sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Os voluntários propõem aos deputados e funcionários doar uma parte de sua riqueza declarada ao exército.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade)), 10.11.2016



Em Kyiv, os voluntários enviaram cartas-apelo aos deputados, ministros e prefeitos de várias cidades da Ukraina, com a proposta para doar parte de suas riquezas declaradas para as necessidades do exército.

Em seus apelos, os representantes de organizações voluntárias "Retorne vivo", "Retaguarda popular", "União Popular da região Desniansk de Kyiv, de veteranos ATO e participantes de combates no Donbas propuseram aos deputados e funcionários para ajudar o exército - doar parte em dinheiro, ou doar um dos objetos de valor, porque segundo a tradição ukrainiana é costume doar 10% de sua renda para boas obras.

"Quantos bens tem os e-declarantes, nós já sabemos. Agora vamos ver quantos deles estão dispostos a ajudar o exército. Nós resolvemos lhes escrever. As cartas formais, com pedido educado para ajudar o exército. Preparando-as, nós líamos as declarações dos parlamentares, contávamos os bens declarados, e os transferíamos para os termovisores", - disse o fundador de "Retorne Vivo" Vitaly Deinega.

Os participantes da ação disseram, que pretendem dirigir as cartas a todos os funcionários, que relataram riqueza significativa nas declarações, e as respostas planejam publicar na página "Retorne vivo" do Facebook.

Na noite de 31 de outubro findou a primeira etapa de apresentação das declarações eletrônicas de 2015 para presidente, primeiro-ministro, deputados, juízes, agentes de lei, funcionários públicos. Foram apresentadas mais de 130 mil declarações.

No Comitê de Eleitores da Ukraina declararam, que 131 dos 423 deputados noticiaram nas declarações eletrônicas sobre a compra, em 2.015, de automóvel, apartamento ou terreno. Além disso, de acordo com a Comissão, receberam compensação pela habitação 119 deputados, os quais declararam, em e-declarações, no mínimo, um milhão de UAH em dinheiro. (A compensação pela habitação é para os deputados que não residem em Kyiv-OK)

No entanto, o FMI acredita, que as autoridades ukrainianas escondem parte de suas riquezas e não as especificaram em suas e-declarações, segundo escreveu em sua página a presidente da Nazca, (órgão executivo central, com estatuto especial, que prevê o desenvolvimento e execução da política nacional anti-corrupção) Natália Korczak. Isto foi declarado por um especialista sênior do FMI Emmanuel Mathias, em uma reunião na quinta-feira.




De acordo com Mathias, o fundo "monitora cuidadosamente a situação na Ukraina."

Assim, eles viram algumas inconsistências nas declarações de alguns altos funcionários da Ukraina: fortuna sobre a qual escrevia a imprensa internacional, atualmente não existe no registro eletrônico" - acrescenta Korczak.

Os voluntários pedem aos mais ricos deputados doar 10% para necessidades do exército. As respostas e valores doados prometem divulgar. Isto divulgou o fundo "Volte vivo".

Os voluntários explicaram que em todos os programas, de todas as facções parlamentares, há a menção sobre o patriotismo e integridade territorial. Os voluntários querem dar oportunidade para cumprir esses pontos.

O iniciador Vitaly Deinega escreveu uma carta para o líder do grupo parlamentar "Renascimento" Vitali Khomytennik, "cujo relógio custa o mesmo que 60 termovisores"." No site do seu partido diz que ele defende a solução pacífica do conflito do Donbas. Mas, como sabemos desde os tempos antigos, a garantia disso pode ser apenas um exército forte. Nós ajudamos o exército ukrainiano desde o início do ATO e lhes pedimos para se juntarem d nós" - diz a carta.

O voluntário observa que de acordo com a e-declaração, Khomutynnik tem apartamentos com área total de 806 m², área de terreno de 8 hectares, 493 milhões de UAH, seu lucro constitui 175 milhões e UAH no ano. 
"Segundo antiga tradição ukrainiana é aceito doar 10% de sua renda para boas obras. Nós convidamos você a se juntar à questão de apoio ao exército ukrainiano e superar as consequências da agressão russa no leste da Ukraina. 
Se por algum motivo o senhor não pode fornecer a ajuda financeira, o senhor pode doar seu relógio FP Journe Tourbillon Souverain, que juntos poderemos vender em hasta pública. Seu valor estimado é de 170 mil dólares, o que equivale a 60 termovisores, 14 reanimobiles com equipamento completo ou cinco apartamentos em Kyiv para as famílias dos mortos no ATO", - diz o voluntário.

Os iniciadores da ação enviaram cartas semelhantes, com pedido de ajuda ao exército, a dez políticos e deputados, incluindo Igor Kononenko, Bogdan Dubnevech, Igor Kotvytskyi, Oleg Lyashko, Nestor Shufrych, Oles Dovhyi, Sergei Taruta, como também ao Ministro do Interior Arsen Avakov, e prefeito de Kharkiv Gennady Kernes.

Os voluntários também prometeram publicar as respostas dos políticos e o montante dos fundos doados.

Residência do presidente Poroshenko na Espanha (central)


Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário