domingo, 7 de fevereiro de 2016

Curioso caso do presidente.
Dzerkalo Tyzhnia. Ukraina (Espelho da Semana. Ukraina), 05.02.2016
Oleg Bondar


22% membros do "Bloco Petro Poroshenko" nos Conselhos Regionais e 12% no Parlamento - antigos regionais.
O deputado do BPP Oleksii Goncharenko, indicado candidato para ministro da saúde "branqueou" sua biografia, excluindo dela ter sido membro do partido "União" (Soyuz) e Partido das Regiões. Claro, segundo a pompa e a escala este incidente claramente deu lugar ao escândalo causado pelas declarações do Ministro da Economia Aivaras Abromavichus. Mas o caso de Goncharenko revela algumas conexões de causa-consequência, da séria crise política, à qual entra Ukraina. 

Pois vale a pena apenas esticar a memória...

"Hoje eu asseguro, que o Partido das Regiões está totalmente desacreditado pelo comportamento de seu ex-líder - assassino, ladrão, criminoso. E eu estou convencido, que o Partido das Regiões não tem nenhuma chance de renascimento..." - assim em maio de 2014 no primeiro comício em Mukachevo, o candidato à presidência Petro Poroshenko estimou as perspectivas da organização, um dos fundadores da qual, em seu tempo ele se apresentou.

Em 15 de novembro de 2015, já depois das eleições para órgãos municipais, respondendo a uma pergunta de um dos canais sobre o destino dos regionais e comunistas, o presidente do país declarou: Quando me perguntavam durante a campanha se eu prometo, com decreto presidencial, proibir o Partido Comunista, eu disse, que - não. O Partido Comunista deve perder as eleições, depois receber através da justiça, a decisão sobre seus crimes, e somente depois disso, nós receberemos isto como lei. A mesma situação com os que hoje estão nas fileiras do "Opoblok" (Bloco de Oposição) que por causa das eleições tentam ser representados no governo local ou no Parlamento. Posição semelhante é duvidoso que supunha a criação pelo próprio presidente de partidos guarda-chuva para os antigos regionais durante as eleições municipais, muito menos para dar-lhes concessão de lugares em grande escala no BPP".

No entanto, ao mesmo tempo, já que foi tornada público a análise das listas nominais em 11 "Oblast" (província, estado) onde figuravam mais de 300 ex-membros, do ex- de Yanukovych Partido das Regiões.  "A maioria daqueles que não se tornaram membros do "Bloco de Oposição" candidataram-se através do "Bloco PP", "Solidarnist" (Solidariedade), "Vidrodgenia" (Renascimento) e "Nash Krai" (Nosso País), - escreveu antes das eleições, em sua pág. no Facebook Andrew Levus, deputado do "amistoso" BPP, "Narodnyi  Front" (Frente Popular), bloco do "amigo" Yatseniuk - Primeiro Ministro . Em sua declaração tratava-se de "120 ex-regionais identificados nas listas do BPP, 102 ex-regionais nas listas de "Nosso País" (projeto conformista criado pela Administração presidencial, que recebeu os antigos regionais de diferentes pelagens). Também, segundo dados de Levus, 57 regionais encontraram-se nas profundezas do "Vidrodgenia" (Renascimento), 28 - no "Batkivshchyna" (Pátria, um no UKROP (União dos Patriotas Ukrainianos) em VO"Svoboda" 
(União Ukrainiana Liberdade).

Respostas à publicação destas informações e praticamente acusações diretas do parceiro da coalizão em "cooperação do partido do presidente com representantes do regime de Yanukovych" foi a declaração do presidente da facção do BPP no parlamento Yuri Lutsenko: "Pessoas que se mostraram ativas depois da revolução, aqueles que eram membros comuns, precisamente, membros estatísticos do Partido das Regiões, podem estar entre nós. Isto eu não descarto" (Lutsenko que, quando foi aprisionado por Yanukovych, sofreu muito durante um bom tempo. Agora sua esposa, que é deputada, vota por ela e por outras pessoas. Outro dia votou por mais três, sem nenhuma vexação. O vídeo mostrou. Pobre povo ukrainiano! - OK).

Assim, de 84 membros dos Conselhos regionais, de 377, os que vieram do BPP, - ex-membros do Partido das Regiões. Isto é quase um quarto (22%) dos deputados presidenciais na região. (Não não nos esqueçamos que 17 deputados dos 139 do BPP  - também são provenientes do Partido das Regiões, Como se viu, o partido de Yanukovych manifestou-se como reserva de confiança para o BPP.

Se você tentar marcar os pontos mais estreitos de cooperação do novo poder com os representantes do antigo, então cinco líderes encabeçaram Dnipropetrovsk e Odessa, onde metade dos deputados do BPP - são antigos regionais: 7 de 14 e 11 de 22 respectivamente.

À luz desta estatística pode-se perguntar, quem foi mais oportuno à Bankova (presidência) na cadeira de prefeito de 
Dnipropetrovsk - o protegido de Kolomoiskyi  - Filatov, ou o ex-regional Vilkul? Como, de fato, em Odessa, onde o governo central não muito contribuiu para o progresso à prefeitura ao Sasha Borovik do formalmente pró-presidencial comando de Saakashvilli e, dizendo o mínimo, não muito atrapalhou a vitória do atual prefeito Gennady Trakhanov, um ex-deputado do Partido das Regiões e ex-presidente do Partido no Conselho da cidade de Odessa.

A presença abundante de antigos regionais observa-se também no Conselho Regional de Cherkassy (38%, 7 deputados dos 18), Kharkiv (30%, 6 de 20), Khmelnytskyi (29%, 5 de 17) e Chernihiv (25%, 3 de 12). Como podemos ver, os partidos de ontem, usaram o partido do poder como "telhado" para voltar ao poder, e não somente no leste.

Entre os estranhos "da corrida dos antigos" - a Kyiv, de acordo com a relação do bloco, tornaram-se deputados apenas 2 regionais dos 52 deputados (Eles denominam "deputados", o que para nós ão "vereadores"- OK), E, também o Conselho de Transcarpathia que no BPP (15 deputados) entrou apenas um do governo anterior. 

E mais um número. No final de janeiro deste ano, às lideranças dos Conselhos das cidades, regiões e estados foram escolhidos 260 deputados do BPP. 55 deles (21%) - ex-regionais, que passaram sob a bandeira do bloco presidencial. Isto significa, que hoje, cada quinto dirigente local do BPP é ex-regional. Como não citar novamente Petro Poroshenko: 
"Novos rostos, novas pessoas - é isto que hoje caracteriza o nosso país...

A mera participação na política e na participação pública dos "antigos", sedição não é. Especialmente, se ao assunto incorporar profissionais, não contaminados pelos crimes.

Mas nesse caso há interrogações. quanto à quantidade de partidários realizados, quanto à sua proficiência, outros.

Não convém "ouvir cada um" que com tal leviandade prometeu "viver de modo novo."


Exposição "Vencedores", dedicada aos heróis da ATO
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 07.02.2016

A exposição mostra 17 corajosos e belos homens e uma mulher-voluntária - nossos defensores que agora vivem com próteses.


Projeto social da mídia com o simbólico nome "Vencedores" - isto é uma causa comum, da TCN (Notícias da Ukraina e Mundo) e VIVA. O curador do projeto foi o anfitrião do canal "1 + 1" Salomia Vitkivska.








No museu nacional Taras Shevchenko em Kyiv, abriu a grande exposição "Vencedores" que mostra 17 corajosos e belos homens e uma mulher-voluntária - nossos defensores, que agora vivem com próteses. Eles perderam parte do corpo em ações de guerra no leste da Ukraina, mas não perderam a força de espírito. Autores das fotos - Oleksandr Morderer e Tatiana Rublhova. As fotos do projeto foram publicadas na edição de caridade, projeto especial do jornal VIVA! "Vencedores", todos os rendimentos da venda serão transferidos ao desenvolvimento de próteses modernas na Ukraina (Muitos tratamentos e próteses em geral, não me refiro aos casos citados neste artigo, foram feitos em outros países europeus - OK).

O cirurgião Rostyslav Valikhnovskyi, que já a muito tempo ajuda no tratamento aos feridos heróis da Ato, apoiou o projeto "Vencedores" e prometeu ajudar o soldado da 30ª brigada Andrew Kononiuk realizar cirurgias reconstrutivas no rosto e membros. Hoje Andrew sorri, embora em seu corpo ainda permanecem fragmentos de minas.

"Propósito do projeto "Vencedores" - mudar a atitude do público para com aqueles que perderam parte do corpo. Afinal, as tecnologias modernas permitem que essas pessoas vivam uma vida plena, trabalhem, ocupem se  com esporte e sintam-se iguais. Elas merecem respeito e dignidade", - Elas merecem respeito e dignidade", - observou Salomia Vitvitska.

Na cerimônia de abertura Svitlana Tarabarova apresentou a canção-esperança "Primavera" e Anastácia Prykhodko cantou "Os heróis não morrem."

Na exposição falaram sobre os sonhos acalentados de cada herói do projeto, e alguns já foram realizados. No desejo dos sonhos mais popularizados de nossos soldados eram viagens. O proprietário da empresa de viagens "Extravaganza" Igor Zakharenko presenteou os rapazes com férias no estrangeiro, e o proprietário do hotel "Romantik Spa Hotel" Ivan Gawron presenteou os soldados com descanso e reabilitação no seu hotel nos Cárpatos. A surpresa do evento foi a declaração de Viktor Kardash. Ele ficou de joelho e fez uma proposta de casamento à sua amada Olga, que respondeu "sim"!. Os noivos foram presenteados com um cruzeiro na Inglaterra, que Viktor sonhava em conhecer. Antes da guerra Kardash era professor de dança, mas agora vive com a prótese da perna, mas jura recuperar as forças e continuar dançando.

A consolidação dos patronos,voluntários, mídia, médicos, parceiros estrangeiros tornou possível apresentar um projeto poderoso, visando a resolução de atuais na Ukraina problemas no campo de próteses. O projeto "Vencedores", foi realizado com o apoio do Fundo de Caridade "Save Lives Together"(Salvar vidas juntos), chamou a atenção do público para todos os que vivem com deficiência. Essas pessoas também têm o direito de circular confortavelmente pela cidade, usar metrô, frequentar teatros e cinemas, viajar pela Ukraina.

https://www.youtube.com/watch?v=5Fn77Wie3Fc

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário