segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Quem vence nas eleições parlamentares na Ukraina.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 27.10.2014

l - Bloco Petro Poroshenko (bloco do presidente) ocupa a primeira posição. Vence em 64 circunscrições. Esperam-se 90 candidatos majoritários. No geral, dos dois sistemas, de 126 a 153 deputados.

2 - Bloco da Frente Popular. Bloco do primeiro-ministro Arsenii  Yatseniuk. No total deverá ter 82 mandatos. Seu maior sucesso nas regiões de Ternopil e Ivano-Frankivsk.

3 - Bloco Auto-ajuda. Bloco do prefeito de Lviv, Andrii Sadovyi. Segundo dados anteriores, a maioria dos votos vieram da capital. Ajudou também sua cidade natal. O bloco espera 30 mandatos.

4 - Bloco da Oposição. Compõe-se dos políticos que restam do Partido das Regiões, liderados pelo ex-chefe do Ministério de Energia, Yuri Boiko. São 31 deputados, mas o número ainda pode aumentar com os candidatos majoritários. Donetsk é sua principal região de influência.

5 - Partido Radical de Lyashko. É Chernihov a região nativa de Lyashko, que apoia os radicais. Eles podem contar com 22 assentos.

6 - Bloco Pátria. Pátria é bloco de Yulia Tymoshenko. Mal ultrapassou a barreira de 5%. O seu melhor resultado vem da parte central da Ukraina. Deverá conseguir 19 assentos.

Outros: 110 deputados.

Pela análise dos resultados, o governo terá maioria no Parlamento. Não deverá colaborar apenas o Bloco da Oposição. 
Lyashko, do Partido Radical, pediu para compor com a situação. Declarou que, devido à difícil situação na Ukraina, deseja colaborar.

Os partidos que não venceram a barreira de 5% não farão parte do Parlamento. Inclusive o Partido "Liberdade" de Oleh Tiahnebok, que até às 15:50 h recebeu apenas 4,69% de votos.

Os observadores do Parlamento Europeu e da Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa reconheceram as eleições parlamentares, antecipadas, de acordo com os padrões europeus.  
Christopher Chop, delegado da PACE disse que, em termos de agressão a nível nacional, o número de eleitores, de 52%, pode ser considerado bom.
A rede européia de organizações de observação eleitoral (ENEMO) avaliou as eleições na Ukraina como transparentes e em conformidade com as normas internacionais.

No Conselho entram, aproximadamente, 62 deputados que apoiaram leis ditatoriais em 16 de janeiro (ainda no governo de Yanukovych), avisa a recém eleita Victória Syumar. Eles entram nas relações de candidatos majoritários. Inclusive, um candidato que votou a favor destas leis, entra com apoio do Bloco Petro Poroshenko - Vladislav Atroshenko. E, também Yaroslav Moskalenko, com apoio do mesmo Blog.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário