domingo, 15 de novembro de 2015

Notícias da Ukraina - 15.11.2015

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana) 

11.11.2015:
Os militares ukrainianos receberam permissão do presidente para abrir fogo no caso de serem atacados pelo inimigo.
"Os militares ukrainianos têm ordem sólida, quando eles são o objeto de ataque, para abrir fogo quando atacados. Nós não permitiremos que nos peguem de surpresa!" - acrescentou Poroshenko.
Mas, o presidente salientou, que isto é apenas ação defensiva e, apesar das provocações dos militantes pró-russos, Ukraina, consistentemente realiza os acordos para estabelecer a paz.
O presidente também declarou que Ukraina realiza consultas com os países da União Européia e parceiros transatlânticos quanto a continuação das sanções contra o país agressor.

13.11.2015:
Putin admite que a situação no Donbas poderá tornar-se "conflito congelado", e nisto culpou o governo ukrainiano.
Sobre isto ele falou às agências "Anadolu" e "Interfax", relata UNIAN.
"Continua a ameaça de transformar a situação no Donbas num conflito congelado. A isto conduz a política de Kyiv que aumenta o bloqueio sudeste, não deixa entrar comida, nem dinheiro, liquidou o sistema bancário e bloqueia as exportações", - disse Putin.
Ele declarou que a restauração da vida na região foi discutida no formato Normandia.
"É justo dizer que algum progresso há. As partes renovaram as ligações ferroviárias, o que permite abastecer com carvão outras regiões da Ukraina. Estão em andamento os trabalhos de abastecimento energético, estudam-se as questões relacionadas com a restauração do fornecimento da água..."
"Rússia "continua a apoiar Donbas" e já colocou lá mais de 50 mil toneladas de cargas humanitárias".
"Nós pensamos, primeiramente, sobre as pessoas, as quais, o governo de Kyiv abandonou à sua sorte, colocou à beira da sobrevivência. É nosso dever - dar-lhes a assistência necessária", - disse Putin. (Putin  tem razão nesta afirmação. Já que foi ele quem provocou esta desgraça, então é ele que deve dar a assistência necessária, mas a sua assistência é longe de ser suficiente. Frequentemente, a "ajuda humanitária" é vendida pelo seu "governo local", enquanto a população desamparada passa necessidades - OK).

Como se sabe, com a participação e "ajuda" da Rússia, no espaço pós-soviético, já foram criados vários "conflitos congelados", incluindo na Geórgia, Moldávia e Azerbaijão.

13.11.2015:
Os militares ukrainianos entraram em confronto com os terroristas na direção de Artemivsk (veja na parte inferior do mapa, em azul e à esquerda da bandeira maior) e Donetsk ( a parte amarela de Donetsk é livre, também a parte azul de Luhansk. A parte de cor bege é a região dos dois estados, que foi conquistada pelos terroristas).


14.11.2015:
Os militantes dispararam sobre as forças ATO em todas as direções, a partir das 18 horas de ontem.
Em Donetsk - com armas BMP (tanques), lança-granadas, metralhadoras pesadas e armas ligeiras - terroristas conduziram fogo provocativo sobre Opetny, Pisky, Mariinka, Novgorod, Novoselivtsi Segundo, Verhnotoretskyi e Avdiivka. Em Avdiivka usaram morteiros 82 mm.
Sobre Mayorsk, na direção de Artemivsk, dispararam com metralhadoras pesadas e armas ligeiras.
Sobre Lomakin - na direção de Mariupol, usaram armas de pequeno porte.
Conduziram fogo de armas de pequeno porte sobre nossas posições próximo de Novotoshkivskyi e Shyrokine.
Em Verhnotoretskyi ocorreu colisão, que terminou com fuga do inimigo. 
No curso da batalha de duas horas os terroristas russos usaram não apenas armas BMP-2, lança-granadas, metralhadoras pesadas e armas de pequeno porte, mas também morteiros que, de acordo com os "Acordos de Minsk, já deveriam ter sido afastadas, não apenas pelo lado ukrainiano, mas também pelos mercenários,
Como resultado, nos ataques morreram cinco soldados da ATO e quatro foram feridos.

15.11.2015:
Desde as 18 horas de 14 de novembro,os militantes continuaram os ataques contra as posições das forças ATO, na direção de Donetsk, Artemivsk, Mariupol e Luhansk, avisa o centro de imprensa.
Na região de Donetsk, eles usaram lançadores de granadas, metralhadoras pesadas e armas ligeiras contra nossas posições de Novgorod, Mariinka, Krasnogorivka, Pisky, Avdiivka e Opetny.
Em Artemivsk visaram Zaitsev, Luhansk, Popasna e Lozovyi.
Em Mariupol e Luhansk usaram armas de pequeno porte, sobre Shyrokyne e Luhansk.
Ao todo foram registrados 30 ataques.

15.11.2015:
O número total de eleitores, às 20 horas, durante as eleições do 2º turno não atingiu 34% de participação. O erro, neste caso, é de, no máximo 1.1%. Resultados a partir da segunda-feira...
As eleições em Mariupol e Krasnoarmiysk (não houve eleições nestas regiões em 25 de outubro), realizar-se-ão em 29 de novembro). 

15.11.20115:
Poroshenko diz que não está satisfeito com o trabalho da Procuradoria Geral da Ukraina. Esta declaração ele fez aos canais da TV ukrainiana, que foi ao ar na noite de 15 de novembro.
"Sim, eu não estou satisfeito com a GPU", - disse ele, indicando com exatidão, como ele avalia o trabalho do ministério, especialmente nas questões dos "promotores de diamante",(Sobre este assunto ainda não fiz pesquisa, já que ele não aparecia com muita frequência nos jornais que consulto. Hoje verifiquei que há vasto material na internet. Então vou me inteirar do assunto nos próximos dias.
Por ora posso dizer que há o caso dos diamantes de Kornietz, exigências de suborno das empresas de extração de areia, acusações sobre a posse de cocaína, outros - OK), a questão do deputado Igor Mosiychuk, outros. 
"GPU que arruinava-se por 20 anos, onde não se investigavam as questões - requer mudanças fundamentais", - declarou Poroshenko.
Ele lembrou que desde os primeiros dias de sua presidência, na GPU foi retirada a função de supervisão geral.
"Etapa dois - nós despedimos 4.000 trabalhadores da GPU, anunciamos admissão de novos, estamos realizando mudança radical de liderança. Inscrevam-se, passem pelos testes", -convidou Poroshenko, e acrescentou, que as provas "foram elaboradas com participação de parceiros dos EUA e UE".
"O principal - as pessoas que forem classificadas nestes testes - devem ser de confiança", declarou ele.
"Terceiro - da GPU devem ser retiradas todas as questões sobre corrupção. Este é problema do Bureau Anti-Corrupção", - acrescentou e ressaltou que  o bureau foi criado "no nível não sem precedentes". 

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário