quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Notícias diversas
Ukrainska Pravda (Verdade ukrainiana), 03.11.2015

O Procurador-Geral Militar Anatoly Matios disse que o vidro blindado salvou a vida do Procurador-Geral Viktor Shokin.
"Ontem à noite, em sua acomodação oficial, o procurador Shokin e funcionários realizavam uma reunião. Às 21:52 encontraram-se sob fogo de sniper. Foram lançadas três balas. Segundo o procurador Matios, o atirador tinha ciência sobre as pessoas e localização dos objetos no gabinete de Shokin. Também do local do alojamento de Shokin porque o tiro visava seu tronco ou cabeça.
A vida do procurador Shokin foi salva pelo vidro blindado. E, como todas as cortinas e persianas estavam fechadas, sem o gerador de imagens seria impossível ver a sombra da pessoa. 
Pela primeira vez desde a independência da Ukraina foi cometida tal tentativa  contra um estadista. A pena, neste caso, prevista no Código Penal, pode ser de detenção de até 15 anos, ou prisão perpétua.
O franco atirador poderia estar numa escola ou num prédio fronteiriço que mantém algumas áreas, inclusive a corporação "Ukrpidshypnyk" que pertence aos irmãos Kluyev.

***
Voluntário da fundação "Defesa do País" Natália Hazan sobre a prisão de Korban: Os principais fundadores deste fundo são Empresas de Kolomoisky, Korban e Filatov. Ele localiza-se no prédio pertencente a Korban.
"É necessário realizar uma auditoria - entrou dinheiro, de onde veio e para onde foi, o que foi comprado, doações, tudo deve ser verificado. Os documentos de tudo existem. Ninguém veio vê-los".
À pergunta sobre a informação da Procuradoria que, através da Fundação tentaram lavar 40 milhões de UAH, ela respondeu que o banco pode esclarecer todas as receitas das empresas de Kolomoisky e da população em geral. A fundação recebeu e gastou próximo de 160 milhões. 
Ela diz não ter acesso à contabilidade, mas acredita que é necessário fazer uma auditoria sistemática. 
Também diz que  "o fundo fez mais que mostram os valores", "no início o corpo de militares mortos o fundo negociava para que as mães pudessem enterrar seus filhos." , "libertavam prisioneiros através de pagamentos", "libertaram centenas de prisioneiros em troca de dinheiro", e por aí vai. (Acompanho, diariamente três jornais ukrainianos, ocasionalmente mais um ou dois. Nunca vi nenhuma menção sobre tais realizações. - OK).

***
"Dniproenergo" de Akhmetov é suspeito no financiamento do terrorismo. (Akhmetov é o mais rico empresário da Ukraina, é um dos homens mais ricos do mundo. Tem apenas 49 anos. Começou construir sua riqueza aos 20 anos de idade - OK).
Segundo investigação autorizada pelo Tribunal, os funcionários da "DTEK Dniproenergo", no final de 2014 - fevereiro de 2015, financiaram o terrorismo.
Sobre isto testemunha o acordo do Tribunal Distrital Bavushinski de Dnipropetrovsk de 13 de outubro, escrevem "Nossos dinheiros". Segundo a investigação, "DTEK Dniproenergo" , pelo acordo de 20.06.2014 comprou da LLC  "East Carvão Energy Company (Donetsk) carvão, que foi definido a "Kryvorizka TTP" e "Prydniprovska TTP".
Por sua vez, a "East Carvão e Companhia Energética" Ltd converteu o dinheiro a Donantratsyt", que destinava-se à atividade financeira dos terroristas", considera a investigação.

***
Durante as últimas 24 horas na zona da ATO cinco militares ukrainianos receberam ferimentos, avisou o porta-voz da Administração Presidencial Andriy Lysenko.
No enanto, de acordo com Lysenko a ativação dos militantes, não significa preparação para o combate ativo. Ele assegurou que as forças ATO e OSCE monitoram constantemente a situação e buscam a remoção de armas. 
"Estas provocações que ocorrem - uma das intenções do inimigo é provocar os militares ukrainianos para abrir um poderoso fogo em resposta.
Não aceitamos essas provocações e não daremos oportunidade ao inimigo para nos acusar da violação dos "acordos de Minsk". 
Ele assegurou,que as forças ATO estão prontas a adequadas respostas caso necessário.
 
Ukrainskyi Tyzhden (Semana Ukrainiana), 03.11.2015

O tenente-general do Serviço Estatal de Fronteiras da Ukraina, Oleg Lantvoyta, foi condenado por corrupção a 10 (dez) anos de prisão, e despojado de títulos.
Além disso perdeu o direito de ocupar cargos organizacionais e administrativo-econômicos por 3 (três) anos.
A condenação foi pelo recebimento de benefícios ilegais (suborno), no valor de 349.100 UAH.

***
O Procurador de Cherkassy foi detido pelo Serviço de Segurança  e Procuradoria Geral da Ukraina porque exigia dinheiro de um empresário local, pelo encerramento de um processo que o empresário estava sofrendo, inclusive a entrega de sua propriedade.
O suborno que foi recebido, constava de 1,5 mil dólares EUA. (O dólar americano na Ukraina, está valendo cerca de 22 - 23 UAI. Os 1,5 mil dólares equivalem a, mais ou menos, 8 -10 salários de um trabalhador comum - jornais ukrainianos).

***
Em Kherson, o SBU (Serviço de Segurança da Ukraina) pegou no suborno dois funcionários do Departamento de Medicina Veterinária.
Os mal-intencionados, regularmente exigiam dinheiro dos empresários pela emissão de certificados veterinários para comércio de alimentos.
Continuam investigações para outras possíveis existências de suborno.

***
O SBU, juntamente com a Procuradoria, descobriu o uso ilegal de exploração agrícola por uma agro empresa particular, de terras valiosas de propriedade estatal, na região de Zhytomyr. De acordo com o relatório, uma das empresas públicas de ensino transferiu para empresários 1.500 hectares de terras agrícolas localizadas em Chernykhivsk, na região de Zhytomer. O acordo sobre o cultivo conjunto da terra foi concluído com infrações, visto que as terras em questão são especialmente valiosas e podem ser transferidas, exclusivamente, por decreto governamental ou acordo com o Parlamento ukrainiano.
Por vários anos, desde o acordo, o inquilino não pagava o aluguel, nem mesmo o imposto territorial para o orçamento local. Além disso, a exploração intensiva das terras agrícolas, de fato, levou-as ao esgotamento. A Procuradoria anulou o acordo, as terras foram liberadas. Com a decisão do Tribunal Econômico de Zhytomyr  a demanda foi satisfeita na íntegra. (Sem nenhuma multa ou compensação para restauração do solo? - OK).

***
Na região Carpathian descobriram um fraudador que apossou-se de terras do Ministério da Defesa, de valor superior a 20 milhões de UAH, (12 hectares), com ajuda de documentos falsos e empresas fictícias.
No momento, o Tribunal verifica a petição do Procurador, sobre medida preventiva - detenção. No caso, o código Penal prevê de 5 a 12 anos, com confisco de bens.

***
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 02.11.2015:

Na área da ATO os militantes voltam os morteiros à linha da frente. O controle do deslocamento de morteiros de 82 mm e 120 mm  continua problemático já que são devolvidos às suas posições originais na vanguarda, declarou o coordenador da "resistência informativa", deputado Dmytro Tymchuk.
Como sabemos, no último encontro em Paris, dos presidentes da França, Alemanha, Rússia e Ukraina, foi combinada a retirada dos armamentos da zona de conflito no Donbas. (Ukrainianos, ingênuos como sempre, estão cumprindo o acordo - OK).

03.11.2015: Terroristas - espiões cruzam a linha delimitada na área da ATO. São vistos próximo às linhas da frente no Donbas. Eles atravessam, regularmente, a linha de demarcação, disfarçados de civis,- diz Dmytro Tymchuk.

Tradução-resumo: O. Kowaltschuk 

Nenhum comentário:

Postar um comentário