segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Conselheiro presidencial Alexander Paskhaver: Guerra atrapalha economia ukrainiana, mas a exportação para Rússia cresce.
Ukraina Moloda (Ukraina Jovem), 01.08.2017.
Júlia Zabelin (Apostrophe").

Alexander Paskhaver. (Foto Alhony Savchuk (galinfo. com.ua)

Alexander Paskhaver - cientista ukrainiano, economista homenageado da Ukraina, membro-correspondente da Academia de Ciências Tecnológicas e conselheiro extranumerário do Presidente.

Em uma entrevista ao "Apostrofo" o renomado economista explicou porque a Ukraina é útil o mercado aberto de terras, porque a retirada de reformadores do governo - deserção e se o estado vai se livrar, completamente, da dependência econômica da Rússia.

"Modelo de economia - liberdade, liberdade e liberdade".

- Gabinete Ministerial no final de maio rebaixou sua previsão  para o crescimento do PIB em 2017, de 3% para 1,8%, e a previsão da inflação - de 8,1% para 12,9%. O quanto é realista a nova previsão? 

Eu não avalio, o quão ela é realista, apenas posso dizer, que isto - resultado da deterioração das relações com as empresas nos territórios ocupados. Podem trabalhar os fatores, relacionados com a dinâmica dos preços dos produtos básicos da nossa exportação.

- Interessante sua avaliação com o bloqueio. O quanto ele agravou a situação econômica da Ukraina?

- Na vida, a economia não é a primeira causa de muitas ações, especialmente quando nós estamos em guerra. Bloqueio - é política, e procedimento para guerra, mas se você fala sobre algo como meio para guerra então, essencialmente, as consequências econômicas não são prioridade. Todas as ações militares, quaisquer umas, não apenas "tiroteios" - é a devastação, ruína, e neste sentido as ações, relacionadas com a guerra, avaliar do ponto de vista econômico é estranho.

- O que é indispensável ao governo fazer em primeiro lugar, para economia começar a crescer não
em 1 - 2%, mas pelo menos 3% ao ano?

- Concentrar-se no clima de negócios. É necessário dar possibilidade aos empresários para mostrar a sua iniciativa, este é o único caminho para o crescimento econômico estável. Nós, obrigatoriamente, precisamos de duas coisas: apoio às pessoas, que estão infectadas mentalmente com inovações, e apoio às pessoas, que aumentam as nossas exportações.

- A economia parou de cair e, lentamente, começou crescer em 2.016. Mas, no primeiro trimestre de 2.017, a situação torou-se um pouco pior. Atualmente continua tendência negativa?

- Há vários fatores positivos, eu diria, que a economia está melhorando. Por exemplo, cresce a exportação para a União Européia. Os indicadores qualitativos não são menos importantes que os quantitativos. E, pelo jeito, o que é surpreendente, - crescem exportações para Rússia. Claro, a guerra muito nos impede, mas me causa surpresa, que nas condições de guerra, a economia cresce. Isto demonstra, o quanto é saudável o organismo - nosso país.

- Você mencionou o crescimento das exportações para Rússia. Como, do ponto de vista político, não econômico, avaliar crescimento, dadas as relações difíceis dos dois países?

- Nós temos, como agora dizem, guerra hibrida, onde os paralelos da guerra com Hitler são, completamente irrelevantes. Nós negociamos e guerreamos simultaneamente. E isto é muito estranho para nós, mas devemos lembrar, que nós saímos da União Soviética, e quando nós saímos, parte da exportação para Rússia era dominante.
Mais de 70% das exportações ia para Rússia. Nós já reduzimos muito o comércio com a Rússia, mas se, por exemplo, viesse algum radical e disse-se: "Sim, desde hoje nenhum comércio" então isto seria um golpe devastador para Ukraina, no seu desenvolvimento, reformas e estabilidade.

- Qual o modelo de desenvolvimento econômico é prioridade para Ukraina, dado que a economia de matéria prima não é muito promissora, e no nível de desenvolvimento de tecnologias modernas nós ainda não ocupamos posições de liderança?

- O modelo é - liberdade, liberdade. Deus nos livre aceitar algum modelo, que entusiasticamente fosse usado como burocracia e aproveitado para seu enriquecimento. Eu, particularmente, gosto, quando falam sobre prioridade de desenvolvimento... Os burocratas gostam muito indicar aos empresários, onde você precisa desenvolver-se. Deem liberdade e isto será o melhor, o que pode haver.

"É melhor cometer um erro e corrigi-lo do que não fazer nada..."

- Como você avalia a reforma das pensões e da terra? Quais são as vantagens e desvantagens dessas reformas?
a sociedade: reforma das pensões, reforma de proteção?

- Agora aprovam-se as reformas, que determinam futuros parâmetros sociais da nossa sociedade: reforma das pensões, reforma da proteção da saúde, da educação e reforma agrária... Se você não está no processo, sempre encontrará mitas observações.
Por exemplo, a reforma das pensões. A todos é óbvio que nós nos atrasamos catastroficamente com a introdução de uma forma de pensões por capitalização. Obviamente, que este sistema não funciona bem sem a confiança dos cidadãos ao Estado, mas isto ainda está longe. No atual  sistema solidário foram dados os indispensáveis passos, relacionados com o equilíbrio de receitas e despesas, mas isto é difícil chamar de reforma. 
Além disso, essas mudanças poderão ser executadas pelo menos alguns anos, se a queda prevista no número de funcionários for compensada pelo crescimento constante de sua renda e, consequentemente, com o aumento de contribuições de pensão.

Eu sempre lembro das palavras do falecido, prematuramente, proeminente reformador Kakha Bendukidze, que dizia, que é melhor enganar-se e depois corrigir, do que não fazer nada. Este era seu princípio. E, nós, certamente, vamos, não somente uma vez, corrigir os nossos erros, nossas reformas. Mas nós concebemos uma reforma humana da educação e, eu diria, uma reforma racional de cuidados da saúde.

Com relação à reforma agrária, nós - pobres, porque não realizamos a reforma agrária, porque nós não fazemos negócios com a terra. A terra é excluída da circulação legal do capital, obrigatoriamente barata para grandes arrendatários. Seus interesses mantém na pobreza não somente os milhões de participantes das quotas, mas o país todo. Grande parte da riqueza nacional esbanja-se, aproveita-se mal.

- E, voltando ao tema da reforma das pensões, em sua opinião, irá nos próximos anos na Ukraina elevar-se a idade das pensões e, será isto necessário?

- Em nosso país, como no mundo todo, o limite de idade administrativa de saída para aposentadoria é substituído por um conjunto de incentivos econômicos, que orientam a pessoa a uma certa idade. A pessoa é livre para escolher, mas os incentivos apontam a idade ideal para cessar o trabalho, e esta idade, inevitavelmente, vai crescer (para sistema solidário) com o envelhecimento da população e crescimento da expectativa de vida.

- E como você avalia o aumento do seguro?

- Simplesmente o dinheiro é necessário, para pagar. Se o seguro aumentar, então você vai pagar mais até o ponto de começar receber a pensão, mas a pensão será maior. O dinheiro da aposentadoria não vem do nada.

- Você, em uma das colunas, escreveu que, na Ukraina não melhora o clima de negócios, e na nossa conversa, você mencionou isso também. E que fatores você acha, que afetam esta deterioração?

- Nós melhoramos o nosso desempenho em vários índices, relativos à liberdade econômica, mas eu não percebo em conversas com os empregadores, que isto, de alguma forma, reflete-se sobre eles. O clima negócios - é um conceito muito geral, eu diria, conceito de liberdade, liberdade da burocracia, da corrupção, e por enquanto não temos tão significativas obtenções. Mas, por outro lado, quero enfatizar, que aqui, no país em guerra, a economia começou crescer - mas tivemos a queda da economia, e agora ela cresce, muito lentamente, dentro da precisão dos cálculos, mas, ainda assim, cresce. Porém, as pessoas notam mais as grandes mudanças, mas a estatística registra os movimentos iniciais.

 - Se podemos falar sobre a deterioração do clima de investimento, quando acontecem buscas, por exemplo, recentemente em Dragon Capital, muitas IT - companhias...

- Você vê, a burocracia não foi embora, os burocratas não voaram para o espaço, a burocracia é a carne e sangue de todos nós. Todos nós, infelizmente, doentes do século XX, todos somos crianças daqueles, que sobreviveram aos terríveis choques do século XX, nós perdemos um número de propriedades úteis, que são necessárias para ser um país bem sucedido, especialmente mais de tudo me preocupa a atitude ao trabalho... Sabe, durante milênios a pessoa religiosamente colocava-se perante o trabalho, como um ofício religioso, e esta sacralidade foi perdida durante três gerações da União Soviética, porque ela não se apoiava na competição, e a competição - um estímulo negativo poderoso, que obriga as pessoas colocar-se de forma responsável, ao trabalho. E quando nos discutimos todas as consequências do sistema econômico soviético, nós não falamos sobre isso.

- Nós perdemos a atitude sagrada para o trabalho, e isto significa que nós perdemos a responsabilidade no trabalho, o que é muito difícil de superar. Talvez teremos que superar através de gerações.
Na escola, no início  dos anos sessenta, eu passei pela supervisão prática do serviço de um trabalhador, transferido de uma fábrica à oficina do instituto - e eis porque: ele não sabia trabalhar mal, ele trabalhava mais rápido e melhor que todos os outros e a todos impedia viver em paz.  Lembro um outro episódio semelhante com a formanda da Faculdade técnica de negociações. Ela foi despedida no segundo dia depois do início de trabalho numa pequena loja, onde paralisou com sua honestidade o habitual roubo da equipe.

Generalizando sua pergunta, pode-se repetir a pergunta do meu amigo, conhecido reformador polonês:  "Aqui na Polônia a desordem não é menor que a sua, porque aqui dá certo, e com vocês não?"  A resposta é simples mas ela não aparece, não está na superfície - eles voltaram para sua casa, para Europa. Suas reformas baseiam-se nos valores sociais, que a maioria professa: liberdade e responsabilidade, como uma necessidade vital, respeito por si próprio e por outros, confiança como princípio nas relações em comunidade.

Por nós espera um longo caminho. Um século de vida em países estrangeiros, especialmente o sangrento século XX forjou na maioria da nação a estratégia de sobrevivência: não confiar em ninguém além dos seus, dissimule - não funcionou, minta, não funcionou - suborne. Aqui não há lugar para liberdade e respeito pelo indivíduo, incluindo a sua.

Mais um exemplo. Rampas na entrada são necessárias a milhões, não apenas aos deficientes, também aos idosos e mães com crianças. Dê um passeio e maravilhe-se com estas novas e desnecessárias rampas, que não podem ser superadas por causa de sua escarpa. Para mim isto é achincalhamento - característica indicativa de desrespeito para com  o indivíduo, qualquer um, e para si próprio. Eis porque os persistentes conselhos ocidentais para mudanças rápidas - pouco produtivos. Os valores vem e entram em conflito com a criação de novos institutos. Décadas serão necessários para sua adaptação mútua.

- Como a fuga de cérebros e mãos hábeis podem afetar a economia e vida no país em geral? Como pode-se parar ou pelo menos retardar este processo?

- Sabe, a fuga de cérebros - é um estado natural. Você pode contrariar isto à moda de Stalin - basta fechar o país, mas não é necessário. É um estado natural - o fluxo da força de trabalho do país pobre para o rico. Todos os países que passaram pela modernização, experimentaram fuga de cérebros. Isto não impediu seu desenvolvimento.

SOBRE OS ERROS

"Os maiores oligarcas enfraqueceram".

Foram criadas várias agências anti-corrupção: NABU (Bureau Nacional Anti-Corrupção da Ukraina), NAZK ou NAZKA (Agência Nacional para a Prevenção da Corrupção), CAP (Sistema automatizado de projetos). O quanto eles são eficazes? O que você acha, quanto tempo será necessário para haver resultados reais, limpeza no governo?

- Todos nós estamos crivados pela corrupção: ela prospera sempre onde é possível "segurar e não cair". Uns recebem rendas corruptas, outros a pagam, e deste modo protegem seus direitos. Corrupção - é um dos elementos básicos da estratégia de sobrevivência, a qual nós dominamos bem. Corrupção vai dominar devagar e dramaticamente no ritmo de mudança de nossos valores.

Em uma entrevista você disse que o monopólio oligárquico faz Ukraina pobre, que ela é a base de nossa pobreza. O Presidente Petro Poroshenko anunciou o processo da de-oligarquização. Você acha, que isto está dando certo?

Centenas de milhares de pessoas alimentam-se com o monopólio, que eles criaram artificialmente lá, onde deveria haver algum procedimento, escolha, eles criam monopólio para si e dele auferem. Nosso país é organizado monopolisticamente, e onde há monopólio, dificulta-se o desenvolvimento, porquanto o monopólio - é antagonista do desenvolvimento. Lá , onde não há desenvolvimento, lá há pobreza. Então, monopólio e pobreza - são parentes próximos. E será que há de-oligarquização? Eu responderia que sim: Eu diria assim: nenhum oligarca foi preso, nenhum foi punido demonstrativamente. Mas que os maiores oligarcas enfraqueceram, é verdadeiro.

- Podemos nomear o governo de Volodymyr Groisman como reformador? Como você avalia os esforços de funcionários em reformação de diversas áreas?

 - Ele apoia este processo. Eu frequentemente, participo das reuniões onde o PM Groisman fala com os reformadores, e observo bastante estilo. Eles não são indiferentes um ao outro.

- Por que, então, um após outro deixaram suas posições, os chamados reformadores do governo? Aivaras Abromavicius  saiu,e  muitos substitutos gerentes? Não suportaram a pressão do sistema ou a eles não deixavam realizar as reformas?

- Isto é fuga, deserção. As pessoas devem lutar, mas eles ressentiam-se, como se não viessem reformar, como se a reforma - não fosse guerra, mas passeio. Resistência às reformas no governo e fora dele, constrói-se na medida de seu aprofundamento. Isso é natural. E verdadeiros reformadores devem utilizar dados a eles possíveis até o fim.

Como você vê o futuro desenvolvimento das relações com a Rússia? Alguém quer separar-se da Rússia até com parede, alguém diz que cedo ou tarde teremos de reconciliar-nos. Como você pensa?

- Nossos partidos radicais, nenhum radicalismo revolucionário tem. Isto é, antes um populismo radical. Infelizmente, os partidos radicais que teriam significado para população, não foram estabelecidos. Eu não posso citar um partido, que seria, pelo menos, um pouco significativo e que cresceu a partir do Maidan.
E, sobre a Rússia... é império, e nós partimos do império, nosso movimento é apenas relacionado com modernização do país e liberdade do sistema econômico soviético, isto também é afastamento do império. Infelizmente, Rússia não considera a experiência de outros impérios europeus que recusaram-se da política imperial. Eu posso apenas dizer que eles vão contra tendência histórica.

Neste caso, o quanto eles sejam fortes, a correlação de forças não desempenhará um papel significativo. Vou dar o exemplo da França que perdeu para Argélia em semelhante guerra. É apenas um erro de Putin como líder do país, que puxa para o passado, e este erro pode levar ao colapso do país. Nós não seremos, num tempo próximo, amigos da Rússia. Rússia - é o nosso teste, talvez para décadas. Mas este teste constrói nosso país novamente, fazendo a modernização inevitável.

- E será que Ukraina se tornará no futuro, economicamente, completamente independente da Rússia?

- Eu, a alguns instantes respondi positivamente a esta pergunta.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário