quinta-feira, 9 de abril de 2015


Heróis de verdade!
O Parlamento reconheceu os combatentes do UPA (Exército Insurgente Ukrainiano) como lutadores pela Independência da Ukraina.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 09 de abril de 2015

Ivan Farion

Só na velhice estas pessoas receberam o reconhecimento oficial do Estado, pelo qual derramaram sangue.
Na véspera da Páscoa, na Quinta-feira Santa, os deputados fizeram aquilo, que não conseguiram por todos os 24 anos de independência, - limparam a história ukrainiana de dogmas e mitos soviéticos, e em seu lugar colocaram heróis verdadeiros.

O Parlamento aprovou a lei, que reconhece combatentes pela Independência ukrainiana aqueles, que realmente foram, mas a propaganda comunista abafava, submetia com repressão.
O reconhecimento oficial receberam: União para a Libertação da Ukraina, Ukrainianos Sich Fuzileiros (USS), República Popular da Ukraina (UNR), Hetmanat, República Ukrainiana Ocidental Popular, Destacamentos de Guerrilheiros e Insurretos do Dnieper, Organização da Defesa Nacional "Carpathian Sich", Exército Insurgente Ukrainiano (UPA), Organização dos Nacionalistas Ukrainianos (OUN), , Parlamento Carpathian Ukrainiano, União Ukrainiana de Helsinki e outros movimentos e organizações, e também pessoas em separado, que aproximavam nossa liberdade. Uma pessoa que desenvolve esta e outras leis "anti-soviéticas" é o filho do ex-chefe do Exército Insurgente Ukrainiano, deputado Yuriy Shukhevych.

Agora, como previsto na Lei, a negação pública da legitimidade da luta pela independência da Ukraina, no século XX é reconhecida é reconhecido insulto, "humilhação da dignidade da nação ukrainiana e é ilegal". É prevista responsabilidade. Ao mesmo tempo, o estado agora pode distinguir os combatentes que lutaram pela liberdade da Ukraina, premiá-los, instalar-lhes garantias e benefícios sociais.

Relacionadas com esta lei também outras decisões legislativas do Parlamento. Uma delas prevê a abertura de arquivos de todos os órgãos repressivos da União Soviética na Ukraina, no período de 1917-1991. Qualquer pessoa pode acessá-los... Outra lei proíbe a propaganda dos regimes comunista e nazista, utilização e propaganda de seus símbolos, obriga aos órgãos estatais  investigar os crimes cometidos pelos simpatizantes dessas ideologias.

Privação do "clichê soviético" -  o diretor do Instituto da Memória Nacional Ukrainiana Volodymyr Vyatrovych chamou a lei, que prevê a rejeição do termo "Grande Guerra Patriótica". No lugar desse, usar-se-á outro - "Segunda Guerra Mundial" que abrange o período de 1939-1945. O dia 8 de maio será comemorado como Dia da Memória das vítimas da Segunda Guerra Mundial e da Reconciliação, e 9 de maio - Dia da Vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial. De acordo com esta lei, durante as comemorações em honra aos que morreram nesta guerra, cancela-se o uso de símbolos soviéticos. Como já é de conhecimento geral, o governo ukrainiano e a sociedade concordaram, que o símbolo da memória pelos ukrainianos, que morreram pela nossa liberdade, será a papoula vermelha.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

Resumo de algumas notícias
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 07.04.2015

Mais de 2.500 combatentes já foram libertados do cativeiro da "DNR" e "FSC". No momento ainda há cerca de 400 pessoas no cativeiro. As libertações acontecem mediante trocas entre os dois lados.
***
No orçamento do Pentágono não haverá dinheiro para apoiar Ukraina e os países bálticos.
A Casa Branca anunciou que o projeto do orçamento militar dos EUA para 2.016 prevê menos dinheiro para o programa European Reassurance Initiative, do que para a mesma finalidade foi destinado para 2.015. Apenas 800 milhões de dólares de um orçamento de trilhões de dólares que a Casa Branca prevê para o Pentágono em 2016 será atribuído a um programa cujo objetivo principal é o de impedir a agressão russa contra Ukraina.

***
Entre 3 e 6 de abril, da Rússia para o território ocupado da Ukraina, vieram 3 grandes colunas de equipamento militar. Segundo os pontos de controle e passagem: 12 tanques T-72, 10 veículos blindados e 10 BMD + 20 BMD, 25 caminhões "KamAZ" com pessoal, 15 caminhões com combustível, 3 ACS "Cravo".
Além das duas direções que este equipamento era direcionado, para mais duas direções seguiram 20 tanques T-72 e 30 caminhões "KamAZ" e mais 12 tanques, 2 BMO-2, 4 BTR-80 e 2 caminhões de combustível.
***
Governador de Kharkiv Igor Raynin acredita que a ameaça de desestabilização na região existe, mas a ela já aprenderam resistir. A situação na região é complexa. São 30 km de fronteira com a Rússia, mais 300 - com Donetsk e Luhansk. "Ameaças... há, é claro. O inimigo continua suas tentativas de desestabilização da região. Mas, eu penso que nós já aprendemos combater os ataques à vida pacífica dos nossos cidadãos", - disse o governador.
"O objetivo das explosões é propagação de pânico. Há certos grupos de sabotagem que operam sob o treinamento direto dos serviços russos. De acordo com nossos dados há cerca de dez grupos. Quando alguns são liquidados, vem outros já treinados, para substituição. Estes grupos tem instrutores russos, os "soldados" são ukrainianos que foram treinados em Belgorod, Rostov e Tambov (Rússia). Nestas cidades, como sabemos, há outros com formação de sabotadores. O Centro Coordenador é em Belgorod. Pelo ataque ao Palácio de Esporte foi prometido aos executores 10 mil dólares. Um tiro do lançador de granadas "custa" 300 dólares. Mas eu considero que as autoridades locais e as forças de segurança conduzem um trabalho bem sucedido com a busca e a neutralização dos sabotadores e separatistas ativos. No momento eles já não conseguem agir com efetividade. E o mais importante, a cada dia, estes grupos, perdem  o apoio da população.
Por isso, ainda que o adversário, continue examinar Kharkiv como uma de suas principais metas, nós não vamos desistir e aumentar a onda de separatismo não permitiremos", - disse Raynin.

***
Em Kramatorsk os investigadores fizeram busca na casa e local de trabalho do Procurador e de seu substituto, e encontraram mais de 5 milhões de UAH.
Também encontraram documentos e registros, que "implicitamente" testemunham sobre subornos mensais e sistemáticos de empresários que se ocupavam com negócios "legais" e "ilegais".
Por sua vez, o conselheiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros Anton Heraschenko, em sua página no Facebook, escreveu que o detento procurador de Kramatorsk é suspeito de ter seguido seus antecessores - chantageando pontos ilegais de recebimento de sucata de metal, comércio ilícito de bebidas alcoólicas, salões ilegais de caça-niqueis, etc.
***
A situação na Ukraina agrava-se. Os militantes usam armas pesadas violando o "Acordo de Minsk" e a tendência é de crescimento, declarou o porta-voz Andrei Lysenko.
"As provocações armadas do inimigo ocorrem regularmente em toda a linha de fronteira, exceto a parte oriental de Luhansk".
Na segunda-feira foram registrados 5 episódios de aplicação de morteiros de 120 milímetros, três ataques a nossas posições de artilharia de cano e uso de tanques.
Lysenko enfatizou que todos os tipos de armas acima mencionados não deveriam ser usadas segundo os "Acordos de Minsk".

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário