quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Protestos na Bankova no dia 13 de outubro.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 15.10.2014
 
O Serviço de Segurança da Ukraina diz que os protestos na Bankova foram organizados pelo FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia).
Os soldados da Guarda Nacional que participaram  do protesto no dia 13 de outubro, tornaram-se marionetes da inteligência estrangeira. Segundo o assessor do presidente do SBU Markiyan Lubkovskyi, o SBU tem provas irrefutáveis de que a ação, com inclusão da Guarda Nacional foi instigada pelos serviços especiais russos, especialmente pelo centro  18 do FSB que planeja e tenta organizar ataques informativos contra Ukraina.
Este tipo de ações planejava-se para Kharkiv, Kherson, Mykolaiv, Zaporizhzhia, Odessa, Vinnytsia, Dnipropetrovsk e Pavlograd.
Estas ações deviam ser de massa mas, graças a ações conjuntas do Serviço de Segurança da Ukraina e do Ministério do Interior conseguiu-se evitá-las e neutralizá-las" - disse Lubkovskyi.
Segundo ele, os serviços de segurança russos, durante grandes feriados ukrainianos, ou aprovação de decisões importantes, agitam a situação com auxílio de jovens desconhecidos e depois este vídeo é replicado na mídia russa. Neste caso a provocação realizou-se através da rede social "VKontakte". Através do grupo "Resistência da Nova Rússia" e "Antimaidan". Durante últimas semanas difundiram-se chamadas de protesto contra "marcha nazista",  contra a "tirania do Bandera", etc. Foram descobertos alguns dos grupos mais ativos "Vida de soldado", "DMB Soldados", "Clube 678497335", etc.
Os administradores desses grupos são cidadãos da Federação Russa, geralmente de São Petersburgo - "Ksenechka
Fedorov", "Aleksander advokat", "Ulanev" e outros.
Os recrutas eram simplesmente vítimas de provocação. Nós pedimos máximo cuidado. Saíam dessa rede, disse Lubkovskyi.


Justiça prendeu 10 pessoas durante os protestos no Parlamento em 14.10.2014.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 15.10.2014


O Tribunal prendeu 10 pessoas suspeitas de envolvimento nos tumultos no Parlamento em 14 .10.2014.
Mais 17 pessoas foram detidas. Foram elaborados relatórios administrativos e, após conversa, eles foram liberados.
Polícia estabeleceu um número de pessoas suspeitas na organização da agitação. Estas pessoas estão sendo investigadas.
Os manifestantes reuniram-se próximo ao Parlamento, atiravam fogos de artifício, explosivos (flash-bangs), petardos fumígenos.
Participaram da manifestação aproximadamente 5 mil pessoas, com bandeiras do Partido Liberdade (nada a ver com Rádio Liberdade), Bratstvo (Irmandade), bandeiras vermelho-pretas (bandeiras da "Organização de Nacionalistas Ukrainianos, cujo comandante principal foi Stepan Bandera que esperava libertar Ukraina do jugo russo durante a II Guerra Mundial, com ajuda alemã. Foi preso pelos alemães que viam com bons olhos a ajuda ukrainiana mas não pretendiam nenhum  Estado ukrainiano independente, e enviado à prisão na Alemanha, onde, mais tarde, foi assassinado a mando de Moscou, por um traidor ukrainiano - OK), bandeiras ukrainianas e também algumas da Bielorrússia.

Alguns manifestantes estavam bastante agressivos.

O Parlamento estava guardado por 4 - 5 fileiras de milicianos que utilizaram cassetetes de borracha.

Os deputados do partido "Liberdade" saíram para conversar com os manifestantes. Os manifestantes atacaram milicianos com correntes.

Segundo Turchenov, presidente do Parlamento, tais incidentes apenas atrapalham o trabalho produtivo do Parlamento que, neste dia, pretendia votar a lei que reconhece os participantes do Exército Insurgente Ukrainiano como participante da II Guerra Mundial (justamente uma das reivindicações dos manifestantes.
Foram quebrados alguns vidros das janelas do prédio do Parlamento.


Em Kyiv, há 700 pessoas do GRU tentam entrar em cada protesto. 
GRU - principal gestão de inteligência russa. 
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 15.10.2014


Yuri Syrotiuk, deputado do Partido Liberdade: Pacotes explosivos, tiros direcionados às janelas e brigas entre manifestantes e forças de segurança surgiram na véspera da sessão do Parlamento. A revolta começou quando os deputados não concordaram em incluir na ordem do dia o projeto do Partido Liberdade sobre a lei de reconhecimento da ONU-UPA (Organização dos Nacionalistas Ukrainianos - Exército Insurgente Ukrainiano) como parte beligerante na Segunda Grande Guerra Mundial. Claro, todos esses eventos ocorreram no dia 14 de outubro - dia da Intercessão).

A sociedade espera mudanças, mas elas não ocorrem... Os sociólogos dizem que os protestos não diminuem porque as questões-chaves não são resolvidas... Eu penso, que ontem a Federação Russa aproveitou. Ela sempre se esforça intervir na política interna da Ukraina... Somente em Kyiv há 700 pessoas do GRU que se esforçam para entrar em cada ação. Os aplicadores da lei devem identificar a rede dos agentes do FSB (Serviço Federal de Segurança da Federação Russa - sucessora da KGB) que trabalha em Kyiv porque, de acordo com nosso serviço de inteligência são 700 pessoas. E, eles tentam entrar em cada ação. Se em sete meses da revolução, o SBU (Serviço de Segurança da Ukraina) não aprisionou a agência do FSB, não realizou lustração. Se até na Guarda Nacional a agência russa pode organizar motins, fica claro, que na rua, para ações pacíficas, pode vir qualquer um.

Zorian Shkiriak, conselheiro do dirigente do Ministro do Interior: Tecnologia do Kremlin praticava-se constantemente. Envolvia forças políticas que, infelizmente tentam servir-se de tais atos para aumentar ibope.
Os acontecimentos, tanto na Bankova (Administração Presidencial), como no Parlamento, tem o mesmo roteiro. Enfraquecer as posições da Ukraina e fortalecer a posição do Kremlin antes do encontro de Petro Poroshenko e o psicopata de Moscou em Milão.

Eu posso garantir que este cenário falhou. Os novos aplicadores da lei mostraram coragem e auto-contenção , não aplicando a estes canalhas, provocadores e inimigos da soberania ukrainiana os meios a que tinham direito, mesmo quando contra eles usaram-se armas frias.
Não há analogia entre a dignidade do Maidan e o que acontece agora - isto é blefe e provocação. Quem faz esta comprovação é o primeiro provocador. Infelizmente é um grupo de vilões. E eu apoio Yuri Syrotiuk. Foram detidas 10 pessoas por conduta desordeira, criminosos segundo art. 296 - parte IV.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário