sábado, 24 de outubro de 2015


Ukrainianos andam em carros aposentados
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 10.09.2015
Zinovia Voronovych

A média de idade dos carros - 18 - 21.5 anos. Mais velhos "cavalos de ferro" somente em Cuba...


Na Ukraina novamente falam sobre a introdução de inspeção obrigatória, que foi abolida em 2011
(A partir de 1º de janeiro deste ano introduziram a inspeção obrigatória na UE. Na Ukraina comprometeram-se fazer isto a partir de 01.01.2017. No entanto, o governo pensa se não seria melhor fazê-lo já a partir de 01.01.2016). Se a inspeção voltar segundo normas européias, parte de carros simplesmente não será aprovada. E isto porque a frota ukrainiana está terrivelmente desatualizada. De acordo com o chefe da Associação Ukrainiana de importadores e revendedores de automóveis Oleg Nazarenko, a idade média de um carro na Ukraina - 21,5 anos. Em carros mais velhos viajam apenas em Cuba.

Dado o fato de que "latas-velhas" viajam nas nossas estradas, a introdução do imposto ambiental na Ukraina (esta é mais uma norma européia), deixará a pé milhares de proprietários de automóveis. Afinal, quanto mais velho o carro mais imposto ecológico deve ser pago. (Até já prepararam o projeto de lei, verdade, não o apresentaram ainda ao Parlamento porque sabem que tal norma revoltará os aposentados, que são os eleitores mais ativos). De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, na Ukraina há mais de 2,5 milhões de veículos com mais de 20 anos. 

Na Europa o imposto ecológico obriga as pessoas substituir carros velhos por mais novos. Os velhos da UE exportam - principalmente para Ukraina, onde os vendem em vezes mais caro que na Europa.
Os ukrainianos não usam comprar carros novos com frequência. Para os que não tem mãe trabalhando no exterior, (Muitos ukrainianos, homens e mulheres, vão à Europa para trabalhar. Os homens, geralmente nas construções, mulheres como domésticas, cuidadoras de idosos, etc. OK).
e aqueles que não tem pai rico, adquirir um carro é um evento especial na vida, como o casamento. Porque o carro como a mulher, o ukrainiano médio não muda frequentemente. E para alguns é um amor para toda a vida. Isto aplica-se, especialmente, aos pobres de educação antiga, que casavam e compravam carros ainda no período soviético.

"Eu juntava dinheiro para o carro, assim que servi o exército. Mas então não era simples comprar um carro. Precisava ficar na fila, trazer um certificado do trabalho. Você poderia até ganhar na loteria, mas eu não tive sorte. Fiquei na fila cerca de três anos. E depois o meu carro "fez" meu chefe, de quem eu era motorista. Comprei minha máquina de um militar (os militares tinham mais facilidades). Era o ano de 1986. "Lastochka" (Diminutivo do nome de passarinho, "andorinha" - OK) ainda anda, - diz o sexagenário Bogdan Ilkiv. - Não imagino, como poderia vendê-la, depois de tantos anos juntos. Nos anos 90 ela me salvava das dificuldades. À noite, depois do trabalho, eu virava taxista. Sempre entrava algum, porque o salário não pagavam por meses. Quantas toneladas de batatas transportei da chácara - nem sei. E não apenas para mim, também para vizinhos. O banco de trás retirávamos e enchíamos com sacos. Quando éramos jovens, íamos com família ao lago, conseguiam entrar 8 pessoas. Agora andamos mais de trem porque a gasolina é cara. " Lastochka" tem um bom apetite. A poucos dias coloquei gasolina e deixei o carro, à noite na entrada. Pela manhã o tanque estava vazio. "Lastochka" não tem a proteção igual aos carros novos. Eu conheço seu funcionamento, cada parafuso, não preciso de mecânico.

Na velhinha de 30 anos "Volga" viaja Stepan Matviiv. "A máquina herdei de meu irmão mais velho, ele a comprou em meados dos anos noventa. Ando nela já por nove anos e não me queixo - diz Stepan. Toda a família a adora. "Volga" é diligente, trabalha bem. Mas, se deixá-la parada, torna-se caprichosa. Não é econômica. O seguro de carro velho custa mais. Mas, no inverno, quando os importados patinam, ela nunca nos causou problemas. Meu amigo com "Lanos" ficou preso na neve. Dois homens empurraram. Chegando em casa, viu a impressão das mãos no capô. É de metal? É apenas uma folha. Antigamente fabricavam com consciência. Volga é do verdadeiro metal. Meus amigos também têm máquinas antigas, só o "enchimento" é moderno.

Ironicamente, os carros de 30 ou mais anos ainda são procurados. Nos sites propõem descendentes da indústria automobilística soviética. (Pode-se comprar "Lada" de 1972-75 por 6 a 30 mil UAH) e velhinhos alemães (Ford 87 por 43 mil UAH). Estas máquinas geralmente compram os aldeões. Encontrar um carroceiro com cavalos está cada vez mais difícil. Alguns pequenos proprietários conectam aos velhos "Zaporozhets" e "Moscovitas" aos arados especiais e aram o campo.

"Cada mercadoria tem seu próprio comprador. A idade média de um carro no mercado, é aproximadamente de 10 anos. Claro, existem mais novos e mais velhos. Às vezes as pessoas pensam, que é impossível vender uma máquina velha. Mas tudo depende de seu estado. Por exemplo, o preço médio de um "Zhiguli" é algo como mil dólares, mas se for bem restaurado, o preço é duas vezes mais.

Frequentemente, os modelos de mais de trinta anos, caçam os colecionadores de carros antigos. 18 anos é a idade média dos carros na Ukraina, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. Isto é um pouco menos do que estima a Associação Ukrainiana de Importadores e Comerciantes de Automóveis, mas um pouco mais que até na Rússia. Lá a idade média é 12,9. Na UE é 8,4 e nos EUA - 9 anos.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário