domingo, 30 de novembro de 2014

"Noite da Memória" no Maidan
Vysokyi Zamok (Castelo Alvo), 30.11.2014

Na Praça da Independência em Kyiv realizou-se a ação sob o nome "Noite da Memória", dedicada ao aniversário da dispersão, pelo Berkut (Polícia do ex-presidente Yanukovych), dos estudantes que protestavam participando do Euromaidan, na noite de 30 de novembro de 2013.


No Maidan (praça) vieram alguns milhares de pessoas, muita juventude, estudantes.

Os participantes colocaram alguns barris, nos quais alimentaram o fogo, que foi tradicional método de aquecimento durante os protestos no Maidan.


Perante os participantes da ação apresentou-se o embaixador da UE na Ukraina John Tombinskyi. Ele ressaltou que os ukrainianos devem agir de modo que, o sacrifício das pessoas mortas durante os protestos no Maidan, não sejam em vão e, como resultado resulte uma Ukraina forte, na composição da Europa unida.

Por sua vez, o embaixador da Lituânia na Ukraina Petras Vaitiekunas disse, que seu país apoia Ukraina e acredita que o "agressor será detido". Ele ressaltou que a chave para o sucesso da Ukraina são as reformas e a unidade.

Aos participantes da ação dirigiu-se, com Skype, o ex-comissário da UE para o Alargamento da Política Européia de Vizinhança Stefan Füle. Ele observou que durante o Euromaidan os europeus viam na Ukraina tantas bandeiras da UE como nunca vêem na própria UE,
Füle lembrou, que a um ano Maidan simbolizava o direito à liberdade de expressão e de reunião dos cidadãos para expressar desacordos com as ações do governo.
"Isto também era luta contra a arrogância, do então governo, que pensava que não existe responsabilidade".- disse Füle, acrescentando, que os cidadãos vieram ao Maidan para apoiar a integração à União Européia. Ele observou que no Maidan viam-se muitas bandeiras da UE.

Diplomatas de todo mundo lembraram a dispersão forçada no Maidan da Independência.
Suas fotos e lembranças eles colocam nas páginas da rede social Twitter.

Particularmente, o Embaixador do Canadá na Ukraina  Roman Vashchuk postou fotos da "Noite de Memória" (ou "Night of Memory"), realizada na Praça da Independência, em memória dos acontecimentos do ano passado.
"Além do palco do Euromaidan, a noite de memória para lembrança sobre ataque a estudantes em 30 de novembro de 2013, que se tornou um ponto de viragem durante os protestos do ano passado" - escreveu o diplomata.


O Embaixador da Suécia para Ukraina Andreas von Bekerat, em seu blog, postou uma mensagem, que ele escreveu depois da violenta dispersão do protesto pacífico.
"Os acontecimentos daquela noite, em dois dias mobilizaram 500 mil manifestantes", - observou ele.

O vice-embaixador da Lituânia na Ukraina Marius Yanukonis também postou fotos da "Noite de Memória" no Maidan e citou o embaixador da Lituânia na Ukraina Petras Vaitiekunas: "Nós acreditamos na Ukraina, e Lituânia sempre dará o indispensável apoio", - disse o embaixador da Lituânia aos ukrainianos, que reuniram-se para lembrar os acontecimentos do ano passado.


Vídeo sobre a "Noite de Memória"


Tradução: O. Kowaltschuk



Nenhum comentário:

Postar um comentário