quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Em Minsk pode acontecer o mesmo que aconteceu em Donetsk e Lugansk (visão da Imprensa)
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 30.08.2017
Irena Bila

Presidentes da Rússia e Bielorrússia, Vladimir Putin e Alexander Lukashenko, abril de 2017 (ilustração).
Treinamento das tropas russas "Oeste 2017", que deve começar em breve na Bielorrússia (Já começou  - segundo notícias dos jornais - OK), já tem perturbado todos os vizinhos ocidentais da Rússia, observa o jornal "Dia". E há ansiedade nos países ocidentais da Rússia, segundo o jornal. A ansiedade nos países europeus da OTAN, bem como na Ukraina, e na própria Bielorrússia, está associada com dois mais perigosos cenários, segundo os quais, hipoteticamente, podem desenvolver-se as manobras "Ocidente - 2017". O primeiro desses cenários alarmistas sugere, que contingentes significativos de tropas russas permanecerão  na Bielorrússia por um longo período indeterminado. E isto cria certas ameaças. Em particular, Rússia pode inspirar uma rebelião do estado, destituir Alexander Lukashenko e criar um governo completamente pró-russo, dependente de Moscou, como "aqueles que estão" em Donetsk e Lugansk. O segundo cenário sugere, que o contingente russo, que permanecerá na Bielorrússia depois dos exercícios, pode atacar Ukraina, justamente lá, onde Kyiv menos espera. No entanto, de acordo com correspondente do "Dia", professor de Moscou Boris Sokolov, esses cenários são improváveis, embora a eles é preciso estar preparado. Afinal, a apreensão da Criméia e Donbas, também, antecipadamente, logicamente não calculavam.

"Três anos: atacados em Ilovaisk" - no artigo sob este título, o especialista do jornal "Dia" argumenta, que o principal motivo de perdas humanas e iniciativa estratégica foi a demora do comando ukrainiano. Ele também enfatiza, que há inúmeras evidências de agressão russa - de testemunhos de pessoas às fotos, vídeos - e gravações. Aqueles acontecimentos podem ser reconstruídos passo a passo, a cada minuto. A delonga é doença crônica de Kyiv. E isto se aplica não somente a equipes militares, mas também aos problemas históricos globais, que obrigam estar em prontidão para responder aos desafios. Portanto, agora é urgente acumular artefatos de agressão, em detalhes, em centímetros, para inevitável julgamento da Rússia no futuro, diz o jornal.

O jornal "Ukraina Jovem" constata, que a economia ukrainiana que segue a "hryvnia"(moeda) ukrainiana, demonstra a tendência sob o nome condicional "ao contrário de tudo". Isto é, está crescendo. As autoridades convencem, que este é o início de uma faixa de luz na história moderna da Ukraina, mas as opiniões de especialistas dividem-se. Alguns acreditam que ainda é cedo falar sobre o sucesso, enquanto outros argumentam, que alguns sucessos no estado há.

No entanto, de acordo com a maioria de especialistas a maior ajuda à nação ukrainiana para aumentar o PIB de seu país não foram as reformas dos senhores Groisman e Poroshenko, mas o comportamento dos preços nos mercados de aço laminado e minério de ferro. As reformas econômicas, se podem ser chamadas suficientemente eficazes, talvez funcionem amanhã. Hoje o governo ukrainiano, seja quem estiver sentado em suas poltronas, depende inteiramente da situação do mercado mundial. E afastar-se do estatuto de estado da matéria-prima - a tarefa de Kyiv é número um, diz o jornal.

O jornal "Voz da Ukraina" escreve, que os russos comuns, aos quais o futuro de seu país não é indiferente, se opõem à agressão do Kremlin à Ukraina e à propaganda de Putin. Muitos, com passos reais, esforçam-se em apoiar Ukraina, como, por exemplo, fazem isto os ativistas de São Petersburgo, carta de um é impressa pelo jornal parlamentar.

Poroshenko promete, que ao ATO, em breve, irão os renovados tanques.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 23.08.2017

O financiamento dos armamentos militares aumentou 10 vezes em três anos.
Na exposição foram apresentados os tanques "Oplot", BTR-3 e BTR-4, veículos de combate "Dosorg-4" e outros equipamentos militares de produção ukrainiana.

"Este ano foram aceitas 22 unidades de equipamento militar moderno. Eles estarão aqui em Kyiv porque esta é uma oportunidade para mostrar ao povo ukrainiano, e ao mundo inteiro, que nós conseguimos, e o principal, que temos como proteger a santa terra ukrainiana, disse Poroshenko.  Ele lembrou que os tanques "Oplot" são produzidos na fábrica de Kharkiv.

Segundo ele, desde 2013 o financiamento para armamento militar aumentou 10 vezes, Em 2017, do orçamento do Estado foram alocados 64 bilhões de "hryvnias". E, em julho, por conta dos fundos recuperados, roubados pelo governo de Yanukovych, foi acrescentado 1 (um) bilhão e 600 milhões de "hryvnias", que serão destinadas para compra e modernização de recentes modelos de armas e equipamentos militares. E, mais um bilhão e 400 milhões serão gastos na construção de uma fábrica para produção de munições, com base nas novas tecnologias", - acrescentou o presidente.

Parte das máquinas apresentadas no Khreschatyk será transferida para o exército ukrainiano na linha de colisão. O restante ficará na reserva nas instituições educacionais militares.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário