quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Rússia afogarão no petróleo?
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 16.10.2014
Zinovia Voronovych

A queda dos preços do "ouro negro" é pior do que as sanções. Na Rússia para o ano seguinte preveem "buraco" no orçamento de 500 bilhões de rublos!

Presidente USA e o rei da Arabia Saudita acordaram um "golpe de petróleo" contra Rússia ainda na primavera?
A "amizade" internacional contra Rússia ou luta pelo mercado? Especialistas coçam suas cabeças, sobre o que está acontecendo no mercado do petróleo e por que alguns países que produzem "ouro negro", de repente, tão amigavelmente, começaram derrubar os preços. Para os ukrainianos, mesmo longe da economia, a queda dos preços do petróleo - a notícia é, definitivamente, agradável. Em primeiro lugar, devido ao petróleo barato, já começou cair o preço da gasolina. Em segundo lugar, a queda dos preços do petróleo afeta a economia russa mais do que quaisquer sanções. Quando o preço do barril de petróleo chegou a U$ 87, o ministro das finanças russo Anton Siluanov disse: se tais condições continuarem, no próximo ano teremos que pegar no fundo de reserva aproximadamente 500 bilhões de rublos (12,5 bilhões de dólares)  para fechar o buraco no orçamento. O preço já está abaixo de 85 dólares, e é provável que caía mais...

Foram os especialistas russos que, primeiramente, começaram a falar sobre a trama no mercado de petróleo. Dizem que os Estados Unidos e Arábia Saudita concordaram em derrubar os preços do petróleo para assim destruir a economia da Federação Russa. Ainda na primavera, aos russos, pareceu suspeita a visita de Barack Obama ao rei da Arábia Saudita. De fato, o cartel de petróleo da OPEP começou intensificar a produção do petróleo. Os Estados Unidos também aumentaram a produção em seus campos de petróleo  no Texas e Dakota. Como consequência, os preços caíram ainda mais de 20 dólares e, parece, que não planejam parar. No orçamento russo para 2014-2016 o preço previsto é de 93-95 dólares por barril. Os rendimentos da produção e exportação do petróleo - 50% das receitas do orçamento russo. Portanto, a redução do preço em cada dólar abaixo do previsto no orçamento - um golpe duro para economia da Rússia.

Rússia que costuma aterrorizar metade da Europa com o seu gás, encontrou-se numa armadilha. E - não é pela primeira vez. Há especulações, de que foi a conspiração dos EUA e Arábia Saudita na década de 80, devido a qual os preços do petróleo caíram em 2,5 vezes, levou ao colapso da União Soviética. É possível que a América mais uma vez decidiu ir por esse caminho... No entanto, os analistas acreditam, que a meta dos EUA não é acabar dom a FR, mas conter Putin.

"Eu não construiria grandes ilusões, que a queda dos preços do petróleo levará ao colapso da FR. Em um ou dois meses a economia russa não desmorona. Até com 80 dólares por barril, a economia russa é capaz de funcionar mais ou menos, normalmente, não menos de um ano", - diz o perito do Centro Razumkov Volodymyr Omelchenko.


No entanto, o cartel de petróleo da OPEP planeja reduzir o preço abaixo de US $ 80. "76 - 77 dólares  pode tornar-se o preço final do barril". - declarou o ministro do petróleo de Kuwait Ali al-Omairi. Segundo suas palavras, a Organização dos Países Exportadores do petróleo na reunião de 27 de novembro, é provável que reduzirão a produção para sustentar os preços.

"As razões para queda dos preços do petróleo são várias - diz o vice-diretor do Centro Técnico - Científico "Psyche" Gennady Riabtsev. -Proposições no mercado do petróleo, atualmente, são maiores do que a demanda, por isso não podem afetar o preço. Além disso, não excluem certos acordos entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita. E o motivo pode ser não apenas minar a situação econômica da Rússia. Aos EUA é vantajoso reduzir o custo do óleo. Desde meados dos anos 80 dos EUA retiravam a produção em massa. Formou-se tal situação que ao setor econômico simplesmente não é confortável trabalhar nos EUA. Para corrigir a situação, os EUA esforçam-se em reduzir o valor da energia. Com o gás já conseguiram. O preço do gás hoje, nos EUA, é 80 - 100 dólares por mil metros cúbicos. Comparem isto dom 485 dólares que de nós exige FR, e vejam a diferença. Agora eles querem reduzir o preço do petróleo. Se falar de óleo leve do Canadá, seu custo é cerca de 60 dólares por barril. Até este ponto pode-se baixar o preço. Grandes exportadores de petróleo estão interessados em preços mais baixos, e isto lhes permitirá desalojar do mercado os produtores cujo custo é muito maior. Por exemplo, o custo do petróleo na Arábia Saudita é 4 -5 vezes menor que na Rússia. Por isso a Arábia Saudita pode se dar ao luxo de baixar os preços. Mesmo se não for por motivo político, mas a política aqui, certamente é presente, economicamente tal passo é confortável às principais economias mundiais. Aos países importadores como UE é confortável a energia mais barata. Aos países do Oriente Médio é benéfico baixar os preços, porque assim eles desalojam o petróleo russo do mercado europeu e asiático. Naturalmente, o preço do petróleo é uma das alavancas de influenciar Rússia. Afinal, se o preço abaixo de 80 dólares durar vários meses, as autoridades russas terão de cortar programas sociais. "Por experiência própria, sabemos o que significa aos eleitores o corte nos gastos sociais. Pode-se criar dezenas de leis, que prejudiquem a democracia, o povo aceitará. Mas, se você retira esmolas sociais, parte das pessoas que apoiam o governo, imediatamente reduz-se.

É claro, que os preços do petróleo - é a melhor ferramente de luta com a Rússia. Então, espera-se que Putin começará a retirada de seus militares e deus diversionistas do território ukrainiano. No entanto, para nós, o valor do petróleo é importante, não só para refrear Putin. Pois do preço do petróleo depende o preço do gás.

"Os contratos de longo prazo de preço do gás estão ligados ao preço do petróleo. Então, se diminui o preço do petróleo, devem diminuir os preços do gás. Exatamente assim é o contrato entre a Rússia e Ukraina, Mas, da Rússia pode-se esperar quaisquer truques, especialmente porque a fórmula pela qual eles calculam o preço do gás para Ukraina, é muito vaga. Esperar uma política adequada em relação ao gás da Rússia basta, - diz Volodymyr Omelchenko. - O preço do petróleo - é também acima de 60% do preço da gasolina. É claro, que o efeito na Ukraina , da redução do preço das matérias primas um pouco nivelam os problemas no mercado de câmbio. Portanto, os preços  descem não tão rapidamente como desejariam os nossos motoristas. Retem a queda dos preços da gasolina os problemas na aquisição de divisas que possuem os importadores. E, também, porque o mercado dos produtos do petróleo aqui é monopolizado".

Entretanto...

Perante o cenário de queda dos preços do petróleo, a moeda russa continua a depreciar-se. Apesar do apoio sem precedentes (para segurar o rublo o Banco Central da FR, apenas na semana passada gastou mais de 4 bilhões de dólares), o rublo continua estabelecer anti-recordes. Em 15 de outubro, no transcorrer do curso na bolsa de Moscou, desabou para 41 rublos por dólar e mais de 52 rublos por euro.

Catástrofe ecológica ameaça Donbass, inclusive Rússia.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 21.10.2014


(Vídeo no idioma russo)
Isto foi afirmado pelo presidente do Sindicato Independente dos Mineiros da Ukraina Mykhailo Volynets, diz o site da cidade de Gorlivka 0624.com.ua
"Em Enakievo está inundada a mina "Poltavska", próximo está sendo inundada "Vuhlerivska".  Ao lado delas está a mina "Yunkom", na qual em 1979 foi realizada uma explosão nuclear. Agora as águas sujas das minas ascendem e trazem substâncias radioativas para superfície, onde o nível da radioatividade excederá em 1000 vezes", - diz Volynets.

Ele salienta, que em Gorlivka, a mina "Oleksandr-Oeste" recebeu, em 1989, 50 toneladas de substancia perigosa - monoclorobenseno" (Peço compreensão, tradução para esta junção de nomes, eu não encontrei - OK) que se juntou com outras substâncias nocivas sob a terra.
Segundo Volynets, na ocasião, a área foi localizada e a mina foi fechada. "Mas agora a inundação descontrolada das minas fará com que esses produtos químicos venham à superfície. Será envenenada uma camada da terra, a água potável. A água inundará caves, campos, asfalto e tudo mais - transformará em lama. Serão envenenados os afluentes do rio Seversky Donets, Mar Azov e território russo. Na província de Rostov (Rússia) há mais de 100 minas fechadas nos últimos 25 anos, então será envenenado o Rio Don", - afirma Volynets. Ele reforça, que as ações militares no Donbass promovem desastre ambiental na região. "Viver lá será muito complicado, especialmente no inverno", disse ele. De acordo com o especialista, as águas das minas podem alcançar a superfície em 4=5 meses "e talvez menos".

Anteriormente o jornal ZN-UA escreveu sobre as possíveis consequências letais do conflito com o meio ambiente na região de Donbass. Basta parar o bombeamento da água nas minas e em consequência à violação do fornecimento da energia, a água ameaça subir à superfície junto com o metano, transformando grandes áreas em pântano tóxico. O vazamento de cloro líquido de estações de água em resultado, por exemplo, de projétil, pode custar a vida de pessoas que encontram-se a quilômetros de distância, e a não limpeza destas águas ameaça os moradores locais com epidemias.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário