segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Discurso do presidente Poroshenko em comemoração aos heróis da Centena do Céu.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 21.02.2015

https://www.youtube.com/watch?v=BV-ZPrga6Ws#t=21

Em Kyiv, no dia 22, realizou-se a Marcha da Dignidade, com a participação de líderes e delegações estrangeiras, que vieram para Kyiv, ao memorial dedicado aos heróis da "Centena do Céu". 
(Este nome foi dedicado aos heróis que morreram durante os protestos em Kyiv, em 2.014). Além de uma dezena de líderes estrangeiros, compareceram os participantes do governo ukrainiano, deputados, prefeito de Kyiv, líderes de igrejas e organizações religiosas e mais de 100 mil cidadãos.

Líderes de países estrangeiros iniciam a marcha.



No dia 21 os militantes, finalmente, deixaram OSCE entrar na cidade de Debaltseve. E mesmo, durante os cerca de 30 minutos que lá permaneceram os membros da missão, ainda houve tiroteio. A missão declarou que ouviu cerca de 100 tiros de saída, e alguns que entravam.
OSCE registrou a ausência da água, alimentos, gás, eletricidade e suprimentos médicos. Todas as construções estão danificadas pelo tiroteio.

***

23.02.2015:
David Cameron, primeiro-ministro da Grã-Bretanha, afirmou no Parlamento: "Rússia não muda de rumo, dando continuidade a uma ação completamente injustificada e ilegal no leste da Ukraina. Ela, grosseiramente violou o acordo de cessar fogo e tomou o controle de Debaltseve, fornecendo aos separatistas soldados e equipamentos russos. Mas, se houver tentativa de expansão em direção a Mariupol ou outra área de Donbas - haverá novas sanções da UE e USA.

***
Os terroristas continuaram os tiroteios sobre Lebedybske e Shurokene, na região de Donbas.
Em Luhansk, avisa a imprensa do governador Gennady Moskal, pela manhã bombardearam Popasna. A maioria das explosões ocorreu na periferia da cidade e local das bases militares ukrainianas, sem causar danos significativos. Uma das minas acertou o sistema de distribuição da água, danificando-o.
No dia anterior foi bombardeado Kremske. Nenhuma pessoa foi atingida.
Também no domingo à noite, periodicamente surgia tiroteio em Popasna. Hoje, pela manhã ouviram canhoneio e bombardeio de artilharia pesada em Trohizbents e na auto-estrada Bakhmutka, onde se localizam os postos de controle ukrainianos. "A grande maioria dos terroristas, onde ontem e hoje continuam os bombardeios, não é controlada pelo "FSC"  mas pelos "kozachkê" (diminuitivo  de cossacos), que se denominam como "Grande Exército de Don". Eles, por muitas vezes declararam, que nenhum acordo em Minsk não assinaram, então não se consideram obrigados a apoiá-lo. (Surge mais um agrupamento bandido na Ukraina - OK).

***
Na Polônia criaram um novo partido "Mudança" que pretende realizar uma revolução na política externa, na direção anti-americana, e reforçar os laços com a Rússia.
Na raiz da "Mudança" está Mateusz Piskorski, conhecido por suas performances no canal russo "Rússia Today" onde justifica as ações de Moscou na arena internacional. Foi observador no chamado "referendo" da Criméia e nas e"eleições" em autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Luhansk.
Outro membro da "Mudança" é o historiador e publicista Jacek Kaminski, com convicções comunistas, que regularmente vai ao Donbas e apoia Kremlin sobre "junta fascista" de Kyiv. Num filme ele diz que contra a "junta", em "DNR" e "FSC" luta uma comunidade comunista, a qual após Maidan tornou-se ilegal.
O congresso de fundação do partido, realizado no sábado, declara que pretende, nas próximas eleições presidenciais, lançar um candidato próprio. (Agora, a escória de outros países, aonde sabe que não terá grandes chances, vem à Ukraina? - OK).

***
A trégua em Avdiivka durou apenas dois dias. Bombardearam a empresa do bilionário  Akhmetov (Anteriormente isto não acontecia. Será que ele negou ajuda? - OK). Não houve vítimas, apenas danos materiais. Uma bomba explodiu no departamento pessoal. Por sorte todos estavam na sala de arquivos e não sofreram. 
Também foi atingido o posto municipal dos bombeiros.
Diariamente, em Avdiivka morrem cidadãos pacíficos. Para maior segurança, os funcionários dormem na empresa. Foi milagre não morrer ninguém no bombardeio de hoje.
E a empresa de coque (coke) já foi atingida por cerca de 150 vezes.
A trégua não está sendo respeitada.

***
Em Kharkiv, devido ao ataque terrorista contra os manifestantes pacíficos, morreram três pessoas. O último, um rapaz de 15 anos também não resistiu. O grupo que realizou o ataque passou pelo treinamento em Byelgorod - Rússia. Quatro já foram presos.
Também morreram duas pessoas na zona do ATO, nas últimas 24 horas.
(Prezados, estes são os resumos de apenas algumas notícias. Acredito que estas já são suficientes para ter uma visão geral da situação. E, o tempo não permite mais traduções). - OK).

Tradução e resumo: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário