terça-feira, 13 de outubro de 2015

Centenas de pessoas participaram de protestos em Minsk contra a fraude eleitoral
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 12.10.2015

"Lukashenko, a Praça espera por você !",  "Nós queremos viver!",  "Tirano, bielorussos quebram o contrato com você!".


Com tais slogans centenas de bielorussos vieram ao comício no centro de Minsk. A manifestação é contra as falsificações nas eleições presidenciais.

***

Em 12 de outubro um russo solicitou o estatuto de refugiado na Ukraina
Durante o controle ele disse que na Rússia sofria perseguições por suas opiniões políticas em relação a Ukraina e ao leste do país. Ele apoia Ukraina e devido a isto, ele e sua família sofrem constante pressão da polícia. 
Ele teme que na Rússia poderá ser acusado de crimes que não cometeu, e pode ser preso. O Estado da Ukraina vai verificar a situação.

***

Em 12 de outubro, escreve em seu blog o deputado Serhiy Leshchenko: 
"Eu não sei em que país normal é possível, que o procurador, durante a vida toda no serviço público, que vivia com parco salário, depois tornou-se proprietário de uma moradia de luxo na Costa Azul na França", - observou o autor.
Trata-se do ex-procurador-geral Svyatoslav Piskun. Parece que foi lá que esteve escondido, e não na base de Bukovel, como afirmava.




O endereço completo do ninho é: 1745 Chemin des Collines, Le Cannet, France 06250.
De acordo com o deputado, a vila de Piskun é registrada na empresa "SCI Kuasar", que está em nome de sua esposa Svetlana Piskun e filha Tatiana Ivashchenko em dezembro de 2011. É aqui que viveu Piskun quando, no tempo de Yanukovych fugiu da Ukraina.
"Algumas semanas atrás eu escrevi como Piskun forjou documentos - colocou falsos carimbos no seu passaporte. Fez isto de propósito para criar uma impressão errônea, de que durante o período de Yanukovych ele vivia na Ukraina e, portanto, teria o direito de candidatar-se nas eleições em 2014 por, supostamente, não ter violado o período de cinco anos de residência no país", - escreve Leshchenko.
Piskun argumentou no tribunal que, durante o ano todo viveu em "Bukovel", mas realmente - em Cannes.
Os carimbos falsificados no passaporte foram colocados no aeroporto de Dnipropetrovsk, que era controlado por Igor Kolomoisky. Kolomoisky também controla "Bukovel", que criou álibi para Piskun e, graças a Piskun, há dez anos, em 2005 Kolomoisky escapou de um processo criminal por tentativa de homicídio ao advogado Karpenko," - observa o autor.

***

O Tribunal Distrital Pechersky de Kyiv , em 10 de setembro apreendeu o iate de luxo do magnata Sergey Kurchenko, cujo valor é de dois milhões de euros.
Nos materiais do inquérito consta que Kurchenko, em 2009 entrou em uma conspiração com várias outras pessoas, com ajuda das quais obteve controle de um número significativo de empresas e causou perdas ao Estado no valor de mais de um bilhão de UAH (moeda ukrainiana).
O iate tem um salão, cozinha, bar, charrasqueira, 4 espaçosos dormitórios e plataforma.


***
Os EUA ficaram desapontados com eleições na Bielorrússia.
O Departamento de Estado dos EUA declarou, que no último domingo, 11 de outubro, as eleições do presidente bielorrusso não foram, em grande parte livres e justas.
"Os Estados Unidos saúdam a realização pacífica das eleições presidenciais em 11 de outubro na Bielorrússia. No entanto, estamos decepcionados, porque as eleições, como mostra o relatório da missão da Assembléia Parlamentar da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) e observadores da Assembléia Parlamentar, em medida considerável não corresponderam aos compromissos e normas internacionais na realização de eleições livres e justas", - diz o comunicado.

Estes informes indicam sérios problemas com a contagem de votos e conclusões da votação, na formação de comissões e seções eleitorais, como também a ausência de uma reforma fundamental na Bielorrússia, da existente imperfeita base legal que regula as eleições.

No Departamento de Estado declararam, sobre a "impossibilidade internacional e local, aos observadores monitorar a contagem de votos e quase total ausência nas comissões eleitorais dos representantes de partidos de oposição ou membros independentes o que se ajusta com as normas e procedimentos democráticos."

Anteriormente, a decepção com as eleições na Bielorrússia, acompanharam os observadores da OSCE. O próprio Lukashenko, vencedor da quinta eleição presidencial da Bielorrússia,  espera reação positiva do Ocidente.

De acordo com os dados da Comissão Eleitoral Central, Lukashenko recebeu 83,5% dos votos

***

Os militantes da "DNR" (uma das "Repúblicas" do leste da Ukraina), segundo a "Agência de notícias de Donetsk", em 26 de setembro de 2015 (publicado no jornal Ukrainska Pravda em 01.10.2015), no Departamento de Combate ao Crime Organizado, devido ao fato de desfalque, foi aberto um caso criminal, nos termos da parte 4, do artigo 172 do Código Penal, contra uma estrutura afiliada de Sergey Kurchenko, cuja atividade está relacionada com o fornecimento de gás natural.

A direção dos separatistas afirma, que a empresa, cujo fundador foi Kurchenko, "realmente duplicava as atividades do consórcio estatal".
"Durante sua existência a empresa gêmea intencionalmente e sem base exigia dinheiro da população da República pelo uso do gás natural. Como resultado das ações ilegais os danos à população da República chegaram a dezenas de milhões de UAH", - diz o comunicado.
Anteriormente, em 18 de setembro, o líder da "DNR" Alexandre Zakharchenko proibiu a Kurchenko e às associadas a ele empresas e pessoas, a "atividade empresarial" no território controlado pelos militantes. Os líderes da outra República "FSC" também adotaram a mesma posição.
(Que coisa. Então aquele ditado popular: "Ladrão que rouba outro ladrão tem 100 anos de perdão"  não mais está valendo? - OK).

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário