domingo, 28 de fevereiro de 2016

Marcha em memória de Nemtsov: mais de 24 mil participantes e coluna em apoio a Nadia Savchenko.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 27.02.2016


Em Moscou a marcha em memória do oposicionista russo Bóris Nemtsov, realizada em 27.02.2016, também marchou uma coluna de apoio à detida ilegalmente, a ukrainiana Nadia Savchenko. Participaram da coluna de apoio a Savchenko, sua irmã Vira, os advogados Mark Feigin e Mykola Polozov, e ukrainianos que vivem na Rússia. Os protestantes cantaram o Hino Nacional ukrainiano e também carregavam a bandeira da Criméia.


A participação na "Marcha de Nemtsov, de acordo com "Calculador Branco", mais de 24 mil pessoas. A coluna foi liderada pelos oposicionistas Mikhail Kasyanov e Ilya Yashin.


Durante a marcha houve recolhimento de assinaturas com apelo ao governo de Moscou para instalar uma placa em memória de Nemtsov na ponte onde o político foi morto. Segundo dados já recolheram aproximadamente 30 mil assinaturas.

https://www.youtube.com/watch?v=rs12fFeNv7E

Em outras cidades da Rússia, onde foram realizadas marchas semelhantes, aconteceram provocações contra seus participantes.

Em Krasnoyarsk, o organizador Evgeny Baburin foi sequestrado ao sair de sua casa. Ele foi levado num carro e mantido lá à força. Depois de algumas horas foi libertado. A manifestação foi proibida, não aconteceu.

Em Voronezh, adolescentes atiravam trigo, ovos e "zelenka" nas pessoas. (É uma espécie de tinta verde-OK).

Em Novosibirsk, o governo municipal não concedeu permissão para comemoração. Mas ocorreram vários eventos memoráveis: piquetes individuais, exposições fotográficas e colocação de flores no memorial às vítimas da repressão política, relata a Rádio Liberty.

Em Minsk (Bielorrússia), os ativistas depositaram flores e velas na embaixada russa. Não houve impedimento.

Em Kyiv as pessoas reuniram-se próximo da embaixada da Rússia.

Em Kemerovo (cidade industrial russa, a noroeste de Novosibirsk -OK), a polícia prendeu sete participantes, três pessoas foram presas e duas deverão pagar multa de 10 mil rublos.

Em Chelyabinsk o organizador foi atacado.

As manifestações foram planejadas também em Kyiv, Odessa, Washington, Nova York, Colônia, Londres, Paris, Roma e outras cidades.

Cadetes que cantaram o hino da Ukraina na Criméia, tornaram-se tenentes em Odessa.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 26.02.2016

Em Odessa, 32 alunos da antiga Academia da Marinha (Criméia),  formaram-se e receberam a patente de oficial, na sexta-feira. Estes estudantes, na primavera de 2014, em Sevastopol, durante a anexação da Criméia, cantaram o Hino Nacional da Ukraina, depois que hastearam, no território da escola militar as bandeiras da FR.

"Em Odessa, 32 alunos, no término do curso na "Academia Marítima de Odessa" receberam a patente inicial de "Tenente".


Estes são patriotas ukrainianos, que permaneceram leais ao juramento. Eles vão servir, inicialmente, nos navios e nas unidades militares.



Como sabemos, após a anexação da Criméia pela Rússia o presidente da FR Vladimir Putin assinou um decreto sobre o renascimento da Escola Naval Superior "Nakimov", do Mar Negro.
Durante a substituição das bandeiras ukrainianas pelas bandeiras russas, os estudantes ukrainianos cantaram o Hino da Ukraina. 

Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 27.02.2016
O líder da oposição checa, Miroslav Kalousek, disse que todos os 26 deputados checos do seu Partido TOP09,  são a favor da libertação de Nada Savchenko e usam emblemas com seu retrato, em fundo amarelo e azul.
A República Checa é um dos muitos países da UE que faz parte da ação europeia, de solidariedade a Nadia Savchenko.

Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 27.02.2016
Ao projeto "Proteção aos direitos dos tártaros da Criméia, usando diplomacia pública", o governo estoniano alocou 105 mil euros, segundo o vice-presidente do Forum Permanente da ONU, sobre a questão de povos indígenas, Oliver Loode.
O "Instituto da Estônia para os Direitos Humanos, iniciou um projeto para fortalecer a posição dos tártaros da Criméia na União Européia, e em geral - no mundo ocidental. Isto também inclui o sistema da ONU e diversas organizações internacionais. É importante que as organizações internacionais e os Estados saibam sobre os tártaros da Criméia, sua história e identidade", - disse Loode.

Dois moradores de Ternopil foram condenados por recrutamento de mercenários para "DNR" e "FSC".
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 22.02.2016

O serviço de imprensa do gabinete do procurador na região de Ternopil informa sobre o processo penal contra dois moradores de Ternopil,  acusados de traição, auxílio a organizações terroristas, financiamento do terrorismo, recrutamento de pessoas para cometer atos terroristas, apelos públicos à mudança violenta e derrubada da ordem pública.

O tribunal provou, que as duas pessoas de Ternopil, enquanto permaneciam na FR, reuniam-se com os líderes da organização terrorista "DNR", e, para executar suas tarefas recrutavam mercenários para cometer atos terroristas no território ukrainiano. 
Durante maio-julho de 2014 os réus recrutavam ukrainianos, aos quais prometiam pagar 1.000 dólares americanos, pela atividade terrorista, seguro de 20 mil dólares no caso de morte e recompensa adicional pela morte de militares e destruição de equipamento militar das Forças Armadas da Ukraina.

Eles também davam instruções, organizavam apoio material aos mercenários, os quais enviavam através do território da Bielorrússia para um acampamento especial na cidade Rosto-on-Don (Rússia) para treinamento e participação em atividades terroristas em nosso país, organizavam e realizavam coletas de dinheiro, equipamento militar, meios para comunicação, medicamentos, alimentos e asseguravam sua entrega aos participantes de organizações terroristas "FSC" e "DNR".

Também alimentavam o sentimento separatista entre a população de diferentes regiões da Ukraina através das redes sociais e organizavam comícios contra as ações de autoridades públicas em diferentes cidades da Ukraina, dizem na promotoria.

Segundo o veredito do tribunal, os réus foram considerados culpados por terem cometido crimes relacionados com terrorismo e separatismo. 
Um foi condenado a 14 anos, e outro a 15. Ambos com confisco de bens.

Entrevista em vídeo do prisioneiro Sentsov.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 28.02.2016

Vídeo gravado com o diretor cinematográfico ukrainiano, ativista de direitos humanos. Foi gravado pelos ativistas de direitos humanos em Chelyabinsk - ponto intermediário no caminho para Yakutia, por Tatiana Lotz e Valéria Pryhodkinoyu e publicado na página Odessa Internacional Film Festival, no Facebook. A conversa ocorreu num ponto intermediário da etapa de Oleg Sentsov à colônia de rigorosa regime.


O diretor ukrainiano contou como ficou confinado no porão, onde ficou doente e começou tossir. Também ele respondeu às perguntas das ativistas, se sua família recebeu a cidadania russa na Criméia e sobre seu otimismo. 
"Normalmente, eu ainda sou mais alegre, agora estou meio adoentado" - disse Oleg Sentsov.

(Além de ser naturalmente alegre, Sentsov e Kolchenko (o outro rapaz que esteve preso com com  e que pegou 12 anos de prisão, combinaram não mostrar tristeza perante o inimigo. Sentsov é pai de duas crianças que ficaram com sua irmã. 
Yakutia pertence à FR - localiza-se no Extremo Oriente, região nordeste da Sibéria. É a maior unidade administrativa no mundo, sua área corresponde, aproximadamente, à área da Índia ou Argentina - 3.103.200 km² quadrados. População 958.2 mil (2011).

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário