terça-feira, 8 de novembro de 2016

E-declarações abriram não somente os bolsos, também as entranhas da elite política.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 07.11.2016
Iryna Bila



A declaração eletrônica não vencerá a corrupção, mas será mais difícil, convence o semanário "Focus". Jornalistas compararam as e-declarações de funcionários públicos e políticos, com as declarações de papel que eles apresentaram no início do ano. A principal diferença - milhões em dinheiro e valiosas coleções. No entanto, quem conseguiu obter os maiores ativos de caixa, e quais os departamentos governamentais mais ativos, "Focus" diz nas publicações: "Água limpa", "Feira de preconceito" e "O Senhor dos Anéis".

E-declarações mostrou não apenas os bolsos, também o interior da elite política, constata o semanário "Novo tempo". O problema consiste, convence a publicação, que a maioria das nações encalharam no passado. Ukraina - não é exceção. Mas ela não tinha outra alternativa, senão a de superar o passado. E não apenas pela renomeação de ruas, isto são apenas medidas cosméticas, mas através de reformas radicais. Apesar do inevitável choque, decepção, populismo e protestos.

A partir desta perspectiva, e-declarações - mais que um passo para superar o passado. Mas o grau de progresso ou retrocesso no futuro não serão as quantias especificadas nas declarações, mas parte delas do imóvel "cache". Nisto "nova época" enfatiza a publicação "O poder da classe citadina".

Mas a publicação "O progresso no Kremlin" o correspondente da edição semanal "Novo tempo" refuta a tese, na qual ainda alguns acreditam no Ocidente: Putin é um bom estrategista, que não admite erros. E argumenta. Em particular, se a grandiosa estratégia de Putin foi isolar Ukraina, então em 2014 ele conseguiu o inverso. Se anteriormente não consideravam a importância da Ukraina para proteção da Europa, do ponto de vista da geopolítica, então agora tudo mudou. Se Rússia, então, ainda era vista como um país, com o qual poderiam haver assuntos, então agora Moscou geme sob a pressão de sanções. E Europa reduz o consumo de gás russo, cuja renda constitui a parte de leão do orçamento da Rússia. Enquanto isso, Petro Poroshenko conseguiu manter, com o Ocidente, o interesse para o diálogo, apesar do ritmo lento das reformas.

Ukraina paga um preço altíssimo pela inadequação de leis - aumento da criminalidade: em Odessa e Kyiv, às vezes é mais perigoso que próximo a linha de frente. O semanário "Focus" tomou conhecimento, como "ladrões na lei" dividiram Ukraina, por isso é necessário reforçar a responsabilidade criminal e, se dará conta a abordagem da polícia "servir e proteger" a situação da criminalidade na Ukraina.

Depois de uma longa protelação, o concurso para eleição do Nacional Bureau de Investigação teve início. No entanto, como convence a "Semana Ukrainiana" para uma estrutura de execução completa ainda está longe. A publicação escreve, que desde o início o Nacional Bureau de Investigação planejaram como um análogo ao FBI americano. Ele deveria revelar especialmente graves crimes violentos, corrupção das altas autoridades, etc. No entanto, na prática tudo aconteceu um pouco diferente. Durante a votação da lei ao Bureau retiraram metade de plenos poderes, removendo "organizações criminosas", "terrorismo", e menção sobre torturas. As possíveis consequências de tal decisão analisa "Semana Ukrainiana".

Assuntos diversos
Imprensa ukrainiana, 08.11.2016

O Tribunal executou arresto em toda a propriedade que localiza-se no território da antiga residência do ex-presidente Viktor Yanukovych, "Mezhyhira" em "Nova Petrivka" na região de Kyiv.

***

O Fundo de Garantia de Depósitos da pessoa física continuou a liquidação do Banco de Desenvolvimento da Ukraina (até 24.12.2019), de Alexander Yanukovych (filho de Viktor Yanukovych).
A liquidação do Banco "NADRA" foi prorrogada até 03.06.2020. Este banco é associado com Dmitry Firtash em quase 90%. A Polícia Nacional investiga crime cometido pelos es-gestores, juntamente com seus proprietários - apropriação de fundos estatais no valor de 10,4 bilhões de UAH.

***

Os preços no mercado consumidor em outubro de 2016, em comparação com o mês anterior, aumentaram 2,80, desde o início do ano - 9,4%.

***

No Facebook crescem as músicas favoritas ukrainianas devido ao fato de que entrou em vigor a lei, que cada quarta canção no rádio deve ser ukrainiana. O movimento foi iniciado pela deputada da "Frente Popular", em questões de Liberdade de Expressão e de informação política Victoria Syumar.
O movimento já recebeu o apoio do presidente Petro Poroshenko. Victoria Syumar, com este movimento, quer refutar a idéia de que as canções ukrainianas não são suficientes para tal quota, e de que elas são de qualidade inferior.

***

Na Criméia, por decisão do "tribunal", será deportado o coordenador do "Movimento de Resistência dos tártaros da Criméia Nedim Khalilov.
Ele já foi expulso da Criméia e colocado no campo de filtração, de onde planejam deportá-lo para Uzbequistão.
Em fevereiro de 2016 Nedim Khalilov encaminhou queixa ao "tribunal central" em Simferopol, com petição para reconhecer as ações das autoridades de ocupação, bem como do presidente russo, Vladimir Putin, ilícitas e ilegais.
No "tribunal" Khalilov pedia para dar estatuto especial à nação Tatar da Criméia e reconhecê-la como povo indígena da Criméia.

***

Alguns deputados e funcionários, inclusive o presidente introduziram alterações nas declarações eletrônicas. Assim, por exemplo, o ministro Avakov alterou a metragem do apartamento, de 39,3 m² para 55,4 m²; o ministro de política agrária, Taras Kutovyi quanto ao valor de títulos, de 60 mil para 13 milhões, 250 mil. Petro Poroshenko introduziu modificação sobre rendimentos provenientes de juros do Banco Internacional de Desenvolvimento, num total de 1.928.594 UAH. 

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário