sábado, 21 de novembro de 2015

Poroshenko sobre os crimes no Maidan: Aprisionados deverão ser todos os mandantes, e todos os seus capangas.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 21.11.2015

Hoje, 21 de novembro, Dia da Dignidade e Liberdade - pronunciamento do presidente Petro Poroshenko para o povo ukrainiano:

"Na investigação dos crimes contra o Maidan o procedimento de condenação à revelia, aos mandantes está estabelecido, será temporário".
"A Procuradoria Geral, o Serviço de Segurança - SBU, e o Ministério do Interior informaram o público sobre o andamento da investigação. Eu estou descontente com o ritmo, mas não quero ser advogado da investigação. Para mais de 2.000 crimes contra os participantes das ações de protesto, realmente necessita-se de muito esforço e tempo."
"Esta provado, que os crimes de sangue foram, pessoalmente, encomendados por Yanukovych. Executores - a liderança do Ministério do Interior, SBU e Conselho de Segurança Nacional. Moralmente, eles já foram condenados: as pessoas os amaldiçoaram, e Deus privou-os da Pátria. Não importa quanto aquela gentalha se esconda na Rússia, aquilo que eles fizeram, não tem limitação de antiguidade. O procedimento de condenação à revelia lhes será aplicado temporariamente. Ir à prisão eles deverão, com todos os seus capangas"., - declarou o presidente.
Ele acrescentou, que o processo de acusação já foi iniciado.
"O grupo de detidos,incluindo "berkut" (polícia de Yanukovych), já está na prisão. Já foram emitidas 26 sentenças, embora a pequenos executores. Total de suspeitos - 270 pessoas - entre eles 44 altos funcionários, 125 policiais, 11 juízes, 9 procuradores e dezenas de líderes e organizadores de "titushok" (Estes eram uma espécie de milícia que era usada pelo governo para bater nos manifestantes, mesmo pacíficos, e isto acontecia no governo Yanukovych, muito antes da Revolução do Maidan. Faziam provocações em desfiles, etc. - OK) - disse o presidente Poroshenko. 
"Alem disso, um número de juízes que proferiam decisões contra participantes do Maidan, foram dispensados", declarou o presidente. 

Hoje Ukraina comemora o Dia da Dignidade e da Liberdade.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 21.11.2015

Sábado, 21 de novembro, os ukrainianos comemoram um dos novos, mas emblemáticos acontecimentos da moderna história da Ukraina - Dia da Dignidade e Liberdade. 
 

De acordo com o Decreto do Presidente número 872, de 13.11.2914, "a fim de incutir na Ukraina os ideais de liberdade e democracia, preservar e levar às gerações contemporâneas e futuras gerações,informações objetivas sobre os acontecimentos importantes da Ukraina no século XXI, bem como a emissão de respeito ao patriotismo e adequada coragem dos cidadãos, que se levantaram em defesa dos valores democráticos, dos direitos e liberdades do homem e cidadão, dos interesses nacionais do nosso estado e sua opção européia".

Haverá comemorações em toda Ukraina.
Em Lviv abriram um pequeno museu em homenagem ao herói da "Centena do Céu" Yuri Verbitsky, que foi sequestrado e morto durante a Revolução da Dignidade.


O ativista do Euromaidan (Euro - Europa, Maidan - praça), foi sequestrado junto com Igor Lutsenko (que milagrosamente sobreviveu - os verdugos pensaram que já estava morto e o abandonaram-OK) por desconhecidos, em janeiro de 2014 e morto  após torturas.  Hoje ele foi lembrado na escola que estudou.
Após os trágicos acontecimentos foram detidos três autores diretos do sequestro e assassinato. O resto dos criminosos, e de acordo com Igor Lutsenko eram 11), ainda em investigação.


Foram colocadas flores e acenderam lâmpadas nos túmulos dos que morreram na Revolução da Dignidade e ATO. Após houve o ato religioso.

Para 14:30 horas programaram uma oração ecumênica junto ao memorial de Taras Shevchenko e, no dia 22, na Avenida de Liberdade será organizada uma exposição de arte "Artista no Maidan: passado e presente". Para o dia 25 foi agendada a conferência: "Participação na sociedade civil no processo de descentralização."

Presidente Petro Poroshenko ao povo da Ukraina:
"O colapso do regime ditatorial interrompeu os planos para eliminar Ukraina, sua transformação numa autonomia subordinada ao Kremlin, liderada por uma quinta coluna. E, então, de Moscou lançaram um plano "B" - agressão militar e tentativa de dividir o nosso país. Calcularam mal. Porque não há uma "Malorossia" (Pequena Rússia) - ,manteve-se nos livros de história. "Nova Rússia" também não há - revelou-se como alucinação do Kremlin. Mas Ukraina existia, existe e existirá!" - disse o presidente.  do país.

A Embaixada dos EUA criou um vídeo para o aniversário da Revolução da Dignidade.


( Para os que não entendem nem inglês, nem ukrainiano: Dois anos atrás, numa tarde fria de novembro, um simples post no Facebook, escrito por um jovem jornalista, deu um empurrão aos acontecimentos, que levaram à Revolução da Dignidade ukrainiana. Mais cedo, naquele mesmo dia, tornou-se conhecido que o Presidente da Ukraina decidiu recusar o acordo histórico sobre livre comércio entre Ukraina e União Européia, com o que, de repente e inesperadamente riscou o movimento de uma dezena de anos da Ukraina em direção à UE. E crença de que, Ukraina - é Europa, independendo do que, decide o governo, trouxe milhares de pessoas ao Maidan, a Kyiv naquela tarde, e manteve-os lá durante as próximas semanas.
Os ukrainianos ficaram lá, com a exigência de construir uma sociedade, enraizada nos valores europeus de liberdade, dignidade e direito de determinar, independentemente, o seu futuro: democracia aos direitos da pessoa, e para provar, que Ukraina, como dizem os ukrainianos, é o coração da Europa. Olhando para estas fotos, vocês entendem, porque os ukrainianos denominaram isto Euromaidan. Em toda parte há bandeiras da UE. Em toda parte vêm-se senhas, que seguramente anunciam: "Ukraina - é Europa". Através de dois anos para comemoração do início do Euromaidan,vamos novamente renovar este ânimo: ânimo da comunidade, da firmeza, da decisão. E vamos apoiar os ukrainianos em seu constante desejo de construir, brilhante e justo o futuro europeu.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário