segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Notícias européias nos jornais ukrainianos
Europeiska Pravda (Verdade Européia, 02.10.2015

O ministro alemão queixou-se das arbitrariedades de muitos refugiados (minorias) e observou que "antes do verão eles eram mais agradecidos. Eles perguntavam, onde está a polícia, o governo federal, onde serão distribuídos. Agora muitos estão convencidos que sozinhos poderão alocar-se onde quiserem. Procuram conveniências, contratam táxis, gastam dinheiro viajando centenas de quilômetros pela Alemanha.  
Fazem greve porque não gostam da habitação, criam problemas porque não estão satisfeitos com a alimentação, organizam brigas porque lhes falta comodidades, disse Maizière.
Anteriormente noticiou-se que no centro de refugiados em Hamburgo houve uma briga entre cerca de 200 migrantes da Síria e Afeganistão, porque não foram capazes de compartilhar os chuveiros. Também neste centro anunciaram greve de fome por não estarem satisfeitos com as condições diárias.

Na Alemanha organizam cursos do idioma alemão para cem mil refugiados. Os cursos poderão frequentar aqueles cuja reivindicação de asilo já foi aprovada.
Até o final do ano, a Alemanha deverá receber cerca de 800 mil refugiados.

***

47% de cidadãos é a favor de menos refugiados.
Europeiska Pravda (Verdade Européia), 02.10.2015

Ao mesmo tempo, mais britânicos - 57%, apoiam  aceitar menos "requerentes de asilo". E, 61% consideram que os recursos do Reino Unido não serão suficientes para aceitar mais refugiados. A pesquisa foi realizada após o primeiro-ministro da Grã-Bretanha declarar que o país receberá 20 mil refugiados sírios nos próximos cinco anos, mas não participará do esquema de distribuição de refugiados, proposto pela Comissão Européia.

***

UE e Turquia desenvolveram um plano de ação para parar o fluxo de refugiados.
Europeiska Pravda  (Verdade Européia), 04.10.2015.

Turquia e Grécia deverão melhor proteger suas fronteiras, atravessadas por milhares de migrantes. Previstas patrulhas conjuntas turcas e gregas na parte costeira do Mar Egeu, e repatriamento de refugiados.
Na Turquia, com o financiamento parcial da UE, serão criados novos campos de refugiados, que poderão acomodar até dois milhões de pessoas. 
Os países da UE poderão aceitar meio milhão de pessoas e que poderão ser deslocados para Europa, sem a necessidade de uma perigosa viagem através do Mediterrâneo.

***

A Alemanha chegou um refugiado de 110 anos.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 01.10.2015

A polícia disse que nove membros da família chegaram a pé, da Áustria para Passau em 28 de setembro.
O centenário, apesar das dificuldades e fraqueza geral, esta relativamente bem, mas ele não vê e não ouve. A maior parte ele precisou ser carregado, diz sua filha de 60 anos.
Na chegada, precisou de ajuda médica. Com ele vieram dois homens, duas mulheres e quatro crianças - quatro gerações de uma família.
Documentos eles não tinham mas a filha afirma os 110 anos. Cita até a data do nascimento do pai: 01.01.1905.
A família superou 5.500 km - principalmente a pé.
Eles fugiram porque: "Taliban" matou seus três irmãos e a segurança, em sua terra, deteriora-se.
"Sua história parece ser verdadeira", - diz a polícia. No entanto, não poderá ser verificada.

***

Os governos de sete países acusam Rússia de fomentar o extremismo através da ação militar na Síria.
Ukrainskyi Tyzhden (Semana Ukrainiana), 02.10.2015

Os governos da França, Alemanha, Qatar, Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos fizeram uma declaração crítica contra Rússia no âmbito de sua participação nas recentes hostilidades na Síria.
Eles expressam sua "profunda preocupação com o reforço da intervenção militar russa na Síria, em particular os ataques aéreos em Hama e Homs, onde mataram civis, e não insurgentes do "Estado Islâmico". "Estas operações militares não são nada mais do que uma nova escalada, alimentando o extremismo e a radicalização", - diz o comunicado.

***

Prefeito de Chisinau: "Os protestos são organizados por Moscou".
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 03.10.2015

A prefeitura de Chisinau entrou na justiça contra os organizadores e manifestantes da ação de protesto que bloqueavam a principal rua da cidade. O prefeito da capital Dorin Kirtoaka considera, que os protestos em frente ao Parlamento organizou Moscou.




Os protestos em frente ao parlamento da Moldávia foram organizados por Moscou e seus fantoches em Chisinau (Partido Socialista - red.) e Beltsy (o líder do "Nosso partido" Renato Usatyi ´é prefeito da cidade moldava Beltsy - red.) Verdade também é, que aproximadamente 30% dos cidadãos querem aproximação com a Rússia e Ásia, mas isso é outra questão, uma questão de mentalidade", - escreveu o prefeito em redes sociais.
Kirtoaka falou com ironia sobre os protestantes que, por um lado, se dizem patriotas da Moldávia, por outro - erguiam as tendas à noite sob o som da música "Lube" do grupo russo.
De Moldávia (ou Moldova) deportaram jornalistas russos porque eles não tinham permissão para cobrir os eventos
Na capital da Moldávia continuam os protestos. Ativistas buscam a renúncia de altos funcionários.
Em Chisinau, em 04 de outubro, os manifestantes enviaram uma delegação ao Parlamento para participar de uma reunião de emergência.
Começaram os confrontos porque a polícia não permitia a entrada. Conseguiram romper o cordão policial, mas sob a porta do Parlamento estavam policiais com munição. 
Vieram combatentes para ajudar os policiais. A multidão acabou se acalmando depois de algum 
tempo. Quando o líder do Partido da República Socialista da Moldávia, Igor Dodon, apareceu e disse que conversou com todos os líderes parlamentares, convidando-os para uma reunião de emergência, os líderes das facções recusaram, dizendo que tinham outro compromisso, e voltaram para praça. (Os protestos em Moldávia já duram algumas semanas).

***

Em Minsk realizaram um protesto contra a instalação de uma base aérea russa na Bielorrússia.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 04.10.2015
Participam do protesto os representantes dos partidos oposicionistas e várias organizações cidadãs.
Na Praça da Liberdade, na saída do metrô e no perímetro da praça. Ônibus com policiais também estão presentes.


Os organizadores observam que a instalação da base aérea viola o Art. 18 da Constituição. 
"Nós não pretendemos guerrear com ninguém, mas se instalarmos aqui uma base militar, nós perderemos nossa neutralidade" - dizem eles. 
Repetem as palavras: "Não a bases militares" e "viva Belarus".
(Pobre povo. Acontecerá exatamente o que Putin decidir. O comportamento do presidente Lukashenko é tragicômico. Ele nunca discorda de Putin, pelo contrário, dá seu aval mesmo não sendo solicitado. Assim ele consegue manter-se na presidência desde 1.994
Seu filho ilegítimo tem 11 anos e vai com o pai a todos os lugares: À Assembléia Geral das Nações Unidas, numa audiência com o Papa Bento XVI, etc. Não conhece a mãe porque o pai não deixa...
Pesquisa Internet - OK).


***

Na Finlândia protestaram os apoiantes e os opositores da imigração.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 04.10.2015

Polícia evitou um possível choque entre adversários e apoiantes da imigração, no centro de Helsinque.
Os participantes da "Aberta Finlândia gritavam contra os opositores da imigração. Polícia separou rapidamente os manifestantes. Eram, aproximadamente 600 pessoas, a maioria era a favor dos refugiados. Foram detidas seis pessoas.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário