domingo, 5 de abril de 2015


Propaganda russa - cópia nazista
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 01.04.2015

Putin recuperou Criméia, assim como Hitler recuperou Sudetos...


Os autores do filme de propaganda russa "Criméia. Caminho para Casa", comemorativo ao aniversário de anexação da península, foram inspirados pelo filme alemão de 1939, dedicado à ocupação de Sudetos pela Checoslováquia.

O filme nazista diz que, devido a injustiça de Versalhes, os alemães da Áustria-Hungria encontraram-se na Checoslováquia: "Interminável desgraça chegou aos nossos irmãos sudetos. Durante os 20 anos o governo checo transformou a florescente província de outrora num território miserável. Fábricas fecharam, cada terceiro alemão não tem emprego e meios de subsistência", - diz no filme. E prossegue falando sobre as lutas dos alemães pelo direito de "serem alemães".

No filme russo Putin diz que os moradores sofriam com a opressão de Kyiv. "Não podemos abandonar esta terra e pessoas que ali vivem, sem destino, sob o rolo compressor dos nacionalistas de Kyiv", - diz Putin no filme russo. Ele também salienta, que ocupou Criméia, porque este era o desejo dos crimeanos. 
Os russos, em seus quadros, afirmam que o governo de Kyiv preparava justiça sumária aos habitantes da Criméia. Os nazistas também narravam em seu filme, como Praga prepara repressões aos habitantes Sudetos...

Seguem-se outras comparações...
 
Enquanto isso...
Recentemente São Petersburgo sediou o controverso "Forum internacional conservador russo", que a imprensa chamou "Forum de neo-nazistas". Os participantes discutiram a existente, em sua opinião, ameaça da Rússia e Europa pelos EUA e decidiram, que deveriam lutar em conjunto contra Washington. "Moscou quer unir na Europa todos os nacionalistas extremistas europeus e criar
 "Natsintern" (Internacional Nacionalista) como o existente durante o comunismo "Comintern" (Internacional Comunista)... Moscou espera que graças ao seu dinheiro, a extrema direita da UE se fortalecerá e defenderá os interesses da Rússia, como em seu tempo, os interesses de Stalin defendia o "Comintern".
"É preciso ter isso em mente, quando Moscou falar sobre o renascimento do fascismo na Ukraina", diz o jornal polonês Gazeta Wyborcza.

Notícias ukrainianas resumidas
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 05.04.2015

Em Donetsk, o último dia foi o mais inquieto: 14 violações de cessar-fogo, com o uso de armas de pequeno porte, várias vezes atiraram com morteiros e de veículos blindados.
Os ataques direcionaram-se a diversas localidades habitacionais e militares.
 
Em Luhansk dispararam 5 vezes contra posições militares com armas de pequeno porte, e uma vez de morteiros

Em Mariupol não houve tiroteios, mas houve reconhecimento aéreo com o uso de quatro drones.
***
George Soros: A UE deveria prestar mais atenção para Ukraina". No jornal alemão Die Welt isto declarou o financista e filantropo americano.
"Rússia, de Vladimir Putin é o agressor, e Ukraina, que se protege, protege também os valores e princípios, em que se baseia a UE. Europa vê Ukraina como outra Grécia" e está muito ocupada com seus problemas.
De acordo com Soros, Putin não quer obter a vitória militar sobre Ukraina, da qual separará uma parte de seu território, mas terá de assumir a responsabilidade por isso.
"Ele quer atingir o colapso financeiro e político, que desestabilizará a situação na Ukraina, e de cuja responsabilidade ele poderá escapar", - disse Soros. Segundo suas palavras, Putin já provou isso substituindo a vitória com duas tréguas. Agora, Ukraina está no limiar da sobrevivência, e Putin pode escolher entre uma guerra hibrida e paz hibrida, mas Ukraina e seus aliados somente podem reagir a isto.
***
Em Luhansk pegaram um grande grupo subversivo que pretendia derrubar o governador Moskal.
O grupo planejava a ocupação do poder estatal para o dia 10. O SBU (Serviço de Segurança da Ukraina) deteve 15 membros, 300 autômatos, 1 anti-tanque Granade Launcher e grande número de granadas, 5 pistolas, coquetéis molotov, e um número significativo de armas com borda lisa.
***
Nas grandes cidades de Donetsk reforçaram o patrulhamento nas ruas.
***
O Presidente da Ukraina Petro Poroshenko deu instruções para retomar a transmissão do Canal da Criméia - ATR, para todo território da Ukraina, incluindo Criméia. "Em breve a sociedade deve ouvir, talvez de Kyiv, a voz do povo tártaro da Criméia", - disse Poroshenko. 
em uma entrevista ao "Chanel 5".
***
Os terroristas da auto proclamada "FSC" passaram o último dia concentrando equipamentos militares próximo da linha de colisão e da FR. Trata-se de tanques, artilharia pesada, outras técnicas de combate, força viva, meios de proteção, construção e melhoria de fortificações, pontos de verificação, implantação de campos minados.

Resumo e tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário