Pilhérico exército de Akhmetov - Liovochkin - Medvedchuk
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 01.04.2015
Inna Pushkin-Yunko
Paródia do governo de oposição própria para apresentação em 1º de abril.
A situação no país é tal que não é brincadeira. Mas os oposicionistas, que estando no governo seguiam o principal testamento de Yanukovych "agilizar Ukraina", hoje se apresentam como seus salvadores. Eles conseguiram divertir a nação por ocasião de 1º de abril. Na véspera a equipe dos "papieriednikov" (em russo: precursores - OK) apresentou seu governo de sombra. Melhor data para tal humorismo não dá para imaginar).
A nova Constituição, dizem, já "fabricaram" (a apresentação será em maio). Agora vão costurar projetos de lei alternativos sobre o tema "Como fazer Ukraina sair da crise?". Os vilões vão ensinar como tirar o país da ... vilania à qual eles mesmos o trouxeram.
O governo sombra apresentaram sob bandeiras do "bloco de oposição". Para completar o repulsivo-cômico quadro faltou apenas o principal "hospidarnek (em russo: patrão, dono - OK) Azarov (o qual agora em Moscou ensina Ukraina a viver) no papel de animador e gorros de palhaços sobre as cabeças dos participantes do presidium.
Comandava com o espetáculo o recém constituído comandante da alegre tropa do governo, Bóris Kolesnikov. No dia anterior ele, pessoalmente, "celebrou" o ainda, no ano passado, finado Partido das Regiões (Conselho do qual liderava), dando adeus ao cartão branco e azul de filiação partidária. Agora Kolesnikov tem novo "distintivo" de primeiro-ministro.
Responsável por "programas sociais" e reforma da aposentadoria, nomearam Natália Korolevska. Talvez, em breve nas telas apareça a gravação "Eu tenho um sonho". Apenas sobre "livre, forte e próspera Ukraina, com ukrainianos ricos e felizes". Korolevska agora em dueto com o ministro da oposição, de política social Mykhaylo Papiyev irá diligenciar. E efeitos adicionais serão acrescentados: nos raios do sol, nas escarpar do Dnieper, na auréola brilhará não apenas Korolevska, mas também o bigode engomado de Papiyev.
A cadeira do vice-primeiro-ministro de sombra, sobre atividades de órgãos de proteção, entregaram ao deputado Vadim Rabinovich. Quando oposição concluir 100 dias, o ministro da oposição, dos assuntos do Interior Konstantin Stogniy em coro com o vice-primeiro-ministro-controlador apresentarão relatório. E cantarão shanson russo.
"Smotryaschyi" (em russo: encarregado - OK) para industrialização e restauração de Donbas nomearam Alexander Vilkul. Vice-primeiro ministro da reforma do governo local - Mikhail Dobkin (para onde irão os "vilões" sem Dopa?).
Mais dois personagens conhecidos na relação do governo sombra - Konstantin Grishchenko (como Ministro do Exterior acabou não dando certo) e Igor Shuma (comandará o Ministério de Saúde. Os sobrenomes dos restantes ministros "casamenteiros" não são conhecidos publicamente. Predominam pessoas de Akhmetov (O homem mais rico da Ukraina - OK). Apesar de que entre os ministros ordinários aparece um "pinchukivets" - o recém timoneiro de oposição do Ministério dos Transportes Vladimir Shemayev ("pinchukivets" significa ser de confiança de Viktor Pinchuk, que é genro riquíssimo de Leonid Kuchma, ex-presidente da Ukraina, de dois mandatos. Ver reportagem anterior recente -OK)
Um dos principais patrocinadores do "Bloco Oposicionista" Sergei Liovochkin satisfez-se com a modesta quota no Gabinete Ministerial de sombra. De sua paróquia acendeu-se o já mencionado Michael Papiyev. Liovochkin ou simplesmente resolveu não participar da zombaria da vez sob as bandeiras dos "vilões". Ou, pode ser, que seu interesse ao projeto "azedado", sob o nome "Bloco de Oposição" extinguiu-se? O que não se pode dizer sobre outros "acionistas" do Bloco de Oposição: Akhmetov e Medvedchuk (lembrando, Medvedchuk é compadre de Putin - OK).
Mas, apenas o cálculo de que o governo histrião acrescentará ao "bloco de oposição" pontos para classificação política, parece improvável. Primeiro, todos os governos de sombra na Ukraina desacreditaram a própria idéia de oposição ao Gabinete Ministerial no desempenho ukrainiano. Se em muitos países o Gabinete Ministerial de sombra, realmente é um órgão de ação e influência, que é considerado, aqui isto denomina-se "exércitos divertidos". Segundo, "Ukraina para as pessoas" nós já vimos. E não importa sob que novo disfarce seus "criadores", novamente desejarão incutir esta putrefação. Eles, até ao seu eleitorado, é improvável que consigam.
(À tradução, infelizmente, não consegui transmitir a idéia galhofeira do original. Alguns termos usados não existem no dicionário, nem no meu conhecimento. O texto, em si, trata uma situação verdadeira - OK).
Tradução: O. Kowaltschuk
Nenhum comentário:
Postar um comentário