quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Savchenko morre lentamente na prisão russa
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 03.02.2015

O advogado do piloto e deputado ukrainiano Nadia Savchenko declara que ela "morre lentamente" na prisão russa após 50 dias de jejum. Ele visitou-a no dia 2 de fevereiro, no hospital da prisão. Ela ainda se recusa comer, bebe apenas cerca de 2 litros de água, permitindo aos médicos introduzir "tudo o que eles consideram necessário.

Savchenko foi sequestrada na Ukraina, próximo a fronteira russa, quando foi buscar soldados ukrainianos feridos. O governo russo a acusa de envolvimento na morte de jornalistas russos. Ela foi levada, a força, para Rússia.Também a acusam de cruzar ilegalmente a fronteira com a Rússia. (Soldados russos pedem licença para vir a Ukraina? - OK).

Os médicos da Clínica Feofania, Ukraina, declaram que o prolongado jejum da Savchenko, que já passou de 50 dias, e perda de 18 kg - é o limite. O conta-gotas com a solução salina, o que, segundo os advogados, introduzem a Savchenko, não substitui os alimentos. Há perda de glicose, proteínas e gorduras do organismo. Com o esgotamento de todos os processos, vem a degeneração dos tecidos. Mudam todos os órgãos internos, e os enterócitos, que não recebem alimentos e fluxos de sangue, atrofiam, então, recomeçando a alimentação, não funciona. A maioria das pessoas não morre durante o jejum, mas quando começa a alimentar-se.

A irmã, Vera Savchenko, disse que a pele do piloto parece formada com pequenos quadradinhos, rugas e úlceras. (Infelizmente o sacrifício de Nadia Savchenko não sensibiliza Putin, ele não está nem um pouco preocupado. Também não está preocupado coma morte de seus soldados que lutam na Ukraina. Nenhum mal causado a outros o sensibiliza - OK).

Khodorkovsky pediu para liberar Savchenko
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana) 30.01.2015

O ex-oligarca russo Mikhail Khodorkovsky, que foi confinado nos campos de Putin por 10 anos, pediu a libertação imediata da piloto ukrainiana Nadia Savchenko.

"Para não estabelecer uma situação de impasse jurídico, com extremamente sangrenta saída, Nadia Savchenko deve ser imediatamente libertada", - disse o oposicionista.

"As causas da guerra - não é a preocupação com a população que usa o idioma russo, (Putin diz que deve proteger os falantes do russo - OK) e não as míticas bases da OTAN. (Caso quiséssemos aumentar a pensão aos nossos na Criméia, poderíamos simplesmente acrescentar, e quaisquer questões com o status do idioma russo poderiam ser resolvidos através das negociações políticas. As bases da OTAN na Ukraina é mito da propaganda. A presença de armas nucleares, seu potencial agressivo - zero. Todos entendem isso, exceto completos idiotas)" - escreve Khodorkovsky.

A causa da guerra, segundo suas palavras, - em dinheiro.

"Quando a pontuação de Putin começou cair por causa dos escândalos da corrupção, quando Maidan mostrou, que o governo ladrão pode ser afastado, ao invés de lutar contra a corrupção começou a operação para afastar a atenção da comunidade, com acompanhamento da divisão da sociedade."
Mas as consequências calcularam mal. Já quase tês centenas de cidadãos russos (Khodorkovsky diverge substancialmente dos números de Vasilieva, defensora russa dos direitos humanos, conforme publicações anteriores neste blog - OK), de 3 a 5 mil soldados ukrainianos foram identificados como mortos. E isto é apenas a ponta do iceberg! Quantos mais serão conhecidos!", escreve Khodorkovsky.

"E quantas pessoas forma mutiladas, quantas perderam tudo! Mostrem, ao menos, um país, onde a população do idioma russo, que nós "protegemos", experimentou tais perdas, e tudo pelo lucro de pequeno grupo em torno de Putin e seu pessoal servil", - acrescentou ele.

"Estas pessoas devem ser punidas, se não se arrependerem elas mesmas." 
"No interior do país - através da lustração e remoção do ilegalmente adquirido fora do país - por meio de sanções específicas".

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário