terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Últimas notícias - 17.02.2015

Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 17.02.2015
Rússia transferiu para Ukraina 12 BMP e 54 caminhões com munição. Isto entrou pela cidade Izvaryne, Luhansk, segundo o porta-voz Andrii Lysenko. Ele também avisou que o inimigo continuou o reconhecimento aéreo usando veículos aéreos não tripulados BPLA (Aparelho letal não tripulado) e que foi visto a 40 metros da margem na região de Yalta em Donetsk, e foi abatido.

Foto de um BMP
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 17.02.2015
O adido do Ministério das Relações Exteriores da Lituânia Kyastutis Vashkelyavichyus respondeu a Moscou, sobre o comentário, que a Lituânia, com ajuda militar a Ukraina ameaça a paz:
 "A maior ameaça à paz da Ukraina representa a Rússia que fornece armas, com as quais destroem as cidades e matam militares e cidadãos pacíficos, - disse o lituano.

Ukrainska Pravda, (Verdade Ukrainiana), 17.02.2015
Em Paris ainda acreditam que a trégua na Ukraina funciona. "No geral, neste momento, podemos dizer que o cessar fogo é respeitado. Pelo acordo no papel, e a situação local, há algumas diferenças", - escreveu no Twitter o ministro dos Negócios Estrangeiros Laurent Fabius.

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 16.02.2015
Durante o último dia, com a realização da operação anti-terrorista morreram 5 militares e 25 foram feridos.

Ukrainskyi Tyzhden (Semana Ukrainiana), 16.02.2015
No primeiro dia de "silêncio" houve 112 bombardeios do lado dos militantes: do sistema reativo de foguetes simultâneos (MRLS), dos tanques, da artilharia e morteiros. Debaltseve foi o mais visado recebendo 88 ataques. Em Debaltseve e arredores usaram, praticamente, todos os tipos de armas. Outras vilas atingidas: Popasna, Sanjarivka, Zolote, Kamianka, Sheroquine. 
Os combatentes apresentaram novas condições para Ukraina, condições que não foram apresentadas a Ukraina no Acordo de Minsk.
Os soldados ukrainianos abriram fogo apenas em resposta.

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana) 17.02.2015
O conflito no Donbas destruiu 20% do potencial econômico da Ukraina, segundo o primeiro ministro Daniel Lubkivskyi.
Ao orçamento não entrou cerca de 23 bilhões de UAH devido a ocupação do Donbas e Criméia.
Os militantes destruíram 1,4 mil objetos de infra-estrutura ferroviária e 1500 quilômetros de rodovias.
Foram destruídos mais de 9.000 residências. O montante total dos danos é de 1 (um) bilhão de UAH.
Segundo dados anteriores a agressão russa, Ukraina não receberá, anualmente, 3% do PIB, da agricultura.

Ukrainskyi Tyzhden (Semana Ukrainiana), 17.02.2015
Os terroristas conquistaram parte de Debaltsevo avisou o porta-voz Andrii Lysenko.
"Os terroristas não respeitaram o cessar-fogo, bombardearam a cidade e arredores durante as últimas 24 horas com morteiros e MLRS. Foram 40 bombardeios sobre as posições das forças ukrainianas. 
Grupos de militantes acabaram entrando na cidade e atacavam com o apoio da artilharia e veículos blindados. 
O jornalista ukrainiano Andrii Tsapenko informou que os terroristas tomaram a Delegacia e a estação ferroviária. Mais tarde, o Estado-Maior confirmou que em Debaltseve já acontecem combates de rua.
Um grupo que protegia o suporte de tecnologia ukrainiana, caiu em emboscada e foi feito prisioneiro. O grupo lutou , mas com a perda dos carros de transporte blindados, os militares foram capturados e levados para cativeiro. Um dos militares ukrainianos encontra-se gravemente ferido.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário