segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Dois anos depois. O que Maidan buscou e o que recebeu.
Ukrainska Pravda ( Verdade Ukrainiana), 23.11.2015
Valerii Pekar


Em dezembro de 2013 nós realizamos um levantamento das necessidades apresentadas pelas organizações sociais e participantes ordinários do Maidan. As exigências foram generalizadas e divididas em vários grupos. Isto nos permitira analisar seu desempenho.

1. Primeiro nível de exigências. Cessação completa de repressões, reabilitação de presos políticos, fechamento das questões, afastamento das forças de segurança (que se destacaram  como forças de repressão -OK) ao quartel, punição de culpados.

O que temos? A investigação continua, mas muito lenta. Em 2 anos, os casos encaminhados ao tribunal, são apenas de alguns episódios. Este tópico recentemente foi o foco de um programa da TV, e políticos declararam: logo haverá um grande julgamento. Veremos.

Por enquanto constatamos: exigência de punição aos culpados pelos tiroteios, espancamentos, raptos, torturas, não executados.

2. Segundo nível de exigências - político (por assim dizer, intermediário, porque não é um fim em si mesmo).Demissão de Yanukovych. Reinicialização completa do poder: eleições justas e transparentes com nova Comissão Central Eleitoral. (E, por não renovar esta comissão, há um grande problema na eleição do prefeito em Krevyi Rih. A Comissão reconheceu o resultado verdadeiro - o povo, revoltado, não aceita - OK). O que temos? Eleições presidenciais,legislativas e as recentes locais ocorreram, no geral, honestas e transparentes, o quanto isto é possível, com a sociedade existente e classe política - mas "hretshka" não faltou (a palavra traduz-se como "trigo mourisco". No caso, refere-se aos pequenos subornos que os candidatos dão aos eleitores na véspera das eleições - OK), mas contra este defeito nós precisaremos lutar ainda uma geração. 

No entanto, a composição da Central Eleitoral, e as leis eleitorais, não foram alteradas corretamente. Confiança à Central Eleitoral não há, eles claramente não protegem a democracia. Listas públicas não há. Como resultado, o país não recebeu uma atualização significativa do sistema político. Cada rosto novo no parlamento, ou nos órgãos locais é celebrado com alegria, isto é, antes de tudo, exceções.

No Maidan, neste domingo
3. Nível de exigências - estratégico. Mudança do sistema, não simplesmente de rostos no governo: um novo contrato social, mecanismo de influência social e limitação do poder.

O que temos? Lustração de fato não houve, reformas tímidas, especialmente na área mais crítica da equidade e justiça. Sobre um novo tratado social não se ouve: as reformas não esbarram nas relações sociais. Exemplo: até agora um "grande país" com ampla funcionalidade pós-soviética e enorme aparelho; "cobrança compulsória" de impostos, ao invés de um serviço fiscal, etc. 
Para complementar os requisitos do Maidan, lembramos publicados no ano passado, no primeiro aniversário, "Regras técnicas de segurança no trabalho com a revolução ukrainiana".
Revoluções - uma corrente de alta tensão, e trabalhar com elas precisa ter cuidado, realizando certas regras, para não levar golpes. É, aquilo, que fere a sociedade, e do que ela perde a confiança ao escolhido, por ela, governo:
1. Determinação e punição dos culpados da violência e assassinatos no Maidan
2. Declaração clara da nova posição na Guerra pela independência
3. Reverenciamento aos heróis do novo tempo: militares, voluntários
4. Punição rigorosa aos militares traidores
5. Purificação do corpo legislativo, de explícitos agentes russos
6. Primeiros processos contra funcionários corruptos
7. Mais verdade sobre a situação na frente
8. Estabelecimento da segurança estatal, com tudo necessário, a todos os combatentes
9. Anúncio de uma estratégia clara para equilíbrio do Donbas.
10. Posição clara do governo ao setor bancário.

Alteração do sistema de indicação a cargos (critérios de lustração, concursos, discussões públicas, concursos de projetos). Some os pontos. Eu atribuí 1 (um) ponto por item pelo cumprimento parcial. Eu somei 5 pontos do total e isto porque me considero otimista. Na escola, tal avaliação não se considera sucesso, e um pai rigoroso pode até pegar um cinto.

Entre as mudanças no sistema político são mínimas.

Ao mesmo tempo, a modernização dos sistema estatal, que nós chamamos de reformas, é um pouco mais exitosa: muitas vitórias táticas brilhantes contra o pano de fundo da grande derrota estratégica.

O principal, que estas vitórias não são estáveis, nem irreversíveis: se você nomear, Azarov, como primeiro-ministro, tudo voltará ao estado original (Creio que o autor quer dar a entender, igual ao ex-ministro Azarov - OK)

O que é que temos no ativo? Sociedade. Isto é. Nós mesmos.

As mudanças afetaram minoria, mas afetaram seriamente.

A nação consolidou-se contra o inimigo externo. A idéia ukrainiana cristaliza-se gradualmente.

A escala do movimento voluntário impressiona o mundo inteiro.

A sociedade civil assumiu a função da discussão e formulação de políticas públicas: não menos da metade de todas as reformas faz-se no setor privado.

O nível de abertura do governo relutantemente tornou-se bem maior. O medo desapareceu.

Ao contrário de 2005, desta vez nós não saímos do Maidan, confiando nosso futuro aos políticos. A revolução continua em outros formatos. Na maior parte depende de nós, o quanto será duradoura e quanto destrutiva. 
Porque a melhor revolução - é aquela, que imediatamente e sem sangue passa para uma rápida evolução. É por isso que a Grande Revolução Francesa é chamada Grande, mas não é denominada Notável, como a inglesa.

Vídeo: Sobre o que falavam e o que exigiam os participantes no Maidan em 22.11.2015.
Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário