sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Notícias do dia 19  e 20.02.2015
Ukrainska Pravda _ Verdade Ukrainiana

Os dados sobre o final em  Debaltseve, apresentados abaixo, ainda podem sofrer variações, as informações divergem.
Mortos - 14
Desaparecidos - 82
Feridos - 172
No cativeiro - 90
 
***
Presidente da Estônia Toomas Ilves Hendryk: "Europa está em posição de espera ao se recusar a admitir abertamente que o Minsk - 2 falhou, ao mesmo tempo precisa olhar para a verdade e decidir sobre o fornecimento de armas para Ukraina. Porque, se o plano de paz não funcionar e operações militares continuarem, então UE e OTAN terão que fazer algo ou simplesmente esperaremos que tudo isso chegue às nossas fronteiras".
Ele pensa que é preciso apoiar Ukraina com tecnologia de defesa, como radar e drones. Até agora Europa não tomou quaisquer medidas, mas no lado oposto utilizam sistemas de combate de mais alto nível, que se completam com equipes de pessoal "absolutamente não da máfia de Donetsk".

***
Poroshenko conversou com Putin, Merkel e Hollande sobre Debaltseve. Ele disse, durante a conversa, "não atribuam aos Acordos de Minsk o que aconteceu em Debaltseve". 
Todos concordaram que é necessário o monitoramento especial da OSCE, especialmente na região do Aeroporto de Donetsk, Horlivka, Pervomaisk e Sherokino onde continuaram os tiroteios no dia de hoje.
O presidente da Ukraina exige a libertação de todos os prisioneiros, inclusive os de Debaltseve. Ele também insistiu na necessidade de soldados da paz, tanto na linha de contato como na fronteira entre Ukraina e Rússia.

***
O embaixador dos EUA mostrou o sistema de defesa aérea russo próximo Debaltseve. Fotos postadas no Twitter.


É claro que o não cumprimento do cessar-fogo em Debaltseve recai sobre os separatistas e destacamentos do exército russo. 
Por sua vez o comandante das forças aliadas na Europa Philip M. Breedlov expressou preocupações com a situação da Ukraina, recusa dos militantes em aderir ao cessar-fogo em Debaltseve e não permissão dos representantes da OSCE em Debaltseve.

***
Savchenko recusou as injeções de glicose que apoiavam sua saúde durante o jejum, por causa da inflamação nas veias devido aos cateteres. Segundo seu advogado, já não há lugar para aplicações.

***
O BCE (Banco Central Europeu) prepara-se para uma possível saída da Grécia da zona do euro.

***
Conselho Nacional da Ukraina: Filho de Yanukovych (ex-presidente), indiretamente detém três canais de televisão na Ukraina.
A Procuradoria Geral realiza investigações pré-julgamento por suspeita a Alexander Yanukovych, de cometer inúmeros crimes e se esforça para apurar seus bens e contas.

***
Por crimes contra Maidan, a Procuradoria relatou sobre suspeita a 18 altos funcionários. A maioria deles está em lugar incerto e não sabido. Ele acrescentou que já foram acusadas mais de 100 pessoas, incluindo 60 policiais. A poucos dias a organização Amnesty International apresentou um relatório, segundo o qual, por enquanto, foram punidos apenas dois policiais, mas estão em liberdade condicional. Todos os outros, por enquanto, conseguem evitar a punição, com sucesso.

***
A Procuradoria Geral diz ter evidências da participação russa no fuzilamento de pessoas no Maidan. Os russos participaram como organizadores do tiroteio. Os executores podem ter sido mercenários de outros países, ou mesmo das próprias estruturas russas, mas isto não tem importância. O importante é o objetivo e  os beneficiários.
A investigação chegou aos organizadores das execuções através da análise das conversas do ex-presidente Viktor Yanukovych.
O chefe do Serviço de Segurança da Ukraina Valentyn Nalyvaichenko culpa o assistente do presidente da Rússia, Vladislav Surkov por ter dirigido o grupo de atiradores estrangeiros no Maidan (Praça da Independência) em fevereiro de 2014. "Como parte do processo, citam-se a posição, nomes, cópia dos passaportes, datas de entrada e saída, a comunicação usada, em que instalação ficaram, como o assessor do presidente Putin, Surkov, os dirigia em Kyiv", - disse ele. Nalyvaichenko acrescentou que três grupos de agentes do Serviço de Segurança Federal da Rússia estiveram em Kyiv em dezembro de 2013 e fevereiro de 2014 para organizar e planejar a dispersão dos ativistas do Maidan.
Nalyvaichenko também disse que um grande número de policiais do SBU (Serviço de Segurança da Ukraina) revelaram-se traidores e colaboradores dos serviços de inteligência estrangeiros. ( Pelo dinheiro vendem até a própria mãe - OK).
Em particular o ex-chefe do SBU na Criméia Petro Zyma colaborou com FSB e ajudou na realização da anexação da Criméia. 
Atualmente suspeitam-se pela traição aproximadamente 100 ex-funcionários do SBU. dos quais 10 já estão presos. 
(Esta degradação moral das pessoas é filha direta do regime comunista, tão desejado por aqui. Recentemente, Poroshenko mudou o Procurador Geral. Houve muita reclamação quanto a inatividade do anterior. - Parece que agora, há mais agilidade nas apurações. - OK)

***
Merkel e Hollande ameaçam a FR com novas sanções pela violação dos Acordos de Minsk.

***
Os militantes prometem libertar os militares ukrainianos que caíram como prisioneiros em Debaltseve.

***
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk realiza consultas com os líderes da UE sobre a violação do cessar-fogo no Donbass. Anteriormente, o ex-presidente polonês Aleksandr Kwasniewski declarou que Tusk deve ser mais ativo na questão da Ukraina.

***
Encontro com os militares ukrainianos que voltaram de Debaltseve, em Kyiv, no dia 19.


Resumo e tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário