terça-feira, 10 de novembro de 2015


"Isto é tentativa de pegar um pedaço do território" - voluntário sobre lutas na direção de Horlivka.
"Os separatistas por 5 vezes tentaram tomar de assalto as posições ukrainianas.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 09.11.2015
Levko Stek

Militares ukrainianos na zona da ATO.
Militares ukrainianos falam sobre a acentuada deterioração na zona da ATO.
O número de ataques no final da semana dobrou. Como relataram a Rádio Liberdade os voluntários que trabalham na linha da frente, os separatistas recorrem a várias tentativas de assalto às posições ukrainianas. No entanto, os líderes dos militantes acusam os militares ukrainianos em provocações e violação dos acordos de Minsk.

De acordo com os relatos da sede da ATO, as provocações armadas registram ao longo da toda fronteira. A pior situação está na direção de Donetsk (lembramos, o aeroporto já foi totalmente destruído - OK), houve disparos sobre Pisky, Opytne e Avdiivka. O dirigente do lado ukrainiano do Centro Conjunto de controle e coordenação major-general Boris Kremenetskyi declarou, que de 7 a 9 de novembro, os militantes usaram morteiros de 82 mm e 120 mm, que deveriam ter sido afastados de acordo com o tratado de Minsk.

Em seu comentário a Rádio Liberdade, o voluntário e fundador do fundo de caridade "Retorne vivo", que constantemente auxilia os soldados na linha de frente, Vitaly Deinega observou, que na região do aeroporto de Donetsk as lutas não renovaram-se nestes dias, porque, de fato, praticamente não cessaram. Lá, constantemente, há bombardeios. E mesmo, quando antes das eleições nos diziam que lá estava tudo calmo, sem violações, - isto é engraçado ouvir, sentado ali, num buraco ou num porão, ouvindo o tiroteio. Isto não corresponde à realidade. Na verdade, na região do aeroporto, no último mês, houve apenas alguns dias de silêncio. Apenas o franco-atirador trabalhou. Todo o resto do tempo lá estava o grupo de reconhecimento e sabotagem, lutas e perdas" - disse o voluntário.

Nesta área haverá batalhas ferozes - voluntário.

Já as alutas na direção de Horlivka, próximo de Mayorska e Zaitsev, ativaram-se apenas agora, acrescenta o voluntário. O estado-maior da ATO avisa sobre tentativa de assalto às posições ukrainianas neste setor do front. A participação no ataque, supostamente, foi de duas dezenas de militantes. De acordo com Deinega, no total foram cinco ataques e cada vez os militantes foram forçados a recuar, chocando-se com posições bem fortificadas das forças de segurança. A resistência durava na distância aproximada de cem metros.

"Isto são tentativas para se apoderar de mais um pedaço do território. Esses cinco ataques, isto não é grupo de sabotagem e reconhecimento que veio e atirou um pouco, isto eram tentativas pesadas. Havia veículos pesados. Utilizaram morteiros: não posso precisar o calibre - se 82, se 120. Mas eles haviam, e eles trabalharam" - disse Deinega.

Mais um voluntário - Rodion Shovkoskytnyy, que faz parte do grupo móvel que luta com transferência ilícita de carga na área da Ato e constantemente trabalha na linha limítrofe, confirma que próximo a Zaitseve aumentou muito o número de confrontos.  Ainda recentemente aqui havia apenas alguns tiroteios com armas de pequeno porte. Agora os ataques acontecem todos os dias, disse o voluntário, e, entre outras armas usam morteiros. No ataque de domingo os militantes perderam cinco pessoas. No entanto, pensa o voluntário, que os ataques na direção de Horlivka não cessarão.

"Eles aqui não eram muitos, diziam os locais de Gorlivka. Mas trata-se sobre os militares russos. Ficaram apenas os locais. Agora vêm os reforços. Vem um pouco de tecnologia. Parece que teremos, nesta região, batalhas ferozes num futuro próximo" - disse Shovkoskytnyy.

Os separatistas acusam os militares ukrainianos pelos bombardeios com "Grad".

As acusações de violação de acordos de Minsk ouvem-se também contra os militares ukrainianos.  Segundo os separatistas, no sábado, com "Grad" (lançador múltiplo de foguetes) foi destruída uma casa no centro de Donetsk. Um dos líderes da "DNR" Eduard Basurin também declarou, que ao longo do dia anterior, os militares ukrainianos violaram a trégua 11 vezes.

"Da posição dos territórios da República, temporariamente ocupados, nos quais encontram-se batalhões nacionalistas e as Forças Armadas da Ukraina (Os territórios são da Ukraina, não são de nenhuma inventada República separatista. - OK), do lado do assentamento Troitske e Pisky, de morteiro calibre 82 mm foi bombardeado o distrito "Volvo-Center", em Donetsk, Zhabunsky e Panteleymonivka. No total foram liberadas mais de 30 minas", - declarou Basurin.

Também ele declarou, que o grupo de inteligência, próximo da linha da fronteira registou os tipos de armas, que deviam ser afastadas, segundo Acordos de Minsk. Trata-se de tanques de sistema múltiplo de foguetes Grad - artilharia autopropulsionada e canhões. Numa informação similar, mas em relação aos separatistas publicam os militares ukrainianos. No lado ukrainiano, o Centro Conjunto de Controle e Coordenação, no período de 18.10 a 06.11.15 registrou 361 tiroteios dos militantes sobre as posições das Forças Armadas da Ukraina.
(Segundo as publicações nos jornais ukrainianos, as afirmações dos militantes russos e pró-Rússia, sobre ataques das forças ATO, com a consequente violação dos Acordos de Minsk, não passam de justificativa para suas próprias violações e, consequentemente aumento das hostilidades. - OK).

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário