sábado, 25 de outubro de 2014

Turbulências administrativas
Tyzhden ua. (Semana Ukrainiana), 24.10.2014
Bohdan Butkevych

Eleições antecipadas - vasto campo para atividades de trapaceiros políticos. Suborno e pressão administrativa, continuam instrumentos ativos de luta política.


Eleições completamente honestas - na Ukraina ainda não houve. As próximas, infelizmente, é pouco provável, que sejam. Especialistas dizem que o suborno direto dos eleitores caiu ligeiramente em comparação com 2.012, mas sem fraude e violações não passará. Bem como do recurso administrativo, embora não considerado sob uma única força política na corrida, mas ainda bastante eficaz na colheita de votos.

ERRO GIGANTESCO

O maior problema é, claro, Donbass, onde de um lado, lutam pelo poder usando todos os métodos permitidos, ou não, insatisfeitos representantes das forças pró-russas, que o governo não conseguiu isolar do processo eleitoral. Por outro lado - o governo não conseguiu garantir o direito ao voto para mais de 50 mil militares ukrainianos e combatentes dos batalhões voluntários, e regular o problema das províncias, que parcialmente são controladas pela Ukraina e, parcialmente, pelas formações de bandidos. Contando com o baixo comparecimento esperado nesta região e maciço suborno dos eleitores devido a difícil situação econômica, as eleições no leste, tem todos os indícios, se não de completa falsidade, de insolvência. No entanto, um certo progresso, embora tímido, existe.

"Eu tenho certeza, que as eleições no Donbass, é claro, precisava realizar, porque não se pode tirar do povo o seu direito constitucional da escolha, - afirma o blogueiro popular Sergei Ivanov. - No entanto, as autoridades permitiram um enorme erro, não apenas no leste, mas em toda Ukraina, que terá uma influência fatal sobre todo processo. Eles não isolaram do processo eleitoral a quinta coluna. E agora esta coluna não só não está presa, mas conseguiu, a possibilidade legal, e ainda aproveitando o dinheiro roubado do povo ukrainiano e buracos na lei, eleger-se nas mesmas circunscrições, onde alimentava-se o separatismo. Infelizmente, neste sentido, seguir os países bálticos, ficaram com medo, ou tem algum "acordo" quanto à participação das forças pró-Kremlin nesta campanha. Por exemplo, personagens tipo Liovochkin, Akhmetov, Iefremov, etc. Como justificar a participação na corrida eleitoral de Moshenko, que votou pelas leis de 16 de janeiro, ou Golenko, que trabalhou diretamente com os separatistas, ajudou-os? É claro que, de forma alguma não se pode permitir eleições lá,  onde não há completo controle do governo ukrainiano".

Todos os principais separatistas em Luhansk e parte de Donetsk são candidatos ao Parlamento e tentam entrar, - confirma o comandante do batalhão "Aidar" Segei Melnychuk. -Preparam-se para depositar boletins "carrossel". 
(É uma modalidade de falsificação do voto - OK) Eu avisei: nós não permitiremos isto, estaremos ao lado de cada seção e acompanharemos os boletins até Kyiv".

Naturalmente, o ponto mais problemático é Donbass. Além da ocupação de várias circunscrições, com completa incapacidade de realizar lá as eleições, há o problema urgente das circunscrições, que em parte são controladas pela Ukraina, em parte pelas formações bandidas. Portanto, são passíveis de quaisquer falsificações. Por exemplo, fraco controle da Comissão Eleitoral Distrital, possibilidade de depósitos de boletins nas Comissões Eleitorais Descentralizadas, falsificação do número de eleitores realmente partícipes, condução de eleitores dos territórios ocupados para votação. Estas questões, nem a Comissão Central Eleitoral, nem o Parlamento não decidiram, então existirão grandes riscos no dia das eleições.

No geral o Estado dá pouca atenção às eleições nos territórios problemáticos, mesmo nas circunscrições libertas pelo exército ukrainiano, - diz o analista da rede cidadã "OPORA" (Apoio) Oleksandr Kliuzhev. - Por exemplo, o candidato da 47ª Circunscrição (Sloviansk), um tal Yuri Solod, marido de Natália Korolevska (Participante do ex-governo Yanukovych-OK), conduz uma grande campanha, com sinais de compra do eleitorado. Mas reação correspondente dos órgãos de segurança, em contraste de casos semelhantes nas regiões de Zaporizhzhia, Kharkiv e Odessa não há. Isto é facilmente explicado porque nestas regiões se concentram nas funções desempenhadas dentro da ATO, e às violações das leis eleitorais eles não conseguem chegar. Com o que se aproveitam as pessoas do Partido das Regiões. Na verdade, comprar eleitores na região, que já se acostumou à semelhante decomposição, e ainda nos tempos da desorganização, é muito fácil. E tais casos não são poucos.

No entanto, existe um risco considerável de interferência armada no processo eleitoral. Por exemplo, algumas Comissões Eleitorais Distritais não revelam sua localização física para evitar ataques terroristas e provocações dos separatistas.  "Eu não excluo o uso, nas regiões de Donetsk e Luhansk, do recurso armado, pois estas regiões são muito militarizadas e cheias de armas ilegais, - diz Sergei Ivanov. - Por exemplo, numa circunscrição de Luhansk tem um certo candidato, Radchenko, o qual gosta de se apresentar como combatente do batalhão "Aidar", embora não seja, considera normal andar pelas sedes dos concorrentes com um grupo de pistoleiros alugados, e intimidá-los.

O presidente da Administração Regional Estatal Gennady Moskal adverte, que as eleições em vários assentamentos regionais são perigosas para a vida dos eleitores, porque os terroristas preparam provocações. Quase todo território de Stanychno, da região de Luhansk tem fronteira com a chamada "FSC",a proclamada república de Luhansk , e diariamente há bombardeios de artilharia pesada, e regularmente penetram equipes subversivas de inteligência. Mesma situação em mais cinco aldeias, que com Stanychno pertencem à circunscrição Nº 114, e à circunscrição 112 mais três aldeias. Em relação à ameaça real para a vida e à saúde dos membros das comissões eleitorais, representantes autorizados pelos candidatos, observadores oficiais e os próprios eleitores, Moskal pediu para verificar a possibilidade de realização de eleições em áreas a ser determinadas. Existem riscos semelhantes também em Donetsk.

A afluência às urnas prevista no Donbass não é muito alta. Muitas pessoas abandonaram a região, outras se mudaram dentro da região, muitos não se registraram. E não se pode esquecer o enorme cansaço moral devido a guerra e política nesta região. 
Mas, há fatos positivos. Apesar de que metade dos moradores de Donbass não conseguiu votar nas eleições presidenciais (deste ano), nos territórios em que houve eleições, elas foram as mais honestas de todos os tempos. O partido das Regiões não teve possibilidade de garantir seus 80% como em 2.012. Apesar de que a dependência agora depende mais do governo local e dono da empresa na qual o eleitor trabalha. A influência, de diversas forças políticas, nivela, ao menos um pouco, o processo eleitoral.

Em Luhansk, a compra de eleitores não é tão descarada nestas eleições, mas continua o suborno, especialmente nas áreas rurais. O valor aumentou um pouquinho, a partir de 200 hryvnias. Em Volyn, alguns espertinhos distribuem certificados, que poderão ser trocados por dinheiro, após as eleições nos "fundos de caridade" do candidato. Continuam valendo as mais diversas formas da "caridade", como auxílio social, construção de playgrounds, presentes para crianças, ajuda aos militares do ATO, etc.

SEM DIREITO AO VOTO

Em tempo de paz, os soldados designados para parte oficial, dispõem de 4 horas para votar - explica Oleksandr Klyuzhev. - Mas agora, na área do ATO surgem muitos problemas práticos, que não foram resolvidos pelo Parlamento, por isso milhares de combatentes agora não poderão realizar seu direito constitucional (Justamente os mais patriotas - que pena! -  OK). A maioria das unidades militares está fora de sua implantação, ou mesmo em locais onde não foi possível organizar as eleições. Então, não há nenhuma razão formal para incluí-los na lista de eleitores. E, ainda há os combatentes dos batalhões voluntários, que não pertencem às unidades militares.

No entanto o presidente e a Comissão Eleitoral Central  promete resolver este problema. "Eu reuni os chefes de departamentos militares e encarreguei-os de recolher as declarações dos soldados e incluí-los ao cadastro dos eleitores da Ukraina - disse Poroshenko. - Ao registro já incluíram 10 mil soldados que estão na área de combate ao terrorismo. Isto é vergonha e irresponsabilidade, que o Parlamento não conseguiu aprovar um projeto de lei sobre o voto dos militares". No entanto, algumas unidades e batalhões de voluntários pretendem sozinhos resolver estas questões. "Meus combatentes certamente vão votar, - categoricamente declarou o Kombat de "Aidar" Melnechuk. - Tem circunscrições eleitorais, as listas foram apresentadas. Parte do batalhão votará em Starobilsk, parte - na cidade Shchastia". Mas constata-se, que a maioria de várias dezenas de milhares de soldados, que permanecem na zona ATO, não poderão realizar seu direito constitucional de votar.

Tradução: O. Kowaltschuk
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário