domingo, 26 de outubro de 2014

Eleições Parlamentares na Ukraina
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 26.10.2014

Hoje, dia 26 de outubro, realizaram-se as eleições legislativas antecipadas na Ukraina.
Os ukrainianos elegeram o Parlamento Ukrainiano da VIII convocação.
Serão eleitos 225 deputados, de 29 partidos que participaram, com o limiar eleitoral superior a 5% e também, dos 322 candidatos majoritários que se candidataram a partir de partidos políticos ou por conta própria.

O comparecimento de eleitores superou 40,80% até às 16:00 horas. A presença maior verificou-se em Lviv, Khmylnetskyi, Ivano-Frankivsk, Volyn e Ternopil. A menor em Luhansk, Donetsk e Odessa.

Nenhum combatente do batalhão voluntário, nem as pessoas que residem lá, puderam votar na cidade Shchastia, Luhansk - lá não tem seção eleitoral. O comandante do batalhão culpa o presidente. O governador de Luhansk, Gennady Moskal declarou, que devido a burocracia, nem todos os combatentes da ATO puderam votar por não serem contratados por um período fixo. Não podiam votar com bilhetes militares, e a maioria não tinha consigo o passaporte. Na região de Popasna e Stanychno, sob controle ukrainiano a maioria das seções eleitorais não abriu porque as pessoas designadas para trabalhar, devido ao medo não vieram. No sábado, dia 25, estas regiões, mais a Zoriana, sofreram tiroteio.

No dia das eleições, as posições das forças de segurança ukrainianas sofreram tiroteio 18 vezes. Por sorte não tivemos nem mortos, nem feridos, avisa Petro Mekhed, vice-ministro de Defesa.

O Ministério do Interior sabe sobre 9 casos de suborno de eleitores e granada na seção. Também foram registrados 19 avisos sobre colocação de minas nas instalações de comissões eleitorais. Averiguam-se 4 casos de confisco de armas e da granada descoberta na maleta do observador de um candidato.

Quase 75% dos militares puderam votar até às 15 horas.

A Comissão Central não tem dúvida quanto à validade das eleições. Apesar das dificuldades com a organização das eleições em algumas regiões da Ukraina, o processo eleitoral ocorre normalmente. Nenhum partido político tem razões para questionar seu resultado, diz a vice-chefe da Comissão Eleitoral Central Zhanna Usenko-Chorna. Não fosse a agressão russa no leste da Ukraina, poder-se-ia constatar que a organização destas eleições - uma das melhores. Apesar de fatos lamentáveis em algumas regiões, nenhuma força política - nem dentro do país, nem no exterior - não tem base para duvidar dos resultados destas eleições", - acrescentou ela. Em muitas seções, simultaneamente às eleições parlamentares ocorreram eleições locais: em 142 seções escolhem os chefes das aldeias, em 14 das vilas e em 10 das cidades.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário