segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Suborno nas eleições.
 No próximo domingo serão escolhidos novos prefeitos e vereadores.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 17.10.2015



Na Circunscrição 205 as pessoas já esperaram pelos produtos alimentícios, e agora - pelos certificados que darão possibilidade para receber um adicional pré-eleitoral.
A palavra "hrechka" é nome do cereal aqui conhecido como trigo mourisco ou trigo sarraceno. Este cereal é bastante apreciado entre os ukrainianos. 
Esta palavra também
passou a designar todos os agrados com que os candidatos compram os eleitores.
Nas últimas semanas, as eleições na circunscrição 205 em Chernihov, transformara-se em um show político, ao qual assiste o país inteiro, horrorizado.

Nesta pequena cidade há 91 candidatos para vereador (lá chamam "deputado") e três (efetivamente dois) candidatos para prefeito: Gennady Korban, vice do ex-governador Igor Kolomoisky (oligarca que acabou desistindo do cargo, meio forçado, devido a irregularidades em seu governo) e pessoa do presidente, chefe da Administração de Estado, Sergey Berezenko.

Já aconteceu de tudo: suborno de eleitores, distribuição da "hrechka", ataques contra os escritórios, bloqueio de carros que distribuíam dinheiro para suborno e armas, briga na conferência de imprensa, toneladas de "sujeira" de ambos os lados (O padrinho de Gennady Korban, Igor Kolomoisky é um oligarca riquíssimo. Poroshenko, padrinho de Sergey Berezenko também é rico -OK)

A questão é tão séria que o Ministro do Interior já enviou a Chernihov um batalhão da Guarda Nacional.


Para receber um pacote com 4 produtos, as pessoas entram nas longas filas e reclamam que é preciso esperar de até 6 horas, mas esperam. Recebem 2 pacotes de hrechka, macarrão e conservas. Nas filas estão os pensionistas e pessoas pobres. 
Também oferecem excursões à cidade histórica Baturyn.

Sergey Vorobiovyi, comerciante, trabalhou com um grupo de voluntários da ATO. Já na primeira reunião com o candidato Korban todos os voluntários passaram para o lado dele. Ele perguntou o que precisavam, e forneceu pequenas farmácias (que são fornecidas aos soldados da ATO) e geladeiras. Em meia hora distribuiu um milhão de UAH (moeda ukrainiana). Também levou voluntários a Dnipropetrovsk para apresentar-lhes o hospital militar e ao encontro com os ativistas locais. Os voluntários voltaram dizendo: "Nós apoiamos a pessoa que realiza questões reais".
E, à pergunta do jornalista, como o candidato presidencial Berezenko compra os eleitores, Vorobiovyi  respondeu: "Como compra? Com dinheiro. 400 UAH a todos que assinaram o acordo social"

"Você compreende, os dois aqui não têm nenhum interesse. Somos para eles apenas um recurso. E esta circunscrição é majoritária. Aqui deve estar uma pessoa de nossa circunscrição". 

No final da tarde o repórter visita o terceiro candidato. Pequena sala emprestada, algumas mesinhas, bandeira do partido, e bicicleta na entrada. Igor Andreichenko, ex-ativista, passou pela escola de político jovem, fez estágio no Parlamento Europeu. Ele conta que, da parte do candidato Korban fizeram três propostas diferentes para sua desistência. Mas ele não aceitou. Ele diz estar triste porque sua cidade transformou-se em papelzinho de tornassol (pH extraído de certos líquens, azul em meio alcalino, vermelho em meio ácido. - Pesquisa OK).

***

Em Lviv (importante cidade da Ukraina Ocidental) há 11 (onze) candidatos para prefeito, em cada cidade da província, de 4 a 6. No geral participam 18 partidos.
A maioria dos candidatos para vereador já desempenharam esta função. Para câmara de Lviv há 58 candidatos. A porcentagem de candidatos novos é pequena. Há cientistas, médicos, padres, empresários, voluntários e combatentes da ATO, ativistas da comunidade. Há bastante mulheres, porém nem todos os partidos conseguiram a quota de 30%.

***

No geral há relatos de abuso de recursos administrativos. Nas eleições locais este problema é maior. Infelizmente não há sanções na legislação eleitoral. Observa-se um medo maior dos políticos quanto a uma comunicação aberta, preferem a TV, outdoors e redes sociais, bem como através dos agitadores contratados que trabalham nas barracas e distribuem os materiais de campanha. 
O lugar preferido para publicidade, são os territórios diante das igrejas aos domingos. Mas, para reunião de encontro com os candidatos comparecem poucos eleitores.
Em algumas cidades disponibilizaram acesso gratuito a internet.


E, como compra indireta do eleitor houve o treino gratuito, para os filhos, na arte de andar a cavalo.  Um outro candidato distribuiu pães.

***

Em Poltava açúcar gratuito, 8 kg, da organização cidadã, cuja atividade relacionam com o prefeito da cidade Oleksandr Mamai. 
Pequenas farmácias do oponente político - também candidato - Andryi Matkovskyi.


Em Luhansk as eleições não serão realizadas em 31 municípios, os que são ocupados pelos terroristas. Na parte não ocupada são 163 comunidades locais onde haverá eleições.

Muitos eleitores ainda não se decidiram, as menores dúvidas são em relação ao prefeito. alguns eleitores dizem que votarão em quem lhes indicarem. Outros dizem que nunca acertaram, então não sabem ou votarão em partidos e candidatos novos.
Os especialistas explicam a apatia geral com falta de fé nos políticos e partidos em geral. O comparecimento às urnas não deverá ultrapassar os 50%.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário