segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Devido às sanções e queda de preços do petróleo Rússia...
Europeiska Pravda (Verdade Européia, 24.11.2014

Devido às sanções e queda de preços do petróleo Rússia perderá 140 bilhões de dólares por ano - Ministério das Finanças da Ukraina.
A economia da FR, devido sanções ocidentais perde US $ 40 bilhões por ano e US $ 90-100 bilhões
devido a queda dos preços do petróleo, em 30%, segundo ministro das finanças da FR Anton Siluanov, escreve Ria "Novosti".

***
Jens Stoltenberg, Secretário Geral da OTAN, durante uma reunião da Assembléia Parlamentar, que se realizou em  24 de novembro em Haia, declarou:  "As portas que foram abertas, permanecem abertas. Nós assim decidimos. Eu estive na Cimeira de Bucareste, quando decidimos que Ukraina será membro da OTAN. Esta decisão permanece em vigor, desde que Ukraina cumpra os critérios de adesão, e se ela quiser".
"A questão da adesão da Ukraina não esteve na agenda nós últimos anos, porque Ukraina assim decidiu".
Lembramos, no domingo o Ministro do Exterior da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier disse que não vê Ukraina como membro da OTAN.

***
Os deputados idearam como Nadia Savchenko poderá fazer o juramento


Nadia Savchenko é um piloto de helicóptero. Ela encontrava-se na zona da ATO. Sua função era recolher os feridos e levá-los aos hospitais. Ela encontrava-se no território ukrainiano, quando foi capturada pelos separatistas russos, no início de julho, e levada para Rússia, e foi considerada culpada pelo assassinato de jornalistas russos. Na prisão sofre muitas pressões, inclusive torturas.

Por ocasião de eleições parlamentares na Ukraina, Nadia foi lançada candidata pelo Partido Pátria de Yulia Tymoshenko. Foi eleita. 

Os deputados planejam, durante a primeira reunião parlamentar, mostrar no painel Nadia fazendo o juramento, e também sua assinatura. Todos deputados aceitaram esta proposição. (O texto não diz como planejam conseguir a assinatura da Savchenko na prisão - OK). Com isto esperam maiores chances para conseguir a libertação de Savchenko, já que será parlamentar.

O representante do Partido Pátria disse que Savchenko será proposta como representante da Ukraina na Assembléia Parlamentar no Conselho da Europa. Anteriormente foi divulgado que Nadia Savchenko planeja envolver-se com atividades legislativas na prisão.

***
Lituânia inicia fornecimento de armas à Ukraina.


Após encontro com o presidente lituano, Dalia Grybauckayte, em Kyiv, o presidente Petro Poroshenko declarou ao correspondente da "Verdade Européia": Nós concordamos sobre o fornecimento de armas específicas para as forças armadas ukrainianas. Isto é uma ajuda real. Além das armas será fornecido treinamento para militares ukrainianos na Lituânia; será acrescido até 50 pessoas o número de militares feridos para tratamento na Lituânia.
Grybauckayte acrescentou que Ukraina receberá qualquer apoio da Lituânia, que o país tiver possibilidade de fornecer.
(Como vemos são os países pequenos que oferecem maior ajuda. Os grandes,  geralmente, falam muito mais que ajudam - OK).

***
O presidente estoniano Toomas Hendrik Ilves conclama à união para lutar contra a propaganda do Kremlin e "realidade paralela", que Rússia constrói no espaço informativo, e que a tal "realidade" está em desacordo com os valores democráticos.

O secretário adjunto da OTAN, Alexandr Vershbow falou sobre a necessidade de reforçar as sanções contra FR: "Enquanto a Rússia viola o direito internacional, enquanto ela tenta destruir a ordem mundial, o Ocidente deve aumentar o preço (que FR paga)", - declarou ele.

"O comportamento ilegal da Rússia exige que o Ocidente mantenha-se aos princípios, aumentando preços de sua agressão a Ukraina" - acrescentou ele.
O pronunciamento foi durante o fórum internacional "Halifax International Security Forum", no Canadá.

***
Rússia é o principal motivo do conflito e crise no Donbass. Isto foi declarado em Haia, na resolução da 60ª sessão anual da Assembléia Parlamentar da OTAN sobre apoio da soberania e democracia da Ukraina. O relator especial foi o deputado do Sejm polonês Witold Vaschyy, segundo relata Ukrinform.


"Ingerência direta e dissimulada, introdução de exércitos sem distintivos no território da Ukraina, é a principal razão da continuidade do conflito armado e crise humanitária no sudeste da Ukraina", - disseram os parlamentares da OTAN

Os parlamentares apelam a FR parar com a desestabilização da Ukraina, depor as armas, iniciar conversações (Mas os russos não podem pretender nem às conversações. Vão dizer o quê? Que invadiram terras ukrainianas sem motivo, só porque lhes pareceu interessante? Dos ukrainianos exigir acordos, promessas, para sair de suas terras? Qual a justificativa para as mortes e mutilações dos soldados ukrainianos, destruições?- OK). devolver a Criméia, parar com a propaganda anti-ocidental que alimenta sentimentos anti-ocidentais e chauvinistas entre os russos.
Eles aceitaram que seus governos continuem com as sanções, até Rússia mostrar sua vontade ao cumprimento do direito internacional e elimine as aquisições territoriais ilícitas.

Resumo e tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário