrainiana
Hryvnia, por um bom tempo estava mais ou menos estabilizada, entre 13 - 15 hryvnias por dólar. Mas, nos últimos dias está havendo forte desvalorização da moeda ukrainiana. No dia 26, um dólar passou a valer 34,5 hryvnia. Se bem que no dia 27 baixou para 27,8 hryvnia.  

Em Moscou mataram Nemtsov.
Em Moscou mataram o oposicionista russo Bóris Nemtsov.
Um desconhecido efetuou quatro disparos no político. Ele morreu no local.

Boris Nemtsov
Como é de conhecimento público, em entrevista de 10 de fevereiro Nemtsov declarou, que teme, que o presidente da Rússia Vladimir Putin o "encomende" pelas declarações oposicionistas.
"Eu nunca escondi minhas opiniões políticas. Considero que foi Putin que desencadeou a guerra na Ukraina. Minha posição em relação a ele não poderia ser pior. Especialmente após os acontecimentos "Nord-Ost" e Beslan", dizia o político. 
O assassinato de Nemtsov ocorreu dois dias antes da programada marcha oposicionista ""Primavera", planejada para 1º de março, que ele deveria liderar para demonstrar que há uma outra Rússia, que gosta da Ukraina, que respeita os direitos das pessoas, a liberdade, e não é uma palavra vazia.

Em tempo: Nemtsov era político russo de oposição, anterior ao problema ukrainiano.
A manifestação em Moscou deverá acontecer como programado, e também já pediram autorização para idêntica manifestação em São Petersburgo.

O presidente ukrainiano Petro Poroshenko declarou que Nemtsov havia prometido revelar as provas da participação das forças armadas russas no conflito do Donbas.
"Algumas semanas atrás eu tive uma conversa com ele, falávamos sobre como construir as relações entre Ukraina e Rússia, do modo que nós gostaríamos de vê-las. Boris declarou, que deveria divulgar provas irrefutáveis sobre a participação das forças armadas russas na Ukraina. Alguém temia muito que isto acontecesse. Boris não temia, verdugos temiam. Eles o mataram", - disse o presidente. (A grande maioria do povo russo ignora a participação do exército russo na guerra do leste ukrainiano. Apenas a protetora social divulga este fato. O governo diz que os militares realizam treinamentos e a maioria das famílias cujo membro morreu na Ukraina geralmente silencia para, no melhor das hipóteses, não perder emprego, aposentadoria, etc. Tal é a liberdade no país que se diz democrático - OK)

Segundo o presidente Poroshenko, Nemtsov era "grande amigo da Ukraina e grande patriota russo. 

Rússia continua fornecer armas e equipamentos.
Rússia continua fornecer, ao território temporariamente controlado pelos separatistas, mercenários, armas e equipamentos militares, segundo A. Lysenko, o porta-voz da ATO.
"O inimigo recupera a capacidade de combate - continua a repor a munição, material combustível e lubrificantes, técnicas militares, bem como força "viva". Ontem, Rússia completou o 16º "comboio humanitário", - disse Lysenko. 


Concomitantemente, no dia anterior, os militantes de Donetsk realizaram vários ataques às posições das forças ATO e assentamentos populacionais, com armas de pequeno porte e artilharia. O ataque aconteceu em Tonenke, Kam'ianka e Avdiivka. Próximo a Opetne as duas forças se encontraram, felizmente não houve feridos do lado ukrainiano. 
Nas últimas 24 horas houve três feridos.
Na direção do Mariupol foram fixados 5 aparelhos letais sem piloto.

Chechetov foi encontrado morto.
Ex-deputado do partido das Regiões (Partido do ex-presidente Yanukovych) foi encontrado morto, ele se jogou do 17º andar.

Chechetov
A informação foi dada pelo assessor do presidente do Ministério do Interior, A. Gerashchenko.
O casal vivia num apartamento de dois andares. A esposa acordou de noite e saiu à procura do marido. No andar superior ela encontrou a janela aberta, os chinelos do marido e um bilhete.
Segundo a esposa e outras pessoas próximas, nos dias anteriores Chechetov estava com profunda depressão após o início do processo penal por suspeita de abuso durante seus trabalhos de orador no Parlamento, especialmente no dia 16.01.2014, pela adoção de leis ditatoriais. 
Ele usava um bracelete eletrônico porque foi dispensado da caução de 5 milhões de hryvnia.
Ele deixou um bilhete: "Não há nenhuma força moral para viver. Eu vou. Penso que será melhor para todos. Obrigado a todos pelo apoio..."
A única dúvida é se ele não foi ameaçado por pessoas contra as quais deveria testemunhar.
Anteriormente, na véspera do dia 27, o Procurador Geral - Shokin, declarou que Chechetov estaria também prestes a receber acusações relacionadas com sua administração do fundo Estatal de Propriedade.

(Apesar de ainda devagarinho, e haja fôlego para administrar o país explorado e empobrecido, e enfrentar uma guerra contra país poderoso, na Ukraina estão tentando apurar os culpados pela situação caótica do país. Os que faziam o que queriam em proveito próprio, sem nenhuma consideração com a nação, podem partir para Rússia ou como este infeliz. Com certeza não farão falta - OK)

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário