segunda-feira, 2 de novembro de 2015


"Com Korban ninguém vai parar".
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 02.11.2015
Dmitry Shurhalo

"UKROP" promete trazer adeptos às ruas.


Na segunda-feira, 2 de novembro, o tribunal pode determinar a medida de restrição para o líder do partido "UKROP" (União de Patriotas Ukrainianos). Gennady Korban, que foi detido em 31 de outubro.
"UKROP" alega perseguição política. Os agentes policiais e representantes do governo afirmam que esta prisão não tem nenhuma relação com política. No entanto, observam os comentaristas, o governo anterior fazia as mesmas declarações, quando prendia seus adversários políticos.

O líder do partido "UKROP", Gennady Korban é acusado de envolvimento na captura de representante do governo, apropriação ilícita de veículo de transporte, criação de um grupo criminoso organizado. Segundo dados do SBU (Serviço de Segurança da Ukraina), em Dnipropetrovsk foi realizada uma operação especial para eliminar a organização criminosa, em que atuaram mais de 500 funcionários e 65 investigadores da Procuradoria Geral. Como resultado das buscas, a polícia apreendeu e demonstrou armas, grande quantidade de dinheiro, e selos de várias empresas.

De acordo com o Ministério Público, sob o pretexto de coleta de doações para os soldados da ATO financiavam exército privado. Também declaram que vão exigir ao tribunal para G. Korban "exclusivamente detenção". No entanto, um dos líderes do partido "UKROP", e colaborador de G. Korban, deputado Boris Filatov diz, que as acusações são falhas e acusa as autoridades de repressão.

"Tanta arbitrariedade legal eu não vi, nem no período de Kuchma, nem no de Yanukovych... Nós anunciamos uma mobilização geral, e nosso partido trará pessoas às ruas de Kyiv. E, lá veremos, quem está com a verdade", diz ele.

O governo promete novas prisões.

Segundo o presidente Petro Poroshenko: "As investigações devem ser maximamente transparentes, e criar bases para confiança do público".

"Com Korban ninguém vai parar. Nós não temos imunidade contra processos por crimes de corrupção de ninguém: nem em equipes do nosso governo, onde também pode haver processos, nem no antigo regime, onde todos os culpados devem ser responsabilizados. E eu enfatizo, que o país, em breve, deve ouvir os nomes daqueles que serão responsabilizados", - disse o presidente em entrevista aos canais de TV ukrainiana.

Os companheiros do presidente também salientam que devem ser punidos não apenas os opositores do atual governo:
"Ou as forças de segurança, duramente atingirão os membros da gangue de Yanukovych, ou nós teremos novas forças de segurança. A não conclusão destas questões traz uma percepção crítica quanto à detenção de Korban. Processos criminais contra ex-funcionários, há tão numerosos quanto contra Korban", - disse o chefe do "Bloco Petro Poroshenko" Yuriy Lutsenko.

A "UKROP" cortarão as asas.

Os especialistas enfatizam que também o governo anterior encorajava não procurar implicações políticas quando Yuriy Lutsenko e Júlia Tymoshenko foram detidos. Agora, os mesmos problemas surgem, apenas entre os oponentes do governo. 

Se num futuro próximo não houver prisões de figuras importantes do círculo de Akhmetov e Firtash, falar sobre a de-oligarquização, que a leis se aplica a todos, sem exceção, não há nenhum significado. Mas, tais prisões, do meu ponto de vista, não são previstas, diz o cientista político Vitaly Kulyk. 
Segundo suas palavras, a prisão de G. Korban  "é tentativa de cortar as asas à força política que começou a ganhar impulso e anunciou sua participação na política".

De acordo com a analista Victoria Podgorny, agora trata-se de luta contra o comando de Igor Kolomoisky, do que contra o crime organizado. "Todas as forças de segurança estão envolvidas nesta operação - SBU (Serviço de Segurança da Ukraina) e Procuradoria Geral  - são completamente subordinados à Presidência. Isto indica a presença do fator subjetivo. Se averiguar os acontecimentos do ano passado, não é a primeira tentativa de afetar a equipe de Kolomoisky, diz ela.

Fator Korban: parlamento e eleições de Dnipropetrovsk.

A prisão de G. Korban pode tornar-se um fator de desestabilização adicional para os trabalhos no Parlamento. Verdade, as forças do "UKROP" são poucas. No entanto, segundo Vitaly Kulik elas podem tornar-se o "ponto de consolidação" com outras forças políticas na formação da oposição ao presidente.

Além disso, surgem problemas adicionais dentro da maioria parlamentar. "Samopomitch" (Auto-Ajuda) já declarou,que a prisão de G. Korban e a busca na recepção do deputado Boris Filatov é uma tentativa de retornar Ukraina para os tempos de repressão política de Viktor Yanukovych.
"Nós somos categoricamente contrários a justiça seletiva. Os fatos, em que hoje acusam G. Korban,já são conhecidos do público, e das autoridades, a muito tempo. Mas, só agora , quando Korban se tornou membro de partido político, que saiu com críticas afiadas contra o presidente, seu passado foi o motivo de sua prisão. Então, obviamente, os verdadeiros motivos da detenção é a perseguição política", - diz a "Auto-ajuda".

Também, como sinal de protesto, do "Bloco Petro Poroshenko" saiu o deputado majoritário Taras Batenko.

Consequências muito maiores a prisão de G. Korban, poderá haver no nível regional. Nos conselhos municipais "UKROP" agora não formará coalizão com representantes do "bloco Petro Poroshenko, o que pode criar problemas para autoridades em várias regiões. 

Também isto poderá ter um grande impacto na eleição do prefeito de Dnipropetrovsk, onde, na segunda rodada concorre o representante do "UKROP" Bóris Filatov e o ex vice-Primeiro Ministro, representante do "Bloco de Oposição", Alexander Vilkul.

Isto consolida e motiva o eleitor, que hesitava votar em Filatov. E tal tentativa pode estimular parte do eleitorado patriótico votar em Filatov", admite Vitaly Kulyk.

Yuriy Lutsenko:
Nível 1: A detenção de Korban não podia deixar de acontecer. Toda sua vida ele ocupou-se em desacordo com regras, contrário a lei. Ele sempre foi alvo das forças de segurança: de inspeções inesperadas ao assassinato. No entanto, Korban teve chance para mudar de vida. Ele, realmente, foi a figura chave na Administração Regional de Dnipropetrovsk nos tempos mais difíceis da guerra. Por muito o que ele fez então, merece respeito. No entanto seus negócios irregulares continuavam.
Proclamando o slogan "Patriotas podem tudo", Korban e Cia. transferiram suas atividades de apropriação indevida, do campo jurídico, aos ataques de força, de fato banditismo.
Tudo isto de acordo com o exemplo do conterrâneo Pavlo Lazarenko (Este cidadão aprontou poucas e boas. Fugiu para os Estados Unidos onde foi condenado e preso por vários anos. Já cumpriu a pena. Não voltou para Ukraina. Não aparecem mais notícias sobre ele. - OK) encobria-se com rigorosa retórica politica e planos para criação de seu próprio feudo político e eleitoral. Nestas circunstâncias, com a presença de dezenas de motivos, a detenção não poderia deixar de acontecer.

Nível 2: Ou as forças de segurança severamente atingem os membros da gangue de Yanukovych, ou teremos novas forças de segurança. Exatamente a falta de provas dessas questões leva à percepção crítica da detenção de Korban. Processos-crimes contra os conhecidos ex-funcionários do Partido das Regiões também há muitos, como contra Korban. O que impede sua realização - sabotagem, incompetência ou manobras, não é importante. O importante é compreender, que sem uma punição imediata do mal do passado é impossível obter apoio para uma de-oligarquização geral. O tempo transformou-se em dias. Ou as forças de segurança atingem severamente os membros das gangues de Yanukovych, ou teremos novas forças de segurança. Ou novo Parlamento.

Nível 3: Ukraina será européia ou oligárquica. No Maidan nós destruímos a máfia, que roubava o país como um todo. Agora há uma tentativa de destruir a possibilidade de roubar o país através de monopólio. Só Ukrnafta do orçamento não recebeu 9,6 bilhões. O grupo DITEK ou DF - não menos. Os oligarcas não gostam. Eles puxam os fiozinhos de todas suas agências. São muitas.

Os patrões deram a tarefa - dissolução do Parlamento e uma nova eleição de sua maioria obediente. Melhor - eliminação do cargo de Presidente, ou a eleição dele no Parlamento. Para os oligarcas isto significará a renovação  de acordos de "Deriban" (divisão de propriedade, muitas vezes em termos de corrupção, peculato, roubo de recursos públicos. Divisão frequentemente rápida e injusta.  (Pesquisa Google - OK).

Para os ukrainianos - abolição de sonhos sobre entrada na União Européia. Para parar este script só com apoio da sociedade. Seu apoio somente é possível através da punição consistente dos velhos e novos estelionatários. Melhor - aos pares. E, no contexto de reformas pró-europeias eficazes.

Os próximos dias nos darão a resposta, se os líderes políticos realmente são capazes de mudar o sistema oligárquico em europeu. 
Tarefa de todos - concordar uns com os outros, não provocar guerra em casa.

E Korban? Eu pessoalmente, bem como a Mosiychuk, colocaria sob prisão domiciliar,  Tudo o mais - tribunal.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário